Um cachorro entediado pode ser reflexo de uma série de ações ou negligências que os tutores podem cometer. É claro que nem sempre é fácil identificar esta condição, uma vez que o animal possa não demonstrar claramente no curto prazo este problema. Assim sendo, desenvolvemos este texto justamente para ajudar você a controlar e, acima de tudo, evitar o tédio do seu cãozinho. Acompanhe para entender.

Cachorro entediado – como evitar?

Quando o cachorro entediado demonstra sinais? Esta é uma das perguntas que muitos tutores se fazem. Seja por curiosidade ou para de fato já agir em determinada situação. No entanto, nem sempre é fácil identificar o tédio no cachorro. Pois ele poderá aparecer de diversas formas diferentes, em diferentes ocasiões e manifestos.

cachorro entediado

Foto: Freepik

O tédio nada mais é do que uma compilação de sentimentos negativos e angustiantes. Ou seja, ele pode surgir a partir de situações em que o cachorro passe por muito estresse, cansaço ou solidão. Além disso, é muito comum os cachorros enjoarem de determinadas brincadeiras ou brinquedos o que, no médio e longo prazo, podem acarretar em problemas neste sentido.

Veja também nosso texto sobre como saber se o cão está estressado.

Portanto, não há uma receita para tirar o cachorro do tédio em poucos minutos. Mas há sim alguns passos e métodos que você poderá adotar para que o cão volta a sentir-se bem, feliz e com energia e vontade. Veja abaixo as nossas dicas.

Evite de deixá-lo muito tempo sozinho

Conforme mencionamos anteriormente, o tédio pode surgir a partir de diversos motivos e necessidades. E a principal delas, é a solidão. Por isso, faça o que você puder para evitar que o cão fique por muito tempo sozinho. É claro que isto nem sempre é tarefa fácil, uma vez que os dias estão cada vez mais corridos com trabalho e outros compromissos.

Mas manter o cão sozinho por muito tempo poderá acarretar em sérios problemas de tédio e, posteriormente, extravaso exagerado com a sua chegada. Ou seja, o comportamento do cachorro poderá sofrer alterações e isto não é nada positivo. Afinal, sabemos que quanto mais um cão possui comportamentos desequilibrados e não monitorados, mais ele pode sofrer com problemas relacionados a ansiedade, angústia e tristeza.

cachorro entediado

Foto: Freepik

Assim sendo, uma das formas mais certas de deixar cachorros entediados, é deixando-os sozinhos em casa por muito tempo. Entretanto, o problema pode ser levemente evitado. Ou, pelo menos controlado se você manter brinquedos pela casa e outras formas de mantê-lo entretido. Por exemplo, se você sair enquanto seu cão ainda dorme pela manhã, deixe comida e brinquedos nos cômodos que ele possa ir te procurar.

Esta é uma forma não só de ele adiar a percepção de que você não está, como também é uma forma de ele encontrar um afazer logo ao acordar. E isto nos leva diretamente para o próximo tópico. Acompanhe.

Providencie brinquedos e entretenimento

Para que um cachorro entediado tenha mais chances de evitar este problema tão grave e tão comum, uma das dicas mais valiosas é você não economizar em brinquedos em entretenimento. E quando falamos em “não economizar”, não significa que você deva comprar centenas de brinquedos e entregá-los de uma vez ao cão. Afinal, fazendo isso, ele enjoará rapidamente.

Ter uma gama interessante de brinquedos é uma das formas mais criativas e inteligentes para que você consiga, de fato, manter o seu cachorro longe de uma condição tediosa. Por exemplo, você poderá usar a técnica mencionada anteriormente para mantê-lo entretido enquanto você está fora de casa.

cachorro entediado

Foto: Freepik

Deixe brinquedos espalhados pela sala, pelo quarto e pela cozinha. De preferência, esconda alguns em baixo da cama ou do sofá. Isto fará com que o animal encontre-os aos poucos por onde ele ande. E assim, consiga preencher as lacunas para gastar a energia.

E se os brinquedos estiverem escondidos, criará um passo a mais: o desafio. Um cão que sente-se desafiado irá gastar muita energia. E, neste caso, ele perderá horas tentando “caçar” o brinquedo escondido. O que manterá ele bem afastado do tédio.

Além disso, é também muito importante que você brinque com ele e mantenha-no entretido enquanto estiver em casa. Assim ele entenderá que não está abandonado e ficará feliz com sua presença.

Veja também nosso artigo ensinando como os cachorros escolhem seus brinquedos favoritos.

Faça saídas e caminhadas periódicas

Um dos atributos mais comuns de cachorro entediado é, com certeza, a permanência por muito tempo em um mesmo ambiente. É claro que eles precisam entender que moram em determinado local e que isto não mudará. Entretanto, você pode (e deve) amenizar esta situação com saídas e caminhadas ao longo do dia.

Sair com o cachorro para caminhar, praticar exercícios ou mesmo para ele tomar um ar puro, principalmente se você mora em apartamento, é fundamental. Isto não só fará com que ele sinta-se muito mais vivo, mas também evitará condições graves de tédio. Além do mais, caminhar ou praticar exercícios com o animal é de suma importância para que a saúde ele fique em dia!

cão no tédio

Foto: Freepik

Evite confinar o animal por mau comportamento

Uma situação que é muito comum por tutores que não possuem muita experiência, é o confinamento ou mesmo o castigo pós mau comportamento. É importante salientar que o comportamento do animal precisa sim ser corrigido, mas de maneira certa.

O confinamento como forma de castigo é extremamente prejudicial. Poderá levar o cão não só a condições extremas de tédio, mas também, deixará o cachorro com medo, estressado e muito mais agressivo!

Existem métodos e formas de tratar determinados comportamentos. E sim, manter o animal preso em um recinto principalmente nos primeiros dias de vida, é uma técnica para ajudá-lo a se adaptar. Mas isto não pode ser considerado uma forma de castigo. Pois isto é extremamente prejudicial.

cão no tédio

Foto: Freepik

Um adestramento pode ser muito útil para ajudar o cachorro entediado

Para finalizar, devemos entender que um cachorro entediado é reflexo não só de uma ação. Mas de várias. Seja ele ficando sozinho em casa por muito tempo, seja ele ficando sem brinquedos, seja ele ficando preso em determinado recinto com medo e estressado. Desta forma, você pode (e deve) apostar em um bom adestramento de cachorro.

O adestramento de cachorro é uma das formas mais eficazes de construir um comportamento que será benéfico para você. Mas principalmente para o cão no médio e longo prazo. Simples ações de treinamento poderão tornar o dia a dia do animal muito mais tranquilo. Ele não só entenderá que ficar sozinho é normal, como entenderá o que fazer para quando sentir determinada sensação.

Além do mais, isto ajudará o cão a manter-se equilibrado para que não hajam excessos. Nem de tristeza, nem de felicidade, nem de tédio. Tudo no seu tempo e na sua hora. Boa sorte!