As pessoas sempre souberam que a beterraba é um ótimo alimento natural, mas ultimamente a beterraba está sendo adicionada aos ingredientes da comida de cachorro e os proprietários estão se perguntando se o cachorro pode comer beterraba.

Há muitas boas razões para adicionar beterraba à comida do seu cão, elas fazem muito bem ao cachorro e contêm uma combinação única de nutrientes saudáveis ​​que podem estar faltando na dieta.

A beterraba é rica em nutrientes para você. Mas o cachorro pode comer beterraba?  Sim! Veja quais os nutrientes da beterraba!

  • Vitamina C – melhora a função imunológica
  • Vitamina B9 – ajuda a prevenir defeitos congênitos
  • Manganês – excelente para ossos, rins, fígado e pâncreas
  • Fibras – ajuda na digestão
  • Ferro – ajuda na formação de glóbulos vermelhos
  • Potássio – essencial para o funcionamento dos nervos e músculos
  • Magnésio – útil para ossos saudáveis ​​e para o funcionamento dos nervos

A adição de beterraba à dieta do cão dará os mesmos benefícios que os seres humanos.

5 razões para dar beterraba para o seu cão

cachorro pode comer beterraba

Foto: Freepik

  1. A beterraba parece diminuir a pressão arterial – Os nitratos naturais na beterraba são convertidos em monóxido de nitrogênio, que relaxa e dilata as veias, melhorando o fluxo e a pressão sanguínea.
  2. Ela combate a inflamação – a beterraba contém betaína, o que ajuda a proteger células, proteínas e enzimas do estresse ambiental. É excelente para combater a inflamação, proteger os órgãos internos, melhorar as condições vasculares, aumentar o desempenho e provavelmente também previne várias doenças crônicas.
  3. Propriedades antitumorais – acredita-se que os nutrientes contidos nas beterrabas ajudem a prevenir o câncer.
  4. Ajuda à desintoxicação – o pigmento betalaína tira as toxinas, para que possam ser eliminadas do corpo, purificando o sangue e o fígado.
  5. Beterraba aumenta a resistência – A beterraba parece diminuir o consumo de oxigênio durante exercícios de baixa intensidade. E assim, melhoram a resistência em exercícios de alta intensidade.
beterraba para cães

Foto: Freepik

Então, o cachorro pode comer beterraba? Sim! Ao preparar beterraba para o cão, não se esqueça dos benefícios das folhas.

As folhas de beterraba são uma das partes mais saudáveis ​​da planta e são ricas em nutrientes como proteínas, fósforo, zinco, fibra, vitamina B6, magnésio, cobre e manganês, além de grandes quantidades de vitamina A, C, cálcio e ferro. As folhas contêm mais ferro que espinafre, melhoram a função imunológica e ajudam a proteger os ossos.

Cachorro pode comer beterraba porque é uma fonte de fibra

Um dos maiores benefícios que a beterraba traz para o nosso cão é a grande quantidade de fibra que ela contém. A fibra contida em uma dose moderada de beterraba ajudará a regular o trânsito intestinal de nosso animal.

Isso pode ser particularmente útil em caso de diarreia ou constipação, pois melhora a consistência das fezes, aumentando seu volume e umidade.

cachorro pode comer beterraba

Foto: freepik

Além disso, as fibras de beterraba promoverão uma melhor digestão e garantirão uma boa absorção de nutrientes. A beterraba também promove o crescimento da flora intestinal do cão.

Como você pode ver, existem muitas virtudes transmitidas pelas fibras de beterraba. É precisamente por esse motivo que mais e mais alimentos especializados e de alta qualidade contêm polpa de beterraba entre seus ingredientes.

Outros benefícios da beterraba para o cachorro

Além de fibra, a beterraba contém muitos outros nutrientes e componentes essenciais para a saúde do seu animal de estimação. Por exemplo, um dos minerais mais comuns encontrados nesta planta é magnésio, sódio e potássio. Todos são considerados elementos necessários para a coordenação de várias funções musculares, nervosas e neurológicas.

beterraba

Foto: Freepik

Quando se trata de vitaminas, a beterraba também não é deixada de fora. O ácido fólico (também conhecido como vitamina B9) está muito presente neste alimento. Este elemento é, juntamente com a vitamina B12, responsável pela formação de glóbulos vermelhos. O ácido fólico ajuda a prevenir certas doenças fetais, razão pela qual é benéfico para mulheres grávidas também.

Por outro lado, beterraba vermelha também contêm vitaminas A e C. A vitamina A, rica em retinol é fundamental para a visão, a manutenção dos epitélios da pele e até a reprodução.

A vitamina C, por outro lado, também é importante para as funções ósseas e dentárias. Mas não é necessário uma ingestão excessiva dessa vitamina no caso dos cães, pois eles são capazes de sintetizar a vitamina C por eles mesmos.

Como você pode ver, o cachorro pode comer beterraba. No entanto, como sempre fazemos, recomendamos que você consulte o veterinário antes de incluir novos alimentos na dieta de seu animal de estimação.