Neste artigo vamos mostrar um pouco sobre os tipos de cachorro pequeno que não cresce com o passar do tempo. Este tipo de animais são excelentes opções para quem quer ter um pet em casa, mas não tem muito espaço para criá-los.

Para os donos de primeira viagem, ter um pet de pequeno porte pode ser a melhor opção, evitando desgastes físicos que muitas vezes são incômodo para quem tem uma vida mais corrida, além de que dá menos trabalho na criação.

Grupo de cachorros pequenos

Grupo de cachorros pequenos – Foto: Freepik

Existem algumas peculiaridades e cuidados que devem ser levados em consideração para uma criação segura. Assim, como estes animais são pequenos e frágeis comparados a outros tipos de cães, algumas medidas precisam ser adotadas para evitar acidentes com estes pequeninos.

Primeiramente, muitos procuram adotar um pet pequeno, e que de preferência não cresça, por muitas vezes terem medo de serem intimidados pelo animal na sua fase adulta, resultando em uma grande busca por animais pequenos.

A seguir uma listagem de cachorro pequeno que não cresce com o passar do tempo:

  1. Poodle
  2. Chihuahua
  3. Yorkshire Terrier
  4. Pug
  5. Pinscher
  6. Pequinês
  7. Maltês
  8. Shih tzu

Poodle: cachorro pequeno que não cresce

Poodle

Poodle – Foto: Freepik

O Poodle é um cachorro de pequeno porte muito dócil e brincalhão. Possui uma pelagem encaracolada e na maioria das vezes se apresentam na cor branca.

Mas além de ser um cachorro pequeno que não cresce com o passar do tempo, é um dos cães mais inteligentes do mundo, se destacando pela sua fidelidade incondicional ao seu tutor.

Além disso, os poodles são bons amigos para crianças, não sendo um risco para os mais vulneráveis membros da família.

Aspectos físicos e expectativa de vida

São cães leves, porém podem chegar a pesar cerca de 23 kg, com até 60 cm de altura e possuem uma expectativa de vida de cerca de 18 anos.

Assim, podem se apresentar como: Toy, Anão, Médio e Grande, sendo mais comum o seu porte médio.

Embora um tanto raros, os Poodles Toys são facilmente encontrados e de fácil adaptação no novo lar, porém com um preço um pouco mais alto.

Origens

Os Poodles possuem uma origem confusa, uma vez que a Alemanha e a França alegam que vieram de seu país. Porém, nos seus relatos históricos uma coisa é certa, são excelentes nadadores. Antes de tudo, na França eram conhecidos como “Cão caçador de águas aquáticas”, ou “Caniche”. Já na Alemanha era conhecido como “Pudel”, o “cão da água”.

Chihuahua: cachorro pequeno que não cresce

Chihuahua

Chihuahua – Foto: Freepik

O Chihuahua é outra raça de cachorro pequeno que não cresce. É um tipo de cachorro corajoso, destemido e amigo. Além disso, ele é um dos menores cães do mundo, possui um jeito atrevido e brincalhão, se destacando por suas travessuras que faz com que qualquer um se apaixone por eles.

É um cão muito apegado ao seu tutor, e quando há mudança de lares pode desenvolver problemas de saúde, uma vez que seu apego à sua família é considerada forte.

Aspectos físicos e expectativa de vida

Os Chihuahuas possuem características um tanto peculiares, podendo surgir na sua forma de pelagem curta e também na pelagem longa e ondulada.

É um cão de muitas variações de cores, sendo as mais comuns as cores preto com dourado e branco com dourado. Eles vivem cerca de 12 anos, mas podem viver até 20 anos dependendo da forma que forem criados.

Assim, para manter uma boa expectativa de vida é aconselhável que os Chihuahuas tenham uma dieta rica em proteínas e mantenham uma vida regrada com exercícios físicos rotineiramente.

Origem

Antes de tudo, o surgimento da raça começou em meados do século XIX no México, e teve seu nome dado em homenagem ao estado em que surgiu.

Com seu aparecimento, muitos residentes do México queriam exemplares para lhes servirem como cão de companhia, se tornando uma grande atração para todas as famílias do mundo até os dias de hoje.

Pinscher

Pinscher

Pinscher – Foto: Freepik

O Pinscher é um cão de extremo apego à família e ao dono, são territorialistas e super protetores. Assim, eles possuem uma fama de “valentes e raivosos” devido a sua forma de reagir à pessoas desconhecidas ou a possíveis ameaças, porém são cães amáveis e bastante carinhosos.

Aspectos físicos e expectativa de vida

Sua aparência se parece em muitos aspectos com os Dobermans, porém segundo especialistas da raça, os pinschers surgiram muitos anos antes, podendo até mesmo ser um dos ancestrais dos Dobermans.

