X

Cachorro pode comer inhame?

A maioria dos cães é hipnotizada por comida, e sua obsessão ocasionalmente causa problemas. Os cães são famosos por roubar comida das bancadas, desenterrar vegetais do jardim e muitos gostam de ir até pra lata de lixo. Mas se o seu cachorro comeu inhame, você deve ficar preocupado? O cachorro pode comer inhame?

Inhame é o mesmo que batata doce?

Datado de 50.000 aC, o inhame está entre os tubérculos cultivados mais antigos da história. Existem muitas variedades de inhame, a maioria nativa da África e da Ásia.

Os termos “inhame” e “batata doce” são frequentemente usados ​​de forma intercambiável, mas são vegetais de raiz totalmente diferentes.

O inhame tem uma pele marrom grossa que lembra as cascas de árvores, e não tem sabor doce, como a batata.

O inhame é frequentemente usado na culinária do Caribe e da África Ocidental.

Mas o cachorro pode comer inhame?

Foto: Freepik

Sim, os cães podem comer inhame. Repletos de vitamina C e fibras, o inhame é um tratamento sem gordura e com baixas calorias para todos os cães, especialmente os gordinhos que estão lutando com seu peso.

Cachorro pode comer inhame cozido e cru?

Embora os cães possam comer inhame cozido e cru, normalmente é melhor evitar os amidos não cozidos e as fibras dos inhame cru porque podem ser difíceis de digerir.

Os cães devem evitar o inhame enlatado, porque geralmente contêm conservantes, açúcar e sódio (os quais em grande quantidade, podem ser problemáticos para cães). Além disso, se o seu cão roubou inhame cozido da mesa da cozinha, verifique se ele não foi preparado com noz-moscada, pois é tóxico para os cães em qualquer quantidade.

Cachorro pode comer inhame! Veja quais os benefícios!

Foto:Freepik

O inhame não é apenas um deleite delicioso para cães, é um remédio medicinal antigo para uma variedade de doenças comuns, incluindo artrite e diabetes. Embora pesquisadores e veterinários ainda não tenham certeza sobre a eficácia do inhame como tratamento médico, há evidências que sugerem que esse vegetal é mais do que sabor.

  • Suprime a inflamação. O inhame contém um fitoesteroide chamado diosgenina. É um anti-inflamatório que tem sido usado em ensaios clínicos para tratar a artrite reumatoide. A artrite reumatoide é uma condição crônica em muitos cães que causa inflamação nas articulações.
  • Melhora a função renal e hepática. A diosgenina em inhame também é um material de partida para uma variedade de produtos farmacêuticos esteroides. Esses materiais são usados ​​para tratar infecções. Um estudo abrangente de 2002 descobriu que o inhame tem o potencial de “melhorar a função celular no rim e no fígado”.
  • Propriedades antioxidantes. Pesquisadores nos EUA descobriram que os nutrientes e compostos presentes no inhame previnem a carcinogênese (a formação de células cancerígenas). Assim, o inhame atua como um agente antioxidante e anti-carcinogênico.
  • Regulamento de açúcar no sangue. Segundo alguns pesquisadores veterinários, o inhame ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, especialmente em cães diabéticos. Embora as evidências conclusivas ainda não tenham sido estabelecidas (um estudo conjunto conduzido pela Universidade Garhwal e Universidade Kumaun afirma que os inhames “melhora a sensibilidade à insulina”).

Como preparar inhame para o cachorro?

Foto: Freepik

Se você está se perguntando como introduzir o inhame na dieta do seu cão, comece alimentando-o apenas com uma pequena quantidade de inhame por um período de várias semanas. É sempre uma boa ideia começar aos poucos para determinar se seu cão tem ou não alergia ou sensibilidade.

Corte o inhame em pedaços pequenos e deixe ferver ou leve ao microondas até ficar macio, mas ainda firme.

Coloque os quadrados de inhame na tigela de comida do seu cão e amasse com um garfo ao lado da comida normal.

Evite alimentar o cachorro com inhame cru.

Nunca alimente cães com inhame enlatado ou inhame que tenha sido preparado para seres humanos. No entanto, o inhame seco pode ser um deleite saboroso para cães, e existem vários produtos especificamente formulados para cães.

Uma das poucas preocupações com a alimentação de inhame para cães é o risco de asfixia ou bloqueio intestinal. O bloqueio intestinal ocorre quando grandes pedaços de comida são engolidos e alojados em algum lugar do trato gastrointestinal de um cão. O bloqueio pode ser doloroso e geralmente requer a atenção de um veterinário.

Conclusão

O inhame é frequentemente confundido com batata-doce, mas é totalmente diferente. Mas, independentemente de suas diferenças, ambas as variedades de vegetais de raiz são seguras para os cães comerem.

O inhame é um antioxidante e um anti-inflamatório. Sendo assim, ele está repletos de fibras alimentares e outros nutrientes que são saudáveis ​​para os cães.

É uma boa prática alimentar o cachorro com inhame cozido, amassado ​​ou cortado em pedaços pequenos.