O comportamento de uma cadela no cio pode mudar drasticamente. Se você está se perguntando como agir quando sua cadela entra no cio ou quão drasticamente o comportamento dela mudará, continue lendo e nós lhe daremos as respostas!

Uma cadela entra no cio pela primeira vez depois de atingir a maturidade sexual, que varia de cadela para cadela e de raça para raça.

Normalmente, a primeira vez é em torno de 6 meses e 2 anos de vida e pode durar duas ou três semanas. Se não forem castradas, as cadelas ficarão no cio aproximadamente duas vezes por ano ou uma vez a cada 6 meses.

Confira também nossa matéria com nomes de cadelas da raça pitbull.

Cadela no cio

cachorro triste

cadela triste – Foto: Freepik

O cio corresponde ao momento em que a fêmea é sexualmente madura para enfrentar uma gravidez. A chegada dessa maturidade varia de acordo com o tamanho do cão:

  • Cadela pequena no cio: entre 6 e 12 meses
  • Tamanho médio no cio: entre 7 e 13 meses
  • Cadela grande no cio: entre 16 e 24 meses

A cadela está no cio quando:

  • Urina com mais frequência
  • Levante as pernas de maneira diferente ao urinar – ou ao ver um cão macho
  • Presta mais atenção aos cães machos
  • Fica mais apegada
  • Tornar-se preguiçosa ou nervosa
    Tenta fugir

Humor da cadela

cadela

cadela – Foto: Freepik

Quando uma cadela está no cio, suas mudanças de humor podem ser muitas. Ela pode exigir muita atenção, ou ela pode se tornar agressiva e preferir ser deixada em paz! Além disso, ela também pode estar menos concentrada do que o normal durante atividades específicas, portanto, não se surpreenda se não responder às vezes à sua chamada.

E lembre-se: este é o pior momento para ensinar coisas novas ao seu cão, porque será muito difícil para ela se concentrar!

Marcação de território

As cadelas no cio, durante esse período, liberam muitos feromônios para que os machos saibam que estão prontas para se tornarem mães… É como se tivessem um alvo sempre preso à cauda! Assim, ela pode começar a marcar o território em casa ou no jardim, o que é perfeitamente natural, mas que pode não ser muito apreciado pelo dono da casa.

Comportamento sexual da cadela no cio

Seu comportamento mudará radicalmente, tornando-se subitamente aberta a qualquer relacionamento com um cão macho. Durante esse período, é melhor mantê-la sob controle para evitar surpresas indesejadas para a casa!

Verifique se o seu jardim está bem vedado e fechado para que nenhum cachorro possa entrar ou sair! Também é bom lembrar que, quando você for passear, deve prestar muita atenção; além disso, é preferível passear durante o dia.

Tentativas de fuga

cadela no parque

cadela no parque – Foto: Freepik

O desejo de se reproduzir durante esse período é realmente forte, assim você não apenas terá que afastar os principais candidatos, mas também deve evitar que ela corra para procurá-los! Se sua cadela acidentalmente descobrir a presença de outro cão não castrado por perto, ela definitivamente tentará escapar! Sempre verifique se você a tem sob controle para não fugir.

Se ela sair de casa ou do jardim depois de avistar um cão macho, será pouco útil chamá-la de volta e, além disso, também há a possibilidade de que ela seja vista por outros cães, piorando a situação.

Durante as caminhadas, mantenha-a perto de você e lembre-se de que o cão pode fugir de casa ou do jardim, mesmo na sua presença, por isso não pense em relaxar mesmo se estiver em casa!

Castração da cadela

Cachorro pequinês

Cachorro pequinês – Foto: Freepik

As cadelas não podem ser castradas quando estão no cio, mas após esse período, elas podem ser facilmente castradas, a menos que você queira que ela tenha filhotes! Uma vez castrada, o cão não sentirá mais a necessidade de ter filhotes.

Com que idade você deve castrar a cadela

Novamente, a castração em menos de seis meses está se tornando cada vez mais comum, embora haja vários problemas que podem ser causados ​​pela castração da cadela muito jovem.

Assim como nos cães machos, as fêmeas devem produzir hormônios de crescimento T3 e T4 que iniciam a produção juntamente com a maturidade sexual iminente, além de estrógenos para o desenvolvimento e regulação hormonais normais.

Uma cadela castrada muito jovem não terá tido a oportunidade de começar a produzir estrogênio e outros hormônios essenciais, o que pode levar a vários problemas na vida adulta.

Pastor de shetland

Pastor de shetland – Foto: Freepik

Uma vez que a cadela tenha completado seu primeiro ciclo menstrual, ela deve ser castrada logo em seguida. Castrar uma cadela no cio ou prestes a entrar no cio é muito arriscado para ela, e os veterinários não castram uma cadela no cio a menos que seja uma emergência.

Como em todos os aspectos do cuidado e bem-estar do cão, o veterinário é o mais adequado para aconselhá-lo sobre  castração. Ele pode determinar quando sua cadela atingiu a maturidade sexual, se você não tiver certeza, e irá ajudá-lo a entender quando está prestes a entrar no cio.

Principais perguntas sobre cadela no cio

dicas de nome para bichon frisé

Bichon Frisé sendo banhado pela dona. Foto: Freepik

1 – Posso separar cães durante o acasalamento?

Há uma resposta clara para isso: NÃO, sob nenhuma circunstância! Você pode facilmente ferir os dois cães, pois o membro do cão é aumentado, enquanto os músculos da cadela são contraídos.

2 – Posso dar banho na cadela durante o cio?

A resposta é sim, claro. Não há contra-indicações para lavar uma cadela no cio.

3 – A cadela não come durante o cio: isso é normal?

Uma redução no apetite durante o cio é completamente normal. No entanto, se ela jejuar por mais de um dia, um checkup do veterinário será útil.