Além disso, os Pinschers se apresentam com uma curta pelagem, cores geralmente preta com dourada, possuem uma cauda curta e orelhas levantadas.

Possuem cerca de 25 cm de altura podendo chegar a 30 cm, com uma expectativa de vida de 15 anos, o bastante para seus donos se apegarem bastante.

Origens

Existem documentos que comprovam a existência dos Pinschers há mais de duzentos anos na Alemanha, sendo portanto o seu mais provável país de origem.

Embora as provas de que eles vieram da Alemanha sejam muito fortes, existem relatos e pinturas de cachorros muito parecidos há muito mais tempo em outros países.

Pequinês: cachorro pequeno que não cresce

Pequinês

Pequinês – Foto: Freepik

De origem chinesa, o Pequinês é um cachorro pequeno que não cresce considerado fiel, divertido e corajoso. Possui um temperamento muito forte, o que pode ser um problema para tutores de primeira viagem, necessitando muitas vezes de adestramento.

Para um bom desenvolvimento da relação de amizade entre o animal e seu dono, é preciso que seu tutor tenha um pulso firme e uma vida regrada.

Aspectos físicos e expectativa de vida

Possui variações de cores que vão de branco-amarelado e vai até um tom amarelo-alaranjado, não é muito de brincar e nem de tolerar brincadeiras, mas é divertido à medida em que se desenvolve a amizade e o companheirismo.

Possui uma expectativa de vida de cerca de 14 anos, mede cerca de 20 cm de altura e possui um peso que varia até aproximadamente 6 kg.

Origem

Como foi dito acima, o Pequinês possui uma origem chinesa e há relatos de sua existência há mais de 4 000 anos. Por muitos anos foi considerado um animal sagrado devido a lendas da região e também com a ascensão do budismo.

Maltês: cachorro pequeno que não cresce

cachorro pequeno que não cresce

Maltês – Foto: Freepik

Os cães da raça Maltês são facilmente reconhecidos através de sua aparência delicada, com pelagens brancas e longas e seu carisma que é um sucesso no mundo todo.

São cachorros altamente dóceis e brincalhões, além de que é uma das raças mais inteligentes e também é um cachorro pequeno que não cresce, mantendo sua aparência fofa até o fim de suas vidas.

Aspectos físicos e expectativa de vida

Com sua aparência peluda de cores brancas e seu carisma simpático, os Maltês se destacam por sua inteligência e obediência.

Possui um metabolismo um pouco lento, embora ele possua um aspecto brincalhão, sendo aconselhável uma vida de atividades físicas e uma dieta balanceada. Devido seu metabolismo lento, alguns cães da raça Maltês podem se apresentar na sua forma obesa, podendo ser tratado com a ajuda de especialistas médicos veterinários.

Podem viver cerca de 15 anos, ou mais, variando sua expectativa de vida de acordo com a vida que levam. Medem cerca de 25 cm de altura e pesam cerca de 4 kg, podendo apresentar sobrepeso de acordo com cada caso.

Origem

Existem registros destes cães cerca de 380 anos antes de Cristo, são descritos por Aristóteles e também aparecem em registros Gregos e Egípcios, tornando-o um dos cachorros mais antigos já registrados pela humanidade.

Seu nome é uma possível referência à ilha de Malta, localizada no Mediterrâneo.

Yorkshire Terrier: cachorro pequeno que não cresce

cachorro pequeno que não cresce

Yorkshire terrier – Foto: Frrepik

Os Yorkshires são cachorros bastante apegados aos seus donos, com um temperamento dócil e brincalhão. Possuem um instinto super protetor e podem latir com bastante frequência se desconfiar que seus donos correm algum tipo de perigo.

Amante das crianças e de suas brincadeiras, os Yorkshires são ótimos para as crianças e tendem a protegê-las de riscos e perigos. Além disso, é um cachorro pequeno que não cresce com o tempo.

Aspectos físicos e expectativa de vida

Possuem uma pelagem longa e com colorações diferentes, predominando a cor marrom clara, marrom escura e o preto com dourado.

Vivem cerca de 12 a 14 anos, são inteligentes e excelentes nadadores, sendo indicado a natação como esporte para este tipo de cães.

Possuem um fácil adestramento, embora possam ser teimosos por muitas das vezes podendo precisar de um treinamento um pouco mais intenso.

São carinhosos e grandes companheiros, facilmente adaptáveis em ambientes pequenos, como casas e apartamentos. Possuem cerca de 18 a 21 cm de altura, pesando aproximadamente 2 a 4 kg, dependendo da sua dieta e de seu condicionamento físico.

Origem

Os Yorkshire surgiram na cidade de Yorkshire na Inglaterra por volta do ano de 1800.

Acredita-se que eles surgiram com o cruzamento entre o Maltês e outros terries da região inglesa, sendo usado pela classe camponesa para a caça de roedores nas casas, pois com o seu porte pequeno era possível a caça em lugares muito pequenos como tocas e armazéns.

Pug: cachorro pequeno que não cresce

cachorro pequeno que não cresce

Pug – Foto: Freepik

O Pug é um cachorro pequeno que não cresce, possui um grande apego com o seu dono e todos na casa. É um cão dócil, inteligente e possui um instinto protetor, e portanto, muito territorialista.

É uma raça antiga e que possui uma boa interação com outros animais e também com crianças, tornando-o uma boa opção para quem tem outros animais dentro de casa e também um ótimo amigo para as crianças.

Aspectos físicos e expectativa de vida

Possuem uma pelagem curta, uma pele sensível e suas cores variam do marrom claro ao preto escuro. Além disso, são cachorros com temperamento amigável e protetor, com orelhas e focinhos pretos em quase todos da raça.

Assim, possuem uma grande quantidade de pele, tornando-o sua aparência um tanto engraçada, com um rosto “amassado” e uma calda “arrebitada”.

Sua altura varia de 20 a 30 cm, e seu peso de 6 a 8 kg na sua fase adulta. Sua expectativa de vida é de 12 a 16 anos de vida.

Origem

Antes de tudo, o Pug é sem dúvidas uma das raças mais antigas que existem, com indício de sua existência cerca de 1700 anos antes de Cristo. É de origem Chinesa e costumava ser um cachorro da realeza chinesa.

Assim, seus prováveis ancestrais são o Pequinês e o Mastife Francês, e após seus cruzamentos foram levados para a Holanda e da Holanda para o mundo.

Na França ficou conhecido como “Calin”, e posteriormente recebeu outros nomes em diferentes locais.

Shih Tzu: cachorro pequeno que não cresce

cachorro pequeno que não cresce

Shih tzu – Foto: Freepik

Os Shih Tzus são cachorros com características únicas e específicas. Assim, são cães que não tendem a latir com muita frequência, tem uma boa adaptação a ambientes pequenos e domésticos, além de serem uma ótima companhia para seus donos e familiares.

Além disso, são exemplos de cachorros dóceis e é um cachorro pequeno que não cresce. Mas também possui uma boa relação com outros animais domésticos e crianças, sendo uma ótima companhia desde passeios e caminhadas, até a hora do descanso e repouso, sempre estando ao lado de quem ele ama.

Mas não são cães muito apegados à atividades físicas e esportes, porém é de extrema importância que o animal tenha uma rotina de atividades físicas para evitar o surgimento de doenças e o sedentarismo animal.

Aspectos físicos e expectativa de vida

Possuem uma pelagem longa e espessa, focinhos pretos e levemente achatados, suas cores variam bastante e sempre se apresentam com uma faixa branca na parte da frente da cabeça e também uma pelagem branca na cauda.

Assim, os Shih Tzus são cães de pequeno porte que tem uma boa expectativa de vida, que varia de 10 a 15 anos se forem bem cuidados.

Possuem em média 25 cm de altura, podendo chegar a 27 cm na sua fase adulta, além de terem um peso de 4 a 8 kg que devem ser sempre mantidos nessa faixa para manter uma boa qualidade de vida.

Origem

Sua raça é muito antiga, e por termos poucas referências a ela fica difícil estabelecer uma data específica de seu surgimento. Mas sabe-se que surgiram em algum lugar na china, e que seu nome significa “Pequeno Leão” devido à sua aparência.

Cuidados com o cachorro pequeno que não cresce

Alguns destes animais, como o Pinscher, possuem uma estrutura óssea muito frágil, o que pode ser um grande problema quando existem lugares altos na casa, como escadarias e alpendres.

Assim, não é muito incomum ver casos de acidentes domésticos com cachorro pequeno que não cresce, que se acidentam em seus próprios lares até mesmo se divertindo. Para que as brincadeiras com seu pet não se transformem em uma terrível tragédia, aconselhamos que você leve-o para locais seguros.

cachorro pequeno que não cresce

Cachorros pequenos – Foto: Freepik

Saber lidar com as suas necessidades pode ser uma das tarefas mais difíceis quando se trata de cães tão pequenos.

Sobretudo, alguns destes animais precisam de observação constantemente quando em sua residência tiver lugares que possam ser prejudiciais a eles, sendo comparadas à uma criança indefesa que brinca sem saber das consequências.