Algumas brincadeiras para cachorro podem ser extremamente simples e muito gratificantes para o animal. Afinal, eles não negam uma diversão excessiva. Principalmente se eles perceberem que você, tutor, é quem está brincando junto. Os animais realmente adoram se sentir “parte” do lar e do seu dia a dia.

Porém, muitas vezes a criatividade nos deixa sem ideias. E isto automaticamente reflete no comportamento dos cãezinhos, uma vez que eles também dependem de nossas ações para algumas coisas. Por isso, hoje vamos ver algumas alternativas incríveis para que nossos cãezinhos sintam-se felizes e motivados com jogos para cães e brincadeiras.

Acompanhe!

brincadeiras para cachorro

Brincando com o cachorro – Foto: Freepik

Brincadeiras para Cachorro: Veja algumas aqui

Encontrar as melhores brincadeiras para cachorro não é tarefa fácil. Afinal, cada cachorro é único e possui vontades também únicas. Talvez aquela brincadeira que você sonhava em brincar com seu novo pet não seja a mais indicada para ele. E isto acontece por diversos motivos. Mas principalmente pelo fato de que eles possuem personalidades diferentes.

Então, antes de mais nada, nossa recomendação é: teste! Faça muitos testes para entender o que seu cachorro mais gosta e aproveite os gostos dele para criar atividades em cima disso. Muitas vezes a brincadeira mais divertida está em um simples objeto ou em uma simples atitude sua. Mas só será possível descobrir isso, testando!

Separamos uma lista de brincadeiras para cachorro que podem ser implementadas no dia a dia de forma barata e prática:

  1. Passeios e caminhadas – Eles adoram;
  2. Brincadeiras de esconder objetos;
  3. Brincadeiras interativas com objetos e brinquedos;
  4. Buscar a bolinha;
  5. Disputa de for̤a РCabo de guerra;

Falaremos sobre cada uma delas. Acompanhe!

brincadeiras para cachorro

Brincando com o cachorro – Foto: Freepik

1- Passeios e caminhadas – Eles adoram

Pode parecer simples, mas acredite: os cães adoram passeios e caminhadas! E sim, isto pode entrar na nossa lista de brincadeiras para cachorro, uma vez que para eles, pode ser pura diversão sair com você. Então, dê valor para esta atividade. Leve seu cachorro para passear constantemente. Assim, ele poderá construir uma mente menos ansiosa e gastará mais energia, o que é ótimo para a saúde mental do cão e também para a saúde física.

Um cachorro que não pratica exercícios, tende a ser um cão com mais problemas de saúde. Ou seja, passear com os animais é uma ótima forma de “convencê-los” a fazer os tão importantes exercícios físicos. Para eles, soará como uma brincadeira.

2- Brincadeiras de esconder objetos

As brincadeiras de esconder objetos talvez sejam as mais clássicas. Fazer o animal procurar um brinquedo pela casa ou pelos móveis pode ser motivo de extrema alegria para ele. Ele talvez nem veja o tempo passar de tão animado que ficará. Além de ser uma ótima fonte de estímulos mentais, fazendo com que o cachorro tenha que pensar e desenvolver sua cognição. O que é ótimo!

dog brincando

Mulher brincando com o cachorro – Foto: Freepik

3- Brincadeiras interativas com objetos e brinquedos

Outra excelente brincadeira, são aquelas interativas. Ou seja, aquelas em que o cão não só encontra um objeto ou corre atrás de algo. Mas também, que ele possa ser estimulado com o próprio brinquedo. Por exemplo, brinquedos com ração escondida. Eles podem passar horas brincando e mexendo pra lá e pra cá com o brinquedo, até descobrirem uma forma de tirar a ração de dentro.

É um ótimo estímulo para que eles raciocinem e também sintam-se ocupados. Este tipo de brinquedo é ótimo para tutores que precisam passar o dia fora de casa. Isto evita a síndrome da ansiedade de separação, faz com que o animal não fique ansioso e esteja entretido em casa.

4- Buscar a bolinha

Uma das brincadeiras para cachorro mais conhecidas e populares, é a famosa “busca da bolinha”. É claro que sempre terá aqueles cães que não gostam tanto assim desta brincadeira, mas na maioria dos casos, eles vão adorar correr atrás do objeto que você jogar, só pelo fato de poder agradar o tutor ao trazer de volta.

Experimente diversos tipos de objetos (não só bolinhas). Alguns cães gostam de brincar com galhos, por exemplo. Vai depender do cachorro, da raça, dos estímulos e do comportamento. Quanto mais você testar, mais você saberá os melhores caminhos e as melhores brincadeiras para seu dog.

Brincando com o cachorro

Brincando com o cachorro – Foto: Freepik

5- Disputa de for̤a РCabo de guerra

E por fim, o cabo de guerra. Esta é uma brincadeira excelente para fazer o animal ter um gasto energético razoavelmente bom. Pois ali haverá emprego de força. Logo, haverá queima de calorias. E como você sabe, queimar calorias é tão importante para nós, como para os nossos pets. Principalmente se eles forem cães acima do peso.

Porém, é preciso tomar cuidado para não ocorrerem acidentes com este tipo de brincadeira para cachorro. Você não pode fazer força a ponto de machucar os dentes do cão. Apenas segurar a corda ou o brinquedo para que ele puxe já será o suficiente. Este não é um jogo para ter um vencedor. Mas sim, para estimular o animal a brincar.

Cuide do seu pet e divirtam-se juntos!