As crianças passam por estágios distintos e críticos de desenvolvimento à medida que amadurecem e crescem desde a infância até a adolescência e idade adulta. O principal papel dos pais é orientar seus filhos durante esses períodos da vida e garantir uma educação adequada. E é aí que seus animais de estimação também podem ajudar.

No entanto, algumas crianças se comportam de maneira diferente e não crescem de forma independente em comparação com outras crianças. Algumas crianças exigem mais atenção e orientação em todos os aspectos, seja física, mental ou social. Às vezes, elas precisam mais do que seus pais para ensinar-lhes as valiosas lições da vida. E é aí que seus animais de estimação podem ajudar.

Muitos estudos e pesquisas enfatizam a importância dos animais de estimação em casa. Vamos identificar alguns desses efeitos no bem-estar geral do seu filho.

1. Saúde emocional e mental

Ter um animal de estimação em casa tem vantagens para a maturidade emocional e saúde mental do seu filho.

Melhora as habilidades de enfrentamento

animais de estimação

Animais de estimação possuem um encanto natural que ressoa em torno de sua casa. Eles trazem mais do que felicidade, riso e conforto em momentos de tristeza e dor. Alguns estudos relataram que deixar o seu filho interagir com os animais afeta seu humor e emoções também.

Esse efeito natural, ainda que terapêutico, permite que seu filho fique relaxado e confortável ao lidar com as dores e ansiedades. Como seu filho entende que ele ou ela pode encontrar conforto e segurança com animais de estimação, a maturidade emocional se desenvolve.

Melhora as capacidades cognitivas e de aprendizagem

animais de estimação

Um animal de estimação em casa pode ajudar a habilidade de aprendizado e o desenvolvimento cognitivo da criança. A presença de animais de estimação em torno de seu filho pode melhorar sua capacidade cognitiva. Isto é particularmente viável no caso de cães ou gatos dentro da casa.

Uma criança se torna mais confiante para ler e se comunicar com animais de estimação do que com outros adultos ou crianças. As crianças se envolvem mais na leitura de histórias, mostrando fotos ou fazendo perguntas para seus animais de estimação. Além disso, crianças com animais em casa tendem a apreciar a ciência e aprender mais sobre animais.

Desenvolve auto-estima

animais de estimação

Animais de estimação são, por natureza, criaturas não julgadoras. Eles não se importam com o valor facial ou o comportamento de seus mestres. Com isso, eles são uma excelente fonte de positividade e encorajamento.

Quando seu filho sofre de baixa auto-estima, um animal de estimação pode se tornar um sistema de apoio adicional da criança para aumentar sua confiança. Estar com os animais ao redor não só lhes dará conforto, mas também os fará se sentirem apreciados.

2. Saúde física

Possuir um animal de estimação em casa também pode influenciar no bem-estar físico de uma criança e promover a independência.

Reduz o estresse e o desconforto

Animais em casa são incrivelmente úteis para desviar a atenção do seu filho, especialmente em dor e estresse. Quando seu filho acaricia um animal, um hormônio específico chamado endorfina é liberado, responsável por reduzir os níveis de estresse e ansiedade no corpo.

Acredita-se que esta substância produzida naturalmente reduz o risco de doenças cardiovasculares melhorando a frequência cardíaca e diminuindo a pressão arterial.

Fortalece as respostas imunes

animais de estimação

Outro motivo surpreendente para ter animais de estimação em casa é para melhorar a resposta imunológica do seu filho. Com base em alguns estudos sobre doenças da infância, crianças expostas a animais na fase inicial da vida, especificamente nos primeiros 6 meses, desenvolveram certas imunidades que as tornam altamente adaptáveis ​​a algumas infecções respiratórias e reações alérgicas.

Incentiva a participar de exercícios

Quanto mais você estimular seus filhos a brincar e interagir com animais de estimação, melhores serão as chances de eles se envolverem em exercícios e aumentarem suas atividades físicas. Esta situação é particularmente verdadeira no caso de ter cães em casa.

A rotina normal com cães, como o passeio pelo bairro ou a brincadeira no parque, pode levar seu filho a participar de caminhadas e exercícios também.

Melhora o lado social da criança

Possuir um animal de estimação cria um vínculo especial entre o proprietário e os animais de estimação. No entanto, a conexão entre eles também pode se estender para as pessoas fora do conforto de sua casa. Outra influência significativa de animais de estimação para uma criança é melhorar seu lado social da vida.

Algumas crianças não estão confiantes quando falam ou lidam com outras pessoas. Com animais de estimação em torno delas, elas serão incentivadas a sair e conhecer alguns amigos.

Animais de estimação trazem felicidade para sua casa!

animais de estimação

Os pais moldam seus filhos para construir seu caráter e se tornarem adultos melhores no futuro. No entanto, os animais de estimação também influenciam a vida dessas crianças ao ensinar algumas lições valiosas que podem ser usadas no mundo real.

Uma das grandes lições que eles podem compartilhar é a importância da amizade. Animais de estimação são companheiros incríveis. Eles fornecem amor altruísta e incondicional às crianças. Por causa disso, uma criança e um animal de estimação podem construir um senso mais forte de apego e memórias por toda a vida.

Ter animais de estimação em casa também ensina a criança a essência da educação básica. Quando as crianças percebem que alguém depende delas no caso de fornecer abrigo, alimentação, banho e etc, elas se tornam mais responsáveis ​​por cuidar e nutrir seus animais de estimação. Eventualmente, eles entenderão o valor da autonomia e independência.

Por fim, animais de estimação trazem felicidade para sua casa. Como pais, sua responsabilidade é orientar seus filhos em todas as fases de suas vidas. Como proprietário responsável, também é essencial fornecer a mesma atenção e amor aos seus animais de estimação. Desta forma, você está dando a ambos um ambiente propício, onde eles podem afetar uns aos outros de forma positiva.