Como sabemos, os cães têm um olfato muito desenvolvido e, às vezes, pode ser uma fonte de confusão e constrangimento para seus donos ao ver o cachorro cheirando outro cachorro. Esse comportamento pode nos parecer, na melhor das hipóteses, um comportamento incomum ou muito rude. Então por que os cães cheiram o traseiro uns dos outros?

Este comportamento típico de um cão é bem conhecido por todos nós. Muitas vezes é explicado como uma das maneiras pelas quais eles se comunicam.

Pode, no entanto, nos deixar constrangidos; não apenas quando nosso amigo de quatro patas tenta nos cumprimentar dessa maneira, mas também quando nosso cachorro se aproxima de nosso cachorro vizinho com entusiasmo semelhante.

Por que os cachorros gostam tanto de cheirar lugares embaraçosos? Como reagir em tal situação?

Por que o cachorro cheira o outro?

cachorro farejando outros cachorros

Cachorro farejando outros cachorros – Foto: Freepik

Os cães possuem um olfato incrível. É graças a ele que coletam informações. Não somos capazes de compreender totalmente todas as mensagens que os quadrúpedes recebem ao farejar outro cão. No entanto, sabemos que pelo menos 33% do cérebro canino processa odores (em comparação, o cérebro humano tem até cerca de 5% da superfície do cérebro para fazer isso).

O nariz do seu animal de estimação é tão sensível que, ao cheirar outro cachorro, ele consegue coletar informações sobre:

  • Seu sexo;
  • Humor (por exemplo, se o cachorro estava estressado um momento atrás na clínica veterinária);
  • Descobrir o que ele está comendo;
  • Descobrir sobre sua condição saúde.

Em cada lado do ânus de um cão existem duas pequenas aberturas que são chamadas de glândulas anais. Elas produzem um cheiro forte e único em cada cão.

Embora nós, humanos, não possamos (felizmente) cheirar as glândulas anais de nossos cães, outros cães, com um olfato altamente desenvolvido, podem obter muitas informações cheirando.

Quando um cachorro cheira o traseiro de outro cachorro, quase podemos considerar esse gesto como a versão canina de se aproximar de uma pessoa que está falando conosco para ouvir melhor o que ela está dizendo.

Cachorro cheirando outro cachorro para identificar o outro cão

Cachorro cheirando outro

Cachorro cheirando outro – Foto: Freepik

Além de possuírem um olfato incrível, os cães também possuem uma memória olfativa fantástica, podendo lembrar o cheiro de outro cão mesmo que não o encontrem há muito tempo.

Ao cheirar os excrementos, o cão pode dizer imediatamente se ele já conheceu aquele cão antes, se ele é um cão dominante, confiante ou amigável.

Mesmo quando dois cães vivem sob o mesmo teto, mas por um motivo ou outro estão separados por um certo tempo, assim que se reencontrarem, terão seu ritual como se fosse a primeira vez que se encontrassem, assim como fariam com um cachorro estranho.

Este gesto fornece a ambos os cães muitas informações. Como por exemplo onde o outro cão esteve, quem eles conheceram e se algo mudou desde a última vez que se viram.

Domínio

O encontro de dois cães é um processo ritualizado: a princípio eles leem suas intenções olhando um para o outro, ou se comunicam por meio dos sons que emitem.

Se nesta fase chegarem à conclusão de que são amistosos, um dos cães aproxima-se do outro para fazer contato físico e, cheirando o outro, começa a procurar os locais que cheiram mais forte.

Assim, cheirar o traseiro é uma maneira dos cães determinarem qual dos dois é dominante. A maneira como eles interagem enquanto farejam formará a base de seu relacionamento. Um dos cães, durante o rito da cheirada, após ter cheirado, para e recua avisando o outro cão. O processo pode levar um longo tempo para determinar a hierarquia entre os dois cães.

Cachorro cheirando outro cachorro para autoproteção

Visto que as glândulas anais emitem uma ampla gama de informações sobre o cão, em algumas situações, é do interesse do cão jogar cartas fechadas para limitar o fornecimento de informações sobre si mesmo.

Cães que não desejam fornecer informações sobre si mesmos costumam se afastar quando o outro cão deseja farejar e manter suas caudas firmemente presas para mascarar seu cheiro.

Como você reage a esse comportamento constrangedor?

cachorro cheirando outro

Cachorro cheirando outro – Foto: Freepik

Como uma ferramenta de comunicação específica para a espécie, farejar lugares problemáticos para um cão é um gesto eminentemente natural. Assim, ele pode de forma gentil conhecer um estranho ou tentar ler o humor de seu dono.

É claro que esse comportamento costuma nos causar constrangimento e pode ser indesejável, especialmente se o cão tentar nos cheirar regularmente e ao mesmo tempo for intrusivo.

Primeiramente, não proíba determinado comportamento; mas tente distraí-lo e desenvolva um novo ritual, recompensando o cão cada vez que ele se comportar da maneira que desejamos.

Cachorro cheirando outro cachorro

Um cachorro frequentemente se comporta dessa maneira quando se trata de encontrar outro cachorro ou um humano. No início do encontro, como em qualquer processo de comunicação, ocorre uma troca de informações entre dois indivíduos que comunicam entre si como se sentem em um determinado momento; às vezes também quais são suas intenções em relação ao outro.

Embora possa não parecer uma boa maneira o seu cão cheirar o traseiro de outro cão que acabou de conhecer, você ficará surpreso com a quantidade de fatores sociais e comportamentais envolvidos nesse processo. Alguns cães gostam mais de farejar do que outros, enquanto outros são mais reticentes e cautelosos.