Como o cão é o melhor amigo do homem, nos sentimos obrigados a corresponder com pequenos gestos que deixam os cachorros felizes! Brincar com seu amiguinho, acariciá-lo, mantê-lo bem alimentado ou garantir um bom descanso são algumas das ações que podem contribuir para a maior satisfação do seu cão. Portanto, ajudamos você a descobrir como saber se seu cão está feliz!

Como os cães sentem e mostram as emoções?

Os cães têm a capacidade emocional de uma criança de 2 a 2,5 anos, o que significa que experimentam emoções como alegria, medo e raiva. De fato, os cães têm os mesmos hormônios e sofrem os mesmos tipos de alterações químicas que os humanos durante as mudanças emocionais.

Como uma criança de 2 anos, seu cão não possui o vocabulário para lhe dizer como se sente. No entanto, também como uma criança, a linguagem corporal e o comportamento dos cães comunicam emoções. Por exemplo, a maioria de nós sabe quando nosso cão está “entediado”.

Cachorros felizes: como reconhecer

1 – Cão ativo é um cachorro feliz

Um dos sinais de como saber se seu cão está feliz é se ele está sempre ativo, com energia para brincar, seja com seus donos ou com outros animais.

Essa energia é o que mostra sua alegria, pois é um sinal de que ele deseja explorar e aprender coisas novas. No momento em que eles podem se mover livremente, é quando o animal de estimação se sente completamente satisfeito.

2 – Apetite é um sinal claro de felicidade

Como no ser humano, apetite é sinônimo de bem-estar. Assim, se seu cão ingerir as rações que você oferece a ele de uma maneira animada, você pode ter certeza de que ele está completamente feliz.

Se ele não comer a comida, é um sinal de que algo o aflige e você deve prestar mais atenção!

3 – Cachorros felizes procuram estar perto de você

cachorros felizes

Foto: Freepik

Quando você vê que seu cão tenta estar perto de você, é outro sinal de que ele se sente feliz. Ele pedirá carícias e amostras de afeto, além de se deitar para você coçar a barriga, querendo comunicar que confia em você e que está seguro sob sua tutela.

4 – Cachorros felizes descansam corretamente

Um período de sono adequado é outro método para saber se seu cão está feliz. Um cachorro feliz pode dormir (dependendo da raça) até 16 horas, distribuído entre o amanhecer e pequenos períodos de soneca durante o dia. Claro, esse sono é estendido até 20 horas por dia no caso de filhotes.

Este é um período mais do que suficiente para o cão estar preparado para os momentos de passear e brincar com você e outros animais.

5 – Tem olhar alegre e descontraído

É fácil intuir esse aspecto em cães, cujo humor é facilmente descoberto pelo brilho dos olhos e pela observação do relaxamento nos olhos. Como se costuma dizer, o olhar é o espelho da alma e, no caso desses animais, é uma expressão bastante precisa.

6 – Cachorros felizes tem a boca relaxada

cachorros felizes

Foto: Freepik

Como saber se o seu cão está feliz vendo a boca? Muito fácil, quando ele mostra a boca relaxada, que parece estar sorrindo, ele fica satisfeito. No caso de ofegar com a boca aberta, ele pode demonstrar que está com calor ou sob estresse.

7 – Sente-se curioso

Uma das características mais diferenciadoras dos cães em relação a outros animais é seu caráter curioso. Assim, a perda desse instinto pode denotar alguma apatia e infelicidade.

Os cães têm um interesse especial em tudo ao seu redor. Portanto, se você perceber que eles estão explorando tudo ao seu redor, é um bom sinal de que seu cão está feliz.

8 -Balança o rabo

Talvez este seja um dos aspectos que as pessoas que têm um cão mais observam para saber se ele é feliz. Os cães mexem instintivamente o rabo quando se sentem felizes, combinando esse movimento com olhos brilhantes e um olhar atento a tudo o que fazemos.

9 – Não morde muito

cachorro mordendo

Foto: Freepik

Lembre-se de que os cães usam os dentes para descobrir tudo ao seu redor, mas se houver um ponto em que eles mordem demais, isso pode ser um símbolo de estresse ou tédio. Outro ponto de como saber se seu cão está feliz será ver se ele não morde tudo o que vê em seu caminho.

Outros sinais de cachorros felizes

Em geral, um cão feliz terá uma linguagem corporal relaxada. Estes são alguns dos sinais físicos de um cão feliz :

  • Boca macia e parcialmente aberta
  • Orelhas relaxadas, não puxadas para trás ou esticadas em atenção
  • Postura geral relaxada, com cabeça erguida, cauda relaxada e postura confiante
  • Naturalmente, cada cão é diferente e a composição corporal pode variar. Mas, em geral, um cão feliz parecerá confortável e à vontade.

Sinais comportamentais de um cão feliz

Além das dicas de linguagem corporal, existem sinais comportamentais de felicidade em cães:

  • Cães felizes geralmente não são destrutivos. O comportamento destrutivo pode ser um sinal de ansiedade ou estresse.
  • Eles ficam felizes em brincar, passear ou dar um passeio no carro. Se o seu cão não estiver interessado no tempo de brincar, ele pode estar se sentindo mal ou com dor.
  • Inclinam-se na sua mão ou corpo. Cachorros felizes fazem muito contato corporal!
  • Eles ficam animados em vê-lo quando você entra pela porta.

Fatores como raça, idade e saúde podem afetar o comportamento do seu cão. E, claro, a personalidade de raça do seu cão desempenha um papel na maneira como eles expressam felicidade!

Como tornar seu cão ainda mais feliz

A melhor maneira de manter um cão feliz é simplesmente suprir suas necessidades físicas, intelectuais e emocionais. Certifique-se de que eles tenham uma dieta saudável, uma quantidade adequada de exercícios, estímulo mental suficiente e muito amor e carinho.

Outra maneira de garantir a felicidade do seu cão é cuidar da sua! Além de experimentar emoções próprias, os cães reagem ao nosso humor. Quanto mais saudável você se mantiver, mais confortável e satisfeito será o seu cão.

Por fim, lembre-se de que “felicidade” é apenas uma das muitas emoções que seu cão é capaz de sentir. É importante prestar atenção às pistas emocionais do seu cão. Pois alterações na linguagem corporal ou no comportamento podem indicar estresse emocional, desconforto físico ou doença. Mas também é importante permitir variações de humor.

Afinal, todo mundo fica irritado de vez em quando. Desde que o seu cão seja geralmente saudável, você pode garantir que ele esteja feliz!