Assim como alguns humanos, durante o processo de envelhecimento, os cães idosos podem apresentar alguns dos mesmos sinais de envelhecimento: pelos grisalhos, diminuição da visão e da audição, artrite e problemas gerais de saúde. Saiba mais sobre o que esperar e como ajudar seu cão a navegar por seus anos dourados.

1. O que é a velhice em cães?

O ditado “um ano humano é igual a sete anos de cachorro” não é exato. Por exemplo, cães de raça grande são considerados idosos aos 6 ou 7 anos de idade. Enquanto raças pequenas como poodles não são considerados velhos até a adolescência. Sabe-se até que os poodles vivem até o intervalo de 20 anos.

Mas, como regra geral, se seu animal de estimação tiver 7 anos ou mais, considere-o como cão de meia a terceira idade.

Neste ponto, uma consulta com seu veterinário a fim de determinar o melhor regime de cuidados de saúde para o seu cão à medida que envelhece é ideal.

2. Sinais comuns da velhice

Cada cachorro, como cada ser humano, é diferente. Um cão que está envelhecendo pode experimentar mudanças no comportamento ou até mesmo agressão. Essas mudanças sociais geralmente vêm como resultado de sinais externos dos anos de avanço de um cão.

Esses são alguns sinais físicos gerais a serem observados e algumas maneiras de ajudar seu cão a se ajustar à idade avançada.

Lentidão, artrite ou perda muscular

cão

Você pode perceber que o seu cão tem passado por mudanças sutis em como se levanta, deita-se e usa escadas? Existe alguma hesitação ou rigidez? Uma mudança no clima (chuvoso ou frio) piora a situação?

A artrite é comum em cães à medida que envelhecem, particularmente em raças grandes, e pode ocorrer em qualquer articulação, mais comumente nas pernas, no pescoço ou na coluna. Existem muitos medicamentos diferentes disponíveis para ajudar a aliviar o desconforto da artrite. Você deve levar o cão para ver o seu veterinário se você notar esses sinais.

Perda leve de massa muscular, especialmente nas patas traseiras, também pode ocorrer com a velhice. Alguma atrofia muscular, notavelmente a cabeça e os músculos da barriga, pode significar doenças como miosite mastigatória e doença de Cushing.

Algumas maneiras de ajudar o seu cão durante este período podem ser através de medicamentos recomendados pelo veterinário para o tratamento da dor ou auxiliares físicos.

Hipotireoidismo

Outra causa potencial de desaceleração é o hipotireoidismo, um distúrbio endócrino comum em cães. Esta condição é facilmente diagnosticada e pode ser tratada clinicamente com cuidados veterinários adequados.

Pelos grisalhos

Os cães podem começar a ficar prematuramente grisalhos em tenra idade. Mas a maioria dos cães geralmente apresenta um pouco de cinza começando na meia idade, em torno da marca de 5 a 6 anos.

Audição Reduzida

cão

Seu cão é difícil de acordar depois de ter estado dormindo ou se assusta facilmente se você se aproxima por trás? A perda auditiva ou surdez pode ser a culpa.

Não há muito que possa ser feito para perda auditiva relacionada à idade. Mas um exame veterinário deve ser feito primeiro para descartar outros problemas médicos, como infecção, crescimento ou corpo estranho no ouvido.

Se o seu cão tiver perda de audição, tome cuidado especial para protegê-lo contra riscos, como carros e crianças, que ele pode não ouvir. Os cães aprendem e se adaptam bem a sinais manuais para chegar, ficar, sentar e assim por diante. Por essa razão, é uma boa ideia “treinar” o seu cão no início da vida para reconhecer sinais manuais básicos.

Olhos nublados ou azulados

cão

À medida que envelhecem, os olhos de um cão geralmente mostram uma névoa azulada e transparente na área da pupila. Este é um efeito normal do envelhecimento, e o termo médico para isso é a esclerose lenticular. A visão não parece ser afetada. A esclerose lenticular não deve ser confundida com a catarata, que é branca e opaca.

Assim como os humanos, a visão de um cão pode ser afetada por catarata, e você precisa consultar seu veterinário. Tal como acontece com a perda de audição, seja extremamente vigilante quando o seu cão estiver perto de carros ou outros perigos que possa não ver.

Ajude seu cão na velhice!

Se você suspeitar que seu animal está doente, ligue para seu veterinário imediatamente. Para questões relacionadas à saúde, sempre consulte seu veterinário. Pois eles examinam seu animal de estimação, conhecem o histórico de saúde do animal e podem fazer as melhores recomendações.