Câncer em golden retriever: Golden retrievers são muito mais propensos a desenvolver câncer do que outras raças de cães. A consanguinidade e o isolamento genético são considerados algumas das causas mais prováveis.

O câncer em Golden Retrievers é um problema de saúde que preocupa muitos veterinários, pesquisadores e proprietários desses cães.

Nesta raça, é uma doença cada vez mais disseminada. Cerca de 70% dos Golden retrievers morrem de dois tipos de câncer: hemangiossarcoma cutâneo e linfoma.

A idade média de vida desses animais é de cerca de 9,5 anos. Infelizmente, a maioria das