Cachorro rasgando papel higiênico é uma atitude comum. Se o seu cão está com este tipo de atitude, saiba que há problemas para serem resolvidos no dia a dia do animal. Entretanto, quais problemas são estes? Como fazer o cão parar de roer e rasgar o papel? É exatamente isso que você irá aprender neste texto. Por isso, acompanhe e descubra.

Cachorro rasgando papel higiênico

Se o seu cachorro estiver rasgando papel higiênico é de suma importância que você tome atitudes para corrigi-lo. Mas, como fazer isso sem aborrecer o animal e piorar o quadro? Não há receita mágica nem um passo a passo para resolver do dia para a noite. No entanto, há alguns métodos para você aplicar ao longo prazo. Assim será possível enxergar as mudanças e, consequentemente, proporcionar mais qualidade de vida ao animal.

Mas, como assim “mais qualidade de vida”? Pois bem, quando um cão está rasgando papel, saiba que ele não faz aquilo por amar fazer. Ele faz por outras motivações ligadas a rotina e vivências. Explicamos a seguir.

cachorro rasgando papel higiênico

Por que os cães gostam de rasgar papel?

Um cachorro rasgando papel higiênico é resultado não só de uma rotina travada. Mas também é um reflexo de acúmulo de energia. Ou seja, o seu cão possivelmente está canalizando a energia acumulada para a destruição do papel. E não somente de papel higiênico. Outros papéis também serão bem-vindos nesta situação. Afinal, a vontade do cão não está em rasgar o papel efetivamente. Está em gastar energia e curar a ansiedade de alguma forma.

Sim, cães são ansiosos caso não pratiquem atividades que os fazem gastar energia. E uma das formas de notar isso é justamente em situações onde eles precisam gastar a energia acumulada. Rasgar papel é apenas uma destas alternativas. Pois o cão poderá também roer móveis e até mesmo portas! Mas, o que fazer para um cão cheio de energia sentir-se mais realizado? Acompanhe.

cachorro rasgando papel higiênico

Cachorro rasgando papel higiênico – Dicas para melhorar o comportamento

A partir de agora, vamos listar algumas dicas importantes para que você coloque em prática. Lembre-se que cada cão é único. Ou seja, não necessariamente o problema se resolverá como mágica. É importante entender o comportamento canino de forma que você adeque as melhores práticas a rotina dele. Entenda um pouco mais.

Paciência acima de tudo

Antes de mais nada, você precisa de paciência. Eles continuam sendo apenas cachorros querendo se divertir e gastar a energia em alguma coisa. Se você iniciar qualquer tipo de tratamento ou procedimentos de adestramento para melhorar, tenha calma. Em algum momento o cão irá entender o que ele pode e o que ele não pode. Jamais use violência ou grosserias!

cachorro rasgando papel higiênico

Faça o cão gastar energia acima de tudo

Conforme mencionamos durante o texto, o cachorro precisa gastar energia. Faça caminhadas, leve ele para o parque, brinque no quintal, deixe brinquedos por perto, ofereça brinquedos novos para sair da rotina, etc. Estas situações diminuirão a ansiedade do animal e farão ele sentir-se mais realizado.

Mantenha o papel higiênico longe

Por fim, você pode tentar manter o papel higiênico longe do alcance do animal. Esta situação não é a melhor, pois como mencionamos, o cão irá encontrar outra alternativa para gastar energia. Ele poderá começar a roer móveis e até a porta. Entretanto, é um passo interessante se trabalhado em conjunto com os anteriores. Desta forma você estará agindo no problema e também agindo na prevenção do que está causando este problema.

Este tipo de procedimento leva tempo. Um cão demora para assimilar o que ele precisa e o que ele pode ou não fazer. Principalmente se já for adulto. Por isso, vá aos poucos, tenha calma e dê tempo ao tempo. Boa sorte!