Quer saber se cachorro pode comer tomate? Veja essas dicas antes de preparar o lanche do seu pet!

Há tanto alimento humano que pode ser usado para alimentar seu cãozinho, que às vezes você chega a ficar confuso. Não é mesmo?

Um fato menos chocante: onde há comida, está o seu cachorro. Então, você pode estar se perguntando se pode compartilhar a delícia com seu amigo de quatro patas.

Os especialistas concordam que, embora seu cão possa comer um pouco de tomate de vez em quando, você pode mantê-lo fora do seu jardim, e aqui está o porquê.

cachorro e criança comendo

Cachorro e criança comendo – Foto: Freepik

Cachorro pode comer tomate: Os perigos

Os tomates fazem parte da família de vegetais de erva-moura. Essas plantas, incluindo pimentão, berinjela e batata, contêm elementos potencialmente tóxicos, mas ainda contêm partes comestíveis.

Isso significa que, embora os frutos do tomate contenham muitos benefícios à saúde do seu cão e possam ser administrados ocasionalmente, o restante da planta pode ser tóxico.

A tomatina é a substância tóxica encontrada em plantas de tomate e está relacionada à solanina, a substância tóxica encontrada em outros produtos da noite. Quando consumido em grandes quantidades, pode ser venenoso para os nossos amados animais de estimação.

A boa notícia: o tomate está concentrado nas partes verdes da planta, principalmente nas flores e caules pequenos. A pequena quantidade de tomate presente em tomates maduros é considerada segura para cães. Tomate verde tem mais tomate, mas a diferença provavelmente não é significativa.

Efeitos do consumo de tomatina em cães

O sintoma mais comum de intoxicação por tomate é o desconforto gastrointestinal, como diarreia ou vômito, mas se os cães comerem grandes quantidades de tomate também podem apresentar sintomas como:

  • letargia,
  • perda de coordenação,
  • convulsões,
  • fraqueza muscular
  • ou mesmo alterações comportamentais e uma frequência cardíaca anormal – e você precisará procurar tratamento imediato no veterinário do seu animal de estimação.
Tomates

Tomates – Foto: Freepik

Assim como em humanos, o tomate também pode agravar certos problemas gastrointestinais, como refluxo ácido. Por isso, é sempre uma boa ideia consultar seu veterinário antes de oferecer o tomate para seu cão.

O tomate também é um alérgeno comum em seres humanos e, embora seja raro, seu cão pode ter uma reação semelhante.

E quanto a ketchup, molho de tomate e outros produtos à base de tomate?

Se o seu cão gosta de comer tomates frescos, lembre-se de que ele também pode mostrar interesse na fatia de pizza ou no espaguete que você está comendo.

Molhos de tomate, ketchup, sopas ou sucos não são particularmente saudáveis ​​para cães por causa do sal e açúcar adicionados, além de sabores artificiais ou outros produtos químicos que eles possam conter.

Pequenas quantidades de produtos à base de tomate, como o molho, provavelmente não causam danos ao seu cão.

Os benefícios de alimentar seus tomates do cão

Quando oferecido ao seu animal de estimação em pequenas quantidades, o tomate oferece alguns benefícios à saúde.

Os tomates estão repletos de nutrientes, incluindo os carotenoides licopeno e beta-caroteno, que são poderosos antioxidantes que podem ajudar a prevenir danos celulares.

A fruta de baixa caloria também é rica em fibras, o que ajuda na digestão. Os tomates são ricos em vitamina A e C para ajudar a melhorar a visão do animal e promover uma pele mais saudável.