Você já se perguntou se cachorro pode comer maçã? Essa é uma dúvida bem comum entre os donos de cachorros, principalmente quando os doguinhos querem comer a fruta.

Mas, será que o consumo é recomendado para os cães? Afinal, cachorro pode comer maçã? Vem saber as respostas através do post de hoje. Acompanhe!

Cachorro pode comer maçã?

Além dos benefícios para a saúde humana, o cachorro pode comer maçã, pois ela apresenta propriedades que fazem muito bem para a saúde animal.

O “croc croc” da maioria dos alimentos de cães deixam os peludos maluquinhos, gerando níveis de prazer ao mastigar comidas mais crocantes. A maçã, assim sendo, possui uma textura mais durinha, e faz muito bem para os dentes dos cachorros.

Entre suas propriedades estão vitaminas A, E e C, fibras e poucas calorias, sendo um alimento ideal para dietas de cães obesos e idosos.

Cachorro pode comer maçã

A maçã e o cachorro – Foto: Freepik

Quais são os benefícios da maçã para os cachorros?

É bem comum o cão pedir comida. Independente de qual for a comida, ele estará lá olhando para você com aquela carinha de “me dá um pedacinho?”.

Assim sendo, no caso das maçãs, elas podem servir como petiscos para cachorro, desde que seja uma quantidade adequada.

É importante saber que nenhuma fruta substitui uma alimentação como a ração para cachorro de boa qualidade, por isso, a maçã só servirá como petisco!

Muita vitamina A e fibras

Como trouxemos anteriormente, a maçã para cães e humanos é repleta de vitaminas, e uma delas é do complexo A.

Assim sendo, esse tipo de vitamina apresenta muitos benefícios, entre eles o bom funcionamento do organismo canino e a regulação das funções da pele. Um outro benefício para os cães, é que a maçã pode regular as funções da visão, ajudando a prevenir a cegueira noturna dos cachorros.

Diante disso, na casca da maçã você vai encontrar uma fonte de fibras, capaz de proteger as vias arteriais e veias, envolvendo as moléculas de gordura. Através dessa fonte de fibra é possível retardar a absorção dos níveis de açúcar no sangue, além de regular o trânsito intestinal do seu cão.

Cachorro pode comer maçã

Cachorro com cestinha de maçãs – Foto: Freepik

A vitamina C também está presente

Apesar do organismo canino produzir vitamina C naturalmente, saiba que na maçã também contém níveis consideráveis desse complexo vitamínico. Porém, isso não quer dizer que pode prejudicar ou potencializar o organismo do seu cão, ela apenas contribui nutrindo-o com a vitamina C presente na maçã.

O sabor é adocicado – E alguns cães adoram

O sabor adocicado da fruta é um dos motivos para os cachorros adorarem, além claro, do barulhinho que a maçã possui ao mastigar. E mesmo com casca, alguns cães adoram comer maçã, oferecida em pequenas quantidades e de preferência que estejam cruas.

Ajuda no tratamento e prevenção de doenças caninas

É importante saber que para o tratamento de alguns sintomas, a maçã pode ser dada aos cães. Além da prevenção de doenças como a cegueira noturna. Desta forma, por suas propriedades antioxidantes (função da vitamina E), ela pode prevenir câncer em cães, envelhecimento cerebral canino e no tratamento de problemas renais.

Assim sendo, em casos de diarreia canina, a maçã é um importante remédio caseiro, e pode ser consumida como um regulador intestinal capaz também de hidratar o cachorro. Porém, outros problemas intestinais são tratados com a maçã, entre eles está a gastrite em cachorros, inflamações no intestino e colite canina.

Maçã com semente ou sem semente – Como é melhor dar para o cachorro

Depois de conhecer os benefícios, outra dúvida surge: posso dar maçã com sementes para meu cachorro?

A resposta é não. Assim sendo, a maçã faz mal para o cachorro, pois oferecida dessa maneira, as sementes podem obstruir o intestino do cão e causar lesões no canal.

No entanto, saiba que as sementes da maçã possuem pequenas quantidades de cianeto, uma substância tóxica que pode prejudicar a saúde do cão e dos humanos.

Portanto, ao servir a fruta para o seu cão, prefira as maçãs que estejam mais frescas e as do tipo fuji, pois a maçã verde é mais acidificada.

Cachorro pode comer maçã

Criança e cachorro – Foto: Freepik

Receita de biscoito de maçã para cães

Apesar de alguns peludinhos amarem a maçã fresquinha e natural, caso queira variar, aqui vai uma receita super fácil de biscoito de maçã para cães.

Ingredientes necessários:

  • 2 xícaras de chá de aveia em flocos fininhos ou farinha de arroz;
  • 1 colher de sopa de melado (cana) ou mel;
  • 1/2 xícara de maçã triturada sem sementes;
  • 1 ovo;

Para triturar a maçã, escolha uma quantidade de uma a duas unidades da fruta e triture no liquidificador sem adição de açúcar.

Modo de preparo:

  1. Utilize uma tigela para misturar a massa com aveia ou farinha de arroz, maçã triturada, ovo e melado ou mel;
  2. Mexa a quantidade de ingredientes até que fique tudo firme, para que seja possível modelar os biscoitos;
  3. Enrole-a em um papel insulfilme, levando ao congelador por uns 20 minutos;
  4. Abra a massa e comece a cortar os biscoitos no formato que preferir. Para isso, use uma forminha;
  5. Use a forma untada para colocar os biscoitos de cachorro;
  6. Pré aqueça o forno em 180º, e asse-os por mais ou menos 30 minutos;
  7. Pronto, agora retire do forno assim que estiverem douradinhos e deixar esfriar;

A recomendação é que os biscoitos de maçã para cachorro estejam totalmente frios na hora de oferecer aos peludinhos. Assim sendo, você poderá guardá-los em um pote com tampa na geladeira.

Eles podem ficar conservados por 15 dias na geladeira, ou em até 30 dias no congelador, assim evita o biscoito estragar.

Porém, caso deseja deixar fora da geladeira, o consumo deve ser feito em até três dias.

Cachorro pode comer maçã

Oferecendo maçã para o cachorro – Foto: Freepik

O excesso pode levar a obesidade canina

Apesar dos benefícios com vitaminas, fibras e baixo teor calórico, a maçã possui frutose que dá o sabor adocicado da fruta.

Neste caso, quando consumida em excesso, pode levar a obesidade canina e diabetes, sendo necessário um tratamento específico. Assim sendo, é recomendável que você ofereça ao cão de duas a três vezes por semana a maçã, sempre em forma de petisco e sem sementes.

Uma quantidade de meia maçã ou uma inteira, desde que seja pequena, pode ser cortada em pedacinhos para oferecer ao seu pet. Entretanto, para os biscoitos caninos de maçã, a quantidade recomendada é de dois a três biscoitinhos, dependendo do tamanho, até pode ser oferecido mais.

Assim sendo, cuidado com os excessos, ok? Eles podem prejudicar a saúde do seu melhor amigo. Recomendamos sempre a consulta de um veterinário antes de oferecer qualquer tipo de novo alimento para seu cão.