A gente sempre diz: o sono é uma parte fundamental da vida. Todos nós precisamos, até os animais, mas comparados a nós, quantas horas de sono eles precisam? Veja os animais que mais dormem!

Obviamente, a resposta a esta pergunta varia de acordo com a espécie, mas há uma coisa que sabemos com certeza: alguns animais passam muito mais tempo dormindo do que acordados!

Quanto tempo os animais dormem?

Assim como os humanos, os animais precisam dormir, embora o tempo varie de acordo com a espécie.

Alguns descansam à noite e outros preferem descansar durante o dia, enquanto outros animais sonolentos investem nessa atividade a maior parte do tempo.

O sono ajuda a recuperar energias, além de relaxar e reequilibrar o metabolismo. Por isso, esta é uma função que todos os animais desempenham, sem exceção!

1. Coala – 22 horas por dia

Coala

Coala – Fonte: Freepik

A medalha de ouro vai para o coala, este lindo e doce marsupial nativo da Austrália. Ele é capaz de dormir 22 horas por dia.

O Coala passa a maior parte do tempo entre os galhos de eucalipto e só se movimenta quando a temperatura cai ou sobe.

Por exemplo, se for verão, os coalas procurarão árvores mais altas com folhas suficientes para se proteger do sol e evitar o ar quente. Independentemente da maior ou menor disponibilidade de alimentos.

Quando chega o inverno, eles precisam de mais árvores para protegê-los do frio e da chuva. Eles ficam mais baixos.

Como curiosidade, vale lembrar que o coala não dorme apenas por necessidade, mas simplesmente porque gosta, e de fato aparece de mau humor ao acordar.

2. Preguiça, um dos animais que mais dormem – 20 horas por dia

animais que mais dormem

Bicho preguiça. Fonte: Freepik

Você já ouviu a expressão “lento como uma preguiça”? Este mamífero é capaz de dormir 20 horas por dia!

Ao contrário do coala, a preguiça vive sempre na mesma árvore, exceto quando desce para realizar suas necessidades, que cobre cuidadosamente. Feito isso, procura outra árvore, pelo menos uma vez por mês.

Apesar do nome, a preguiça é um animal muito trabalhador. A razão pela qual seus movimentos são tão lentos é porque ele tem uma quantidade muito limitada de energia, que é armazenada para ser usada apenas quando ele realmente precisa.

É por esta razão que ele é capaz de atacar rapidamente como um gato se sentir que está em perigo.

Suas horas de sono são totalmente justificáveis, já que ele precisa economizar energia.

3. Morcego, um dos animais que mais dormem

Apesar de dormir pendurado de cabeça para baixo, em uma posição que para os humanos seria tudo menos confortável, essa espécie de roedor dorme quase 20 horas por dia, cerca de 83% do seu dia.

4. Tatu, um dos animais que mais dormem – 19 horas por dia

Este animal, nativo da América Central e do Sul, está entre os mais curiosos e fascinantes do mundo.

Como você deve saber, ele tem uma armadura que cobre todo o corpo, incluindo pernas, cauda e orelhas. A medalha de bronze vai para este mamífero extraordinário, devido às 19 horas que consegue dormir.

Essas horas de sono também parecem justificadas pelo peso que ele tem que suportar durante o dia. Estima-se que sua concha possa pesar até 3 vezes mais que seu corpo.

  • Veja mais: Axolote: características, evolução e curiosidades

5. Gambá – 19 horas por dia

Este marsupial merece o terceiro lugar junto com o tatu. O gambá também precisa dormir pelo menos 19 horas por dia.

Apesar de seu pequeno tamanho, o que lhe permite ser muito ágil em subir em árvores, é desajeitado e lento no chão.

6. Hipopótamos, um dos animais que mais dormem – 16 horas

Esses animais com excesso de peso e perigosos passam a maior parte de suas vidas na água. Eles também dormem na água, nas águas rasas, expõem a parte superior da cabeça à superfície ou completamente submersos na água.

O hipopótamo dorme por cerca de 16 horas. Se esses animais dormem, completamente imersos na água, a cada quatro minutos, sem acordar, eles emergem para respirar ar.

7. Texugo norte-americano – 14 horas por dia

É uma espécie que vive em algumas áreas do México, Canadá e Estados Unidos. Esta espécie não entra em hibernação, mas em estados de hipometabolismo e diminuição da atividade cerebral e da temperatura corporal, que duram em média cerca de 14 horas.

8. Hamsters – 14 horas por dia

animais que mais dormem

Hamster Sírio. Fonte: Freepik

Os Hamsters dormem mais de 14 horas por dia, cerca de 59% do dia.

Talvez porque eles estão entre os animais de estimação mais vendidos e se dão muito bem em suas camas. Seus primos camundongos se saem menos bem, com duas horas a menos de sono, em média.

9. Gato, um dos animais que mais dormem – 12 horas por dia

animais que mais dormem

Gatinho comendo. Foto Freepik

Na parte inferior do ranking dos animais mais sonolentos do mundo, encontramos nosso amado felino doméstico. Não é por acaso que esses bichinhos, mimados em casa são bastante preguiçosos e adoram dormir até 12 horas por dia.

10. Cegonhas – 10 horas por dia

Estas aves são capazes de adormecer durante o voo de vez em quando. Tal sono dura cerca de 10 minutos. Se o pássaro está cansado, ele se move para o centro da cunha, fecha os olhos e começa a cochilar, e a audição perfeita ajuda a não se perder e acompanhar outros pássaros.