Ter um cachorro correndo atrás do carro ou até mesmo de ciclistas é desagradável. Tanto para a “vítima”, quanto para o dono do bicho. Esta é uma situação muito comum de acontecer e não há uma “receita mágica” para que o problema termine. Mas há algumas técnicas e dicas que você pode (e deve) colocar em prática. Acompanhe para entender mais.

Cachorro correndo atrás do carro – Motivos

Para que possamos ter sucesso na busca por sanar este problema, precisamos entender o que motiva os cães a esta situação. Muitas vezes eles não querem fazer isso, mas precisam! Mas, como assim precisam? Um cachorro correndo atrás do carro não necessariamente significa um comportamento abusado ou rebelde. Os animais fazem isto por diversos motivos que estão muito mais ligados a história do que propriamente ao comportamento. Veja abaixo.

cachorro correndo atrás do carro

Foto: Freepik

Pastoreio

O pastoreio é uma das atividades mais comuns em cães de determinadas raças. Se o seu cachorro pertencer a raças de pastoreio, é muito comum que ele corra atrás dos carros e ciclistas de uma maneira instintiva. Ou seja, tudo que ele quer é garantir que está fazendo seu trabalho, mesmo que aquele não seja o trabalho dele.

Recomendamos o adestramento de cachorro, não para acabar com a situação da noite para o dia. Mas sim para traçar um plano de reestruturação comportamental e, desta forma, buscar a “cura” do problema.

Instinto de proteção

Outro fator que deixa o cachorro correndo atrás do carro é o instinto de proteção. Eles são muito territoriais. E quando alguém ousa invadir este território, eles farão de tudo para que assustem ou consigam, de fato, caçar o invasor. O que nos leva diretamente para o próximo tópico.

cachorro correndo atrás do carro

Foto: Freepik

Instinto de caça

O instinto de caça é absolutamente natural em todas as raças. Há aquelas que irão manifestar isso de forma mais latente. Outras que irão manifestar sem muita exibição. Fato é que os instintos de caça fazem parte da rotina de um cão. Ou pelo menos, faziam. Por isso eles irão tentar proteger você e o território.

Como evitar o problema do cachorro correndo atrás do carro?

Conforme mencionamos anteriormente, não há uma receita para simplesmente acabar com o problema. Mas você poderá fazer alguns exercícios para estimular o cão a gastar energia em outras circunstâncias. Por exemplo, você poderá jogar uma bola e fazê-lo correr atrás dela durante muito tempo do dia. Ou então, poderá acostumá-lo a buscar um graveto ou outro objeto conforme você joga. Perceba que as atitudes são as mesmas. Ou seja, o que importa para eles é correr atrás.

cachorro correndo atrás do carro

Foto: Freepik

Outra ação que você pode colocar em prática é a busca por exercícios diários. Você poderá correr com o cachorro para que ele gaste o máximo de energia possível. Ou então, poderá levá-lo para brincar no parque por algumas horas seguidas. As caminhadas no fim do dia ou início da manhã também são muito válidas, visto que se o cão tiver uma energia bem distribuída, pensará duas vezes antes de sair correndo atrás de algo.

Dê tempo ao tempo e não force o animal. Boa sorte!