Se o cachorro não vem quando você chama, é porque tem algo que ainda não está totalmente condicionado no dia a dia dele. Ou seja, ele ainda não entendeu completamente o comando “vem” e, por isso, ele simplesmente não faz ideia que você quer que ele vá até você.

Porém, pode ser, também, que o cão já tenha aprendido esse comando e mesmo assim não atende. Nesse caso, pode ser que o animal esteja com algum desconforto (dor) ou pode ser que ele simplesmente está ocupado e fazendo outra coisa naquele momento.

Por isso, neste texto, o Portal do Dog vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o comportamento canino. Continue lendo e entenda melhor por que o cachorro não vem quando você chama.

Vamos lá?

Por que o cachorro não vem quando eu chamo?

Cachorro não vem quando eu chamo

Cachorro correndo – Foto: Freepik

O cachorro não vem quando você chama, por vários motivos aparentes. Pode ser algo mais complexo, mas pode ser algo totalmente banal. Veja alguns motivos:

  • Ele simplesmente não quer ir até você;
  • Treinamentos incompletos podem gerar inconsistência;
  • O cão não sabe qual é o comando para ele vir;
  • O cão não é recompensado ao ir até você;
  • Condicionamento negativo para o comando vem;
  • Interação com outras coisas no ambiente;

É claro que tudo isso está baseado em um dia a dia saudável e adequado. Ou seja, se o seu animal está deitado, meio estranho e até com comportamentos diferentes, o ato de não ir até você pode ser uma hesitação por dor. Então, é fundamental que o tutor esteja sempre atento para providências.

Veja também este artigo: Cachorro com dor de barriga – Causas e sintomas.

Mas não se preocupe. A hesitação em ir até o tutor é muito mais de comportamento e de condicionamento, do que outra coisa. Então, vamos entender, em detalhes, cada uma das situações de lista acima.

Continue lendo.

Cachorro não vem – Ele simplesmente não quer ir até você

O cachorro é um ser vivo que adora o seu tutor. Ele vai fazer de tudo para pode estar sempre perto de quem ele mais ama. Afinal, é por isso que a expressão “melhor amigo do homem” existe. Os cães realmente são nossos parceiros e adoram a nossa companhia. Porém, pra tudo, há excessões.

Pode ser que em alguns casos, o cachorro não vai até você pelo simples fato de que ele não quer. Sim, ele não quer. Os cachorros também sentem preguiça ou pouca vontade de fazer alguma coisa. Por isso, é comum que, quando você chama, o cão hesite e não dê muita bola. As vezes, pode acontecer.

Esse tipo de situação acontece principalmente quando o cão acordou recentemente ou quando ele está relaxando em algum lugar da casa. Em situações de muita agitação e brincadeiras, é difícil o cão hesitar em atender o comando de ir até você.

Inclusive, veja alguns comandos básicos para ensinar ao seu cachorro.

Cachorro não vem quando eu chamo

Cachorro vindo correndo – Foto: Freepik

Treinamentos incompletos podem gerar inconsistência

Treinar o cachorro é uma das coisas mais importantes para a vida do animal. É fundamental que ele receba os treinamentos adequados para a vida dele, de modo que ele possa viver bem. Treinamentos ajudam a deixá-lo mais calmo, equilibrado e, claro, educado.

Mas há uma linha muito tênue entre treinar o cachorro e deixá-lo estressado e ansioso. Ou seja, se você não treina o cachorro “até o fim”, é muito comum que o animal não consiga se condicionar ao que você quer e todas as ações tenham servido apenas para gerar desconforto.

Portanto, pode ser que o cachorro não vem quando você chama, justamente porque o treinamento dele não está completo. Pode ser que ele esteja muito confuso e não saiba, de fato, o que você quer. E é aí que entra a importância de fazer um adestramento completo e com ajuda de um profissional.

Ou se você optar por fazer em casa ou online, é importante seguir o treinamento até o fim.

Cachorro não vem – O cão não sabe qual é o comando para ele vir

Entendemos, anteriormente, que um treinamento “quebrado” pode deixar o cachorro bastante confuso e, portanto, ele não vai acatar o seu comando. Porém, pode ser que sequer o cão saiba ou entenda o comando para ele ir até você. E isso é um problema, frente ao que você almeja, que é fazer o cão ir até você.

O comando “vem” é um dos comandos básicos mais fáceis de ensinar para o cão. Afinal, a palavra “vem” é muito pequena, rápida de ser dita e, portanto, o cão pode facilmente condicioná-la a um comando. Basta que você encontre os melhores petiscos de adestramento e faça um bom reforço positivo com seu dog, e pronto.

Então, se o cão não vai até você, lembre-se que ele pode simplesmente não entender o comando.

O cão não é recompensado ao ir até você

Uma das primeiras coisas que tutores de primeira viagem precisam entender sobre os cachorros, é que eles gostam de receber presentes. São os presentinhos que fazem os cães se condicionarem para várias situações que você almeja. Com um presentinho, você pode ensinar muitas coisas ao cão.

Esse tipo de ação é conhecida como “reforço positivo”. Cada vez que o cão faz algo que você quer, ele é recompensado. No longo prazo, ele vai condicionar essa atitude e vai repeti-la.

Com o comando “vem aqui”, o mesmo acontece. Se o seu cachorro não vem quando você chama, pode ser que ele simplesmente não veja motivos pra ir. Ou seja, pode ser que ele não sinta o presente.

Então, que tal recompensar o cão todas as vezes que você chamar e ele vir?

Cachorro não vem quando eu chamo

Cachorro vindo correndo – Foto: Freepik

Cachorro não vem – Condicionamento negativo para o comando vem

Se o condicionamento positivo existe para repetir um movimento ou comportamento, existe também o condicionamento negativo. Ou seja, quando o cachorro se condiciona negativamente para uma situação em casa.

Por exemplo, se você chama o cão com o comando “vem” para fazer coisas ruins com ele, tipo dar banho ou fazer algo importante pra ele, mas que ele não gosta, cuidado. Isso pode ser um motivo bastante suficiente para que o cão condicione o comando “vem” como sendo algo ruim e, então, ele passe a não ouvi-lo e entendê-lo.

Se você quer que o seu cachorro vá até você com o comando “vem”, ele precisa ser condicionado positivamente para esse comando. Lembre-se disso!

Cachorro não vem – Interação com outras coisas no ambiente

Além de todos os motivos mencionados anteriormente, o cachorro não vem quando você chama, também, porque ele pode estar distraído. Ou seja, pode ser que ele esteja fazendo outra coisa mais interessante naquele momento e simplesmente não queira ir até você.

Por isso é tão importante o comando “vem” estar associado com algo positivo. Isso vai ser um estímulo a mais para o cão entender e ir até você ao ouvir o chamado.

Distrações com brinquedos, comida, outro cachorro na rua, uma pessoa estranha ou qualquer outra coisa interessante no momento, pode fazer o cão se desligar e não entender você.

O que fazer para o cachorro entender seus comandos

Tá, já entendemos por que o cachorro não vem quando você chama. Mas, o que fazer para que ele comece a te ouvir e, de fato, te atender?

Bom, pra isso, você vai ter que testar algumas coisas e, principalmente, ter paciência. Muita paciência. Afinal, você vai precisar adestrar o animal e o adestramento não acontece da noite para o dia.

Veja o que fazer para o cachorro começar a ir até você quando você chama.

  • Adestre o animal corretamente desde filhote;
  • Não brigue ou use violência verbal com o dog;
  • Jamais chame o cachorro para coisas ruins;
  • Faça reforço positivo para ensinar comandos;

A seguir, veja detalhes dessas dicas.

dog correndo

Cachorro indo até o tutor – Foto: Freepik

Adestre o animal corretamente desde filhote

Antes de mais nada, o cachorro precisa receber um bom treinamento de adestramento. E isso é importante acontecer desde muito jovem. A fase da vida de filhote, é o melhor momento para adestrar o cachorro, pois ele ainda não tem manias adquiridas e, portanto, ele vai se condicionar mais facilmente.

Mas isso não quer dizer que cães idosos ou adultos não podem ser adestrados. Pelo contrário. Não só podem, como devem. Adestrar é um ato de amor, pois isso faz com que o cão tenha uma vida muito mais leve, tranquila e equilibrada no longo prazo.

Com adestramento, o cão pode facilmente compreender o comando vem e sempre ir até você quando ouvir seu chamado.

Não brigue ou use violência verbal com o dog

Se você quer que o seu cachorro entenda e se condicione ao comando “vem”, é importante que você nunca brigue ou use violência com o dog.

Além de não ajudar, isso vai atrapalhar. Ou seja, o cão vai ficar extremamente amedrontado, confuso e desequilibrado. A receita perfeita para que qualquer adestramento seja extremamente difícil de ser ensinado.

Além disso, chamar o cachorro de maneira agressiva, também é extremamente prejudicial para a relação. Quando você usa violência verbal para chamar o cachorro com o comando “vem”, ele vai ficar assustado e confuso. Isso fará ele desconfiar de você e esfriar a relação.

dog correndo

Cachorro pulando – Foto: Freepik

Jamais chame o cachorro para coisas ruins

Se tem uma coisa que os cães não gostam, é de serem chamados para coisas ruins. Ou seja, coisas que eles não gostam. Se o animal já entende o comando “vem” e você usa esse comando para fazer coisas tipo tomar banho ou ir no veterinário, o cachorro poderá condicionar o comando a algo negativo.

Faça reforço positivo para ensinar comandos

E por fim, faça muito reforço positivo com o animal. Quanto mais você reforçar positivamente uma situação, melhor para o aprendizado e entendimento do cãozinho. Afinal, é o reforço positivo que faz com que o cão entenda ou não uma situação. Com presentinhos na hora certa, ele tenderá a repetir determinados padrões para receber o que ele gosta.

Ao reforçar positivamente uma situação no seu cachorro, você faz com que ele entenda melhor o que você quer. Ele não fica confuso e também não fica agitado. E claro, ele se torna muito mais saudável do ponto de vista físico e mental.

Cuide do seu dog!