Cachorro puxando a coleira é algo extremamente corriqueiro na vida de donos de cães. Se este problema está ocorrendo com você a todo momento que tenta levar seu animal para passear, é hora de esclarecer algumas coisas a respeito disso. Puxar a coleira é uma das formas que os cães, principalmente mais novos, exercem para provocar e tentar assumir o poder. Entretanto, acompanhe o texto e veja o que você pode fazer para que isso não aconteça mais.

Cachorro puxando a coleira

Cachorro puxando a coleira é uma situação complicada. Você não possui muitos artifícios quando isso ocorre, visto que se você puxar, poderá machucar o animal. E esta de fato não é melhor solução. Entretanto, há maneiras de treinar o seu cachorro para que ele respeite você e, acima de tudo, a coleira.

Principalmente quando os cachorros são jovens ou filhotes (como queira chamar), geralmente eles estão em uma fase em que tudo é novidade, tudo é diferente e tudo parece ao alcance deles. É o equivalente a um jovem adolescente que, por muitas vezes, acredita que tudo é fácil e da noite para o dia. Entretanto, nem sempre o filhote terá as liberdades que ele gostaria de ter. E neste caso, você precisará fazer intervenções para que ele cresça educado.

cachorro puxando a coleira

Adestramento faz toda diferença

O adestramento é o primeiro passo para evitar o cachorro puxando a coleira. O adestramento de cachorro é uma tarefa não muito fácil, mas que torna tudo mais fácil na sua vida e na vida do animal. Entretanto, para que você consiga ter êxito e bons resultados neste quesito, contar com uma ajuda profissional é indispensável. Afinal, há quem acredite que adestramento é sinônimo de castigos e brigas.

Muito pelo contrário. Adestramento não faz o cão sentir-se com medo, tampouco ameaçado. Algumas técnicas apenas buscam o equilíbrio da educação de um cão filhote que ainda não conhece os limites que ele precisa seguir. Ou seja, tudo que falta para ele é uma forma de condicionar situações como positivas, negativas, liberadas ou proibidas.

E mantê-los na coleira de forma civilizada, muitas vezes é simplesmente fazê-lo entender que naquela situação, ele precisará caminhar ao lado do dono, sem correr e sem puxar. É claro que não é o trabalho mais simples do mundo. Afinal, estamos falando de animais. No entanto, é sim possível mostrar para eles como devem agir durante os passeios.

Ensinar é muito melhor do que corrigir

Corrigir nossos cachorros pode ser uma das coisas mais tristes e desafiadoras que podemos encontrar. Por isso, ensinar é muito melhor do que corrigir. Afinal, ensinando você garante o aprendizado do animal. Corrigindo, muitas vezes você fará ele passar por situações estressantes, exageradamente desconfortáveis e pesadas.

O adestramento é uma forma muita mais pacífica de educar o cão, afinal, as correções são justamente uma forma de mostrar o que ele fez de errado e associar isso com algo negativo. Já no adestramento, você poderá incentivá-lo a práticas positivas e, desta forma, premiá-lo com biscoitos ou outras formas. Conseguindo perceber esta diferença, certamente conseguiremos ter cães muito mais obedientes e muito menos tristes.

cachorro puxando a coleira

Mostre quem está no poder

Quando o cachorro puxando a coleira desafiar você, é hora de mostrar quem está no poder. E você deverá fazer isso de forma saudável, sem usar força ou ofensas. Um bom exemplo do que você pode fazer na hora, é parar a caminhada. Ou seja, quando o cão estiver lhe puxando, pare. Deixe-o entender que ele somente poderá andar a partir do momento que você andar. Ou seja, esta é uma forma de proporcionar autorização. E isto é muito positivo.

Não importa quantas vezes tiver que parar. O importante é o cachorro perceber a diferença de quem está no poder: ele ou você. E quando ele perceber que não poderá andar sem você, aos poucos ele condicionará a mensagem ao fato de que é você quem manda.

Duas técnicas para experimentar

Como citado anteriormente, adestramento certamente é uma das formas mais saudáveis de proporcionar educação ao cão. E quando ele for filhote, aí a situação é ainda mais simples, pois não há certos costumes difíceis de tirar, etc. No entanto, se o cachorro puxando a coleira é uma realidade para você, há duas técnicas que poderá tentar. Veja abaixo.

cachorro puxando a coleira

Técnica da coleira solta

A técnica da coleira solta é uma das mais eficazes para cachorros desobedientes. Ela é uma forma de recompensar cada vez que o cão fizer algo certo. Ou seja, quando ele deixar a coleira solta, você recompensa ele com um biscoito. No entanto, não é tão simples como parece. Esta técnica pode levar um tempo para funcionar, até que seu cão associe o biscoito com a coleira solta.

Funciona assim: você coloca a coleira no cachorro assim que ele sair de casa e mantém ele no máximo a 1 metro de você. Fique parado por um tempo para o cachorro sentir o raio da coleira. Toda vez que ele caminhar e deixar o cordão solto, ofereça um biscoito.

Depois, tente dar alguns passos para ver o que acontece. Certamente ele puxará novamente. E neste momento, você para de andar e mostre quem está controlando a situação. Sempre que você iniciar uma caminhada e o cão deixar a coleira solta, ofereça um biscoito como recompensa.

Você também poderá usar o método clicker de adestramento, que basicamente faz o cão entender como um sinal quando você emite um som. Neste caso, você emitira o som toda vez que o cão deixar a coleira solta e, consequentemente, presenteie-o com um biscoito canino.

Técnica do “burro e da cenoura”

Esta técnica parece ofensiva, mas não é. Basicamente ela consiste em você oferecer petiscos ao cachorro de forma equilibrada durante o percurso, segurando-os em frente ao focinho deles. É como se eles tivessem de seguir a comida para consegui-lá. E o seu trabalho é manter o alimento a uma distância que seja coerente para que o cão não puxe a coleira.

A cada 50 ou 100 metros, você poderá recompensar o cão com um biscoito. Com o tempo, ele condicionará a mensagem e passará a caminhar somente a determinado espaço de você. Ou seja, torna o processo de ensinamento muito prático para o animal.

Você precisará de calma

Ensinar um cão não é fácil. Mesmo um cão adestrado, muitas vezes requer tempo para que adquira o condicionamento necessário de comportamento. Por isso, você precisa manter a calma e a tranquilidade. Lembre-se que ele é um animal e não possui a racionalidade humana. Assim sendo, dê tempo ao cachorro para que ele consiga aprender e se adequar as situações. Não force, não brigue, não ofenda-o e muito menos use da violência. Boa sorte.