X

Cachorro Golden Retriever: caçador esperto e amigo confiável

O cachorro Golden Retriever é um excelente companheiro e melhor amigo de um caçador. Ele é bem-humorado, calmo e excelente em jogo de tiro.

Golden Retrievers são caçadores espertos, cães de família impecáveis ​​e amigos confiáveis, que respondem ao afeto e à bondade.

Um Golden bem educado cumprirá de bom grado qualquer tarefa de mestre e ao mesmo tempo não se comportará como se tivesse realizado o maior feito do mundo.

A única recompensa que os representantes desta raça esperam de sua própria utilidade é a simples atenção humana.

Fatos rápidos

  • Nome da raça: Golden Retriever
  • País de origem: Reino Unido
  • Época de nascimento da raça: século XIX
  • Peso: macho 26-41 kg, fêmea 25-37 kg
  • Altura: machos 56-61 cm, fêmeas 51-56 cm
  • Expectativa de vida: 12-13 anos

Curiosidades

menina passeando com seu Golden Retriever – Foto: Freepik

  • Os anfitriões ideais para o cachorro Golden Retriever são famílias com crianças, bem como pessoas ativas que amam passeios e longas caminhadas. Para viciados em televisão e adeptos de um ritmo de vida relaxado, o cão causará mais transtornos do que emoções positivas.
  • Os representantes desta raça são bastante silenciosos e pacientes.
  • Os cães são inteligentes e perspicazes. Classificado em 4º na lista das raças mais desenvolvidas intelectualmente, de acordo com Stanley Coren.
  • Entre os caçadores, os golden retrievers têm a reputação de ser os melhores transportadores de caça.
  • Devido à abundante perda de pelos espontânea, a raça não é adequada para fãs de limpeza e alérgicos.
  • Golden Retrievers são aprendizes competentes.
  • Apesar de sua natureza amigável e sociável, os retrievers precisam de treinamento e mão firme.
  • Golden Retrievers têm uma verdadeira paixão por água.
  • Os proprietários costumam chamar seus animais de estimação simplesmente de Golden (do inglês “dourado”).

Aparência do cachorro Golden Retriever

Golden Retrievers são cães bonitos moderadamente cheios de energia com olhos emocionantes e pelos luxuosos.

Goldens deve seu reconhecimento não tanto ao seu próprio charme, mas também aos esforços dos profissionais de marketing.

Cão Golden Retriever – Foto: Freepik

A raça foi promovida de forma especialmente ativa pelo cinema americano. Basta assistir a alguns melodramas cômicos produzidos nos Estados Unidos para entender: se uma família americana decidir ter um cachorro, então em 9 de 10 casos será um Golden Retriever.

O crescimento de um cachorro Golden Retriever médio varia de 56 a 60 cm, e seu peso pode chegar a 41 kg. No entanto, as fêmeas são muito mais leves (peso médio – 25-37 kg) e menores que os machos (altura – 51-56 cm).

Além disso, apesar da presença de um padrão de raça única aprovado pela FCI, os especialistas dividem o cachorro Golden Retriever em três tipos:

  • Inglês: pernas extremamente grandes e um crânio largo. Eles se distinguem por uma cor de pelagem mais clara, até o branco.
  • Americano: possuem uma postura graciosa e uma aparência geralmente mais elegante. Ao mesmo tempo, o tom de sua pelagem é um pouco mais escuro do que o de suas contrapartes britânicas.
  • Canadense: Uma característica distintiva dos retrievers canadenses é um físico magro com um crescimento bastante elevado. A cor da pelagem dos “canadenses” é ainda mais intensa e escura que a dos “americanos”.

Personalidade do Golden Retriever

Jovem mulher dando carinho ao seu cão Golden Retriever – Foto: Freepik

O cachorro Golden Retriever tem uma memória facial fenomenal. Assim, se alguém oferecer um mimo ao animal de estimação ou o divertir com um jogo, você pode ter certeza que o retriever não se esquecerá desse amigo.

Além disso, calmos e equilibrados no dia a dia, os representantes desta raça procuram manter a sua marca mesmo nas situações mais delicadas.

Eles não são nada conflitantes e estão prontos para se darem bem com qualquer criatura de quatro patas que não mostre agressão. Mesmo nos momentos mais tensos, os Goldens preferem resolver a questão de forma pacífica. 

A raça é frequentemente recomendada para se manter em famílias com crianças, já que em relação à geração mais jovem os animais são muito pacientes. É claro que confiar bebês a um cachorro não é a decisão mais razoável, mas crianças brincalhonas de três anos podem ser deixadas com ele sem problemas.

Educação e treinamento

Golden Retriever descansando – Foto: Freepik

O cachorro Golden Retriever tem muita inteligência e boa memória, portanto, quaisquer lições eles aprendem rápido.

Assim, a primeira coisa para começar a treinar um filhote de cachorro Golden Retriever é a obediência: o animal deve entender o que é permitido para ele e o que não é.

Não ceda ao desejo momentâneo de remover todas as proibições e mimar seu filhote, por assim dizer, como uma exceção.

As brincadeiras dos filhotes rapidamente deixarão de parecer comoventemente engraçadas depois que um cachorro de 40 kg começar a praticá-las.

Manutenção e cuidados do cachorro Golden Retriever

Apesar do fato de que a caça sempre foi a principal especialização dos Golden Retrievers, não é necessário que os atuais proprietários desses peludos “ativistas” o levem para caçar.

Nesse sentido, corridas podem ser facilmente substituídas por longas caminhadas em parques.

Mas devido à sua natureza sociável, os golden retrievers não lidam bem com a solidão. Os animais jogam sua insegurança e seu medo nos objetos ao seu redor: roem móveis, fios e estragam seus sapatos.

A pior punição que o proprietário pode imaginar para Golden é prendê-lo em quatro paredes e ir trabalhar.

O que não fazer com um cachorro Golden Retriever:

  • Permitir que a criança sente-se em um cão adulto, pois a pressão do corpo da criança pode fazer com que as costas do animal se dobrem;
  • Acariciar a cabeça do filhote e colocar a coleira sobre a cabeça, o que leva à formação incorreta da inserção das orelhas;
  • Puxar o filhote pelas patas ou tentar levantá-lo, colocando a mão embaixo do peito.

Higiene

Mulher caminhando com seu cachorro – Foto: Freepik

O principal problema para o dono do cachorro Golden Retriever é o pelo de seu animal de estimação. Durante o período de muda, pentear diariamente não ajuda muito.

Só há duas maneiras de sair dessa situação: não compre um golden retriever de jeito nenhum, ou aguente essa peculiaridade do cachorro e compre um aspirador de pó potente para limpar seus pelos de vez em quando.

Nos períodos entre as mudas, o pelo do animal não requer tantos cuidados, mas algumas vezes por semana você ainda terá que pentear o pelo do cachorro.

Um banho por mês para os Goldens é o suficiente. O pelo deve ser aparado de baixo para cima, começando pelo pescoço. O pêlo que cresce entre os dedos e na base da cauda também deve ser aparado regularmente.

A maioria dos Golden Retrievers não tem problemas com os olhos e ouvidos, portanto, um check-up semanal padrão é suficiente. Escovar os dentes de Golden é um processo trabalhoso, mas necessário.

Alimentação do cachorro Golden

Filhote de Golden Retriever – Foto: Freepik

Filhotes de golden retriever de até 4 meses de idade recebem comida 5 vezes ao dia. A partir dos 5 meses, os filhotes são transferidos para quatro refeições por dia.

Adolescentes de seis meses comem três vezes ao dia e, aos 8 meses, os filhotes mudam completamente para duas refeições por dia.

Exercícios

Mulher jovem brincando com seu cachorro – Foto: Freepik

Golden Retrievers precisam de exercício por pelo menos duas horas por dia. Se o animal mora em um apartamento, por até quatro meses ele não deve poder descer e subir as escadas sozinho. Leve o cachorro para passear nos seus braços e da mesma forma traga-o para o apartamento.

Os filhotes devem ser levados para fora com mais frequência do que os adultos para treiná-los para usar um banheiro externo.

Cachorro Golden Retriever e água

Os Golden Retrievers adoram água, por isso, durante uma caminhada, o cachorro certamente tentará medir a profundidade da primeira poça que aparecer. Assim, se notar um buraco cheio de água no caminho, é melhor prevenir o impulso do animal pegando-o pela coleira e reforçando a proibição com o comando “Não!”

Cão guia – Foto: Freepik

Nadar em uma lagoa, rio ou lago para um cachorro Golden é psicoterapia, então quando for passar um fim de semana na natureza, fique à vontade para levar o cachorro com você.

Saúde e doenças do cachorro Golden Retriever

Goldens é um dos animais de estimação mais frequentes nas clínicas veterinárias. As principais doenças do Golden Retriever, mencionadas em quase todos os livros de referência, são:

  • Degeneração da retina e displasia da anca,
  • Câncer,
  • Doenças cardíacas,
  • Hipotireoidismo,
  • Dermatite atópica,
  • Doença de von Willebrand e outras doenças perigosas.

Além disso, Golden Retrievers são propensos à obesidade.

Um sério perigo também está oculto nos dentes doentes do animal. Assim, um abscesso comum na gengiva ou um dente inflamado pode “espalhar” a infecção para todos os órgãos do Retriever.

História da raça Golden Retriever

O principal pré-requisito para o surgimento da raça foi a eterna paixão dos aristocratas ingleses pela caça. Assim, no século 19, o principal entretenimento dos britânicos e escoceses era caçar e atirar em patos.

Eles passavam dias na floresta e nos pântanos, vangloriando-se com seus troféus, armas e, claro, cães.

Nesse sentido, o surgimento dos golden retrievers, como uma raça independente, é geralmente associado ao nome de Dudley Coutts Marjoribanks, um senhor escocês e criador-amador em meio período.

Mulher com Golden Retriever – Foto: Freepik

Foi ele quem mostrou ao mundo um tipo completamente novo de cão caçador, que não tinha medo de água. Mas por muito tempo permaneceu um mistério, qual sangue corria nas veias do cachorro golden, até que em meados do século 20, os registros secretos de seus livros genealógicos foram tornados públicos.

No final das contas, os Goldens receberam os genes do Water Tweed Spaniel, Labrador, Bloodhound e Straight-haired Retriever. Ao mesmo tempo, a primeira prole foi obtida a partir do acasalamento de um spaniel com um retriever de pelo liso e amarelado.

Na década de 20 do século passado, a raça já era bastante popular não só na Europa. Além disso, os EUA e o Canadá formaram seus próprios padrões para o aparecimento de Golden Retrievers.

Escolhendo um Golden Retriever

Para quem quer um futuro amigo da família, é melhor adquirir cadelas mais simpáticas e afetuosas. Os Goldens machos se distinguem por seu carisma brilhante, mas seu caráter é mais sério e firme. Mas os machos são muito mais espertos no que diz respeito à caça.