A diversidade de cães é algo surpreendente. São muitas raças existentes e muitas possíveis formas de apresentações, o que torna a escolha do pet uma coisa ainda mais difícil. Nesse post apresentamos as principais raças de cachorro preto e branco!

Com os avanços na área de genética e embriologia animal, as variações de cores e o surgimento de novas raças pode ser algo inevitável nos últimos anos.

Cabe às grandes autoridades de cães descobrir e catalogar novas raças e decidir padrões específicos de cada uma delas, afim de definir as regras de aceitações.

Cachorros preto e branco

Cachorros preto e branco – Foto: Freepik

Existem algumas pessoas que tem grandes interesses nas cores preto e branco, e que realmente possuem uma tendência a adotar seus cachorros com estas especificações. Por isso, iremos listar algumas raças que possam ser do interesse destas pessoas que amam o branco e preto.

Além disso, muitos espiritualistas costumam gostar de cães que se apresentam nas cores preto e branco para representar a dualidade do bem e do mal existentes em cada ser vivo.

As raças de cachorros preto e branco são bastante incomuns, porém iremos mostrar algumas das raças de cães que em sua grande maioria se apresentam nestas cores, ajudando-o na escolha do seu mais novo amigo.

  1. Dálmata
  2. Border Collie
  3. Husky Siberiano
  4. Lhasa Apso

Dálmata: uma raça de cachorro preto e branco

Dálmata

Dálmata – Foto: Freepik

Os Dálmatas são cachorros um tanto brincalhões, altamente cheios de energia, um adorável amante das crianças e um companheiro sem igual. É um cão considerado de grande porte, possui pelos curtos, um instinto protetor além de terem um temperamento dócil.

Sua raça tem ganhado notoriedade devido ao lançamento de filmes como “101 Dálmatas”, no entanto, a raça já era bastante conhecida nas regiões da Croácia.

Também, em 1800, estes cães eram usados para andarem ao lado de cavalos que puxavam a carruagem das realezas, por este motivo eles são conhecidos por se darem bem com os cavalos e outros animais.

Sua origem é algo um tanto confusa, pois existem indícios de que os Dálmatas já existiam entre os egípcios há muitos anos antes de Cristo. Assim, as descrições desse cachorro preto e branco aparecem em tumbas egípcias e em monumentos antigos, o que leva a pensar que eles podem descender de cães egípcios.

Já na Itália, existe uma capela datada do ano 1360 em que retratam a imagem de “cães manchados”, e que se assemelham e muito aos nossos colegas de hoje em dia.

As cores branca e preta como forma de manchas dos Dálmatas são características específicas desta raça. Possuem cerca de 56 a 61 cm de altura, e pesam de 22 a 34 kg na sua fase adulta.

Husky Siberiano: uma raça de cachorro preto e branco

Husky Siberiano cachorro preto e branco

Husky Siberiano – Foto: Freepik

Como seu nome já diz, os Husky Siberianos Vieram da Sibéria. São cães fortes, residentes de áreas geladas, possuem um bom condicionamento físico e são ótimos companheiros. Eram usados pra puxarem trenós em vilarejos do Alasca, além de serem caçadores e extremamente cuidadosos com crianças e seus familiares.

Embora existam algumas variações de cores, os Husky Siberianos possuem em sua grande parte as cores branco e preto, com olhos azulados que se destacam de outros cães.

Além disso, a beleza desse cachorro preto e branco é incontestável, com sua pelagem longa e macia encanta pessoas de várias partes do mundo. São considerados cães de médio porte, com cerca de 51 a 60 cm de altura, pesando cerca de 26 a 44 kg.

Sua pelagem é algo que de fato os diferenciam de outras raças, pois possuem uma dupla camada que ajudam na proteção contra o frio. A sub camada é macia e curta, e se estendem por todo o corpo do animal.

Já a sua camada externa é longa e espetada, que acabam soltando bastante durante a primavera e em lugares quentes como no Brasil, e por esse motivo, não são bons para estas regiões.

Seu temperamento é extremamente forte e independente, o que faz destes tipos de cachorros um tanto orgulhosos e problemáticos.

Devido ao seu instinto de caça, sempre estão em alerta para quaisquer tipos de ameaças. Precisam de tutores firmes e regrados que saibam impor limites. Se acostumado desde cedo, esse cachorro preto e branco pode se dar bem com crianças e outros animais, e quando bem acostumado se torna excelente protetor.

Border Collie: cachorro preto e branco

Border collie cachorro preto e branco

Border collie – Foto: Freepik

Os Border Collies são exemplares de raças que em sua grande maioria se apresentam nas cores branco e preto. Assim, possuem uma pelagem longa e espessa, são excelentes pastores e também são inteligentes ao máximo.

Primeiramente, a raça de cachorro Border Collie era usada por camponeses que precisavam de cães pastores com boa resistência física e que pudesse se movimentar por longas distâncias e até mesmo no frio. Esse cachorro preto e branco é muito amigável com outros animais e também se dão bem com crianças.

Seu tamanho e estatura variam de médio a grande porte, ou seja, medem cerca de 46 a 56 cm.

Seu peso também varia de acordo com seu tamanho, pesando em média cerca de 13 a 20 kg. Sua expectativa de vida varia de acordo com o seu modo de vida, sendo em média de 12 a 15 anos se bem cuidado.

Vale ressaltar que este tipo de cachorro é de porte atlético e necessita de atividade física para manter seu humor e seu peso.

Lhasa Apso

Lhasa Apso

Lhasa Apso – Foto: freepik

A raça de cães Lhasa Apso em muito se assemelha ao Shih Tzu, diferenciando-se deles precipalmente pelo formato e tamanho do focinho. O Lhasa possui um focinho mais longo e o Shih Tzu mais achatado.

Embora possua uma grande variedades de cores, os Lhasa é predominantemente preto e branco, com uma pelagem longa e macia.

Além disso, esse tipo de cachorro preto e branco é dócil, inteligente, brincalhão e protetor. Mas seu apego aos seus donos e à sua família é algo notável devido a sua forma de acompanhar o seu dono em vários locais da casa e também em locais públicos.

Devido sua pelagem brilhosa e sedosa, o Lhasa Apso precisa de escovação diária e de shampoo específico.

São considerados cães de pequeno porte, sua altura mede cerca de 12 a 25 cm em média e seu peso varia de 5 a 7 kg. Sua expectativa de vida é de 12 a 15 anos em média se bem cuidados.

Embora seja inteligente, o Lhasa é um tanto disperso e teimoso, tornando um pouco mais difícil o seu treinamento.

Assim, precisam de tutores persistentes e pacientes, uma vez que possam estar dispersos durante o treinamento.