Um cachorro uivando pode ser um sinal de que algo está errado com ele o com as redondezas. Este é o indicativo mais claro para uma série de condições que vamos apresentar logo abaixo. Entretanto, é importante entender uma coisa: é comum que cães uivem. Isto não necessariamente significa que eles estão tristes, doentes ou com dor. Acompanhe para entender melhor o assunto.

Cachorro uivando: o que pode ser?

Seja dentro de casa, no quintal ou quando forem passear de carro, um cachorro uivando nem sempre é uma situação agradável. E isto se dá pelo fato de que o som torna-se angustiante com o passar do tempo. Mas não há o que fazer, se não desenvolver um adestramento de cachorro que possibilite ensiná-lo a ter comportamentos mais equilibrados.

Um cão, por sua natureza, vai uivar por uma série de razões que muitas vezes nem são tão plausíveis para o ser humano. Além do mais, a raça é determinante para as motivações do cachorro uivar. Assim sendo, preparamos uma lista com algumas das possibilidades mais comuns desta característica. Continue lendo!

cachorro uivando

Foto: Freepik

O contato visual comprometido

O principal motivo e muitas vezes o único para um cachorro uivando, é a sensação de contato visual comprometido com o resto de seus amigos e familiares. Isto significa dizer que toda vez que o cachorro não consegue enxergar determinados integrantes do “bando”, ele irá ecoar um som que possa os atrair.

E quando falamos em “bando”, significa a família ou mesmo companheiros caninos de quintal. Eles reproduzem este som justamente para que possam ser identificados e interpretados mais “verbalmente”.

Por exemplo, se você (tutor) sair de casa e fechar a porta, possivelmente o cão irá uivar para te procurar. Ou então, se você tiver dois cachorros e tirar um de perto do outro, aquele que sentir a falta primeiro da companhia, irá uivar na busca pelo amigo perdido.

Veja este filhotinho de beagle uivando.

cachorro uivando

Foto: Freepik

A busca pelos companheiros

Em uma matilha de lobos ou cães de caça selvagens, é muito comum acontecer a dispersão do bando depois de uma corrida para caçada ou mesmo para encurralar uma vítima. E para reagrupar, o líder daquele bando irá uivar na busca pelos amigos. Acima de tudo, isto acaba sendo uma situação de sobrevivência intrínseca a personalidade de cada animal caseiro.

E o mesmo irá acontecer com o cão que mora em apartamento ou casa com quintal amplo. Se ele tiver algum companheiro para brincar durante o dia a dia e, por qualquer razão, este parceiro sumir, os uivos serão constantes e intensos durante alguns bons dias.

Entretanto, vale também destacar que isto não é uma regra geral. Ou seja, cada raça irá apresentar um tipo de comportamento específico e pode ser que algumas sequer uivem para buscar o companheiro desaparecido. Afinal, sabemos que um Pinscher irá se comportar diferente de um Labrador em diversos aspectos, por exemplo.

cachorro uivando

Foto: Freepik

A busca por uma cadela no cio

Um cachorro uivando também pode ter uma das motivações mais básicas de qualquer animal selvagem: a busca pelo acasalamento. Sim, o seu cão pode estar uivando para buscar uma possível cadela no cio que esteja passando pela rua ou esteja próxima naquele momento.

Esta é uma das (se não a mais) comum das situações. E ela pode ser constante. Ou seja, todo dia, toda semana ou todo mês. Vai depender dos hormônios e da disposição do seu cachorro.

uivo do cão

Foto: Freepik

O estresse e a angústia do cachorro uivando

Um cachorro estressado ou mesmo um cachorro com medo, podem ser motivos suficientes para os uivos serem altos, sonoros e constantes. Sim, estas condições afetam e muito o comportamento e o bem-estar de nossos cãezinhos. Neste caso, eles irão uivar pois estão se sentindo estranhos, como se algo estivesse fora do lugar. E na verdade, está.

Um cachorro estressado ou mesmo angustiado poderá não só demonstrar isso através dos uivos, pois o cachorro uivando é apenas uma das consequências. Eles podem também desenvolver condições de doenças físicas e mentais devido ao acúmulo de energias negativas.

Assim sendo, cuidar dos nossos pets é o que de melhor podemos fazer. Alimentá-los corretamente, zelar pela saúde indo com frequência ao veterinário e, acima de tudo, dar muito amor e carinho. Desta forma, quando o cachorro estiver passando por uma situação assim, não brigue, não xingue e muito menos use a força física. Apenas respeite-o e busque mantê-lo confortável. Boa sorte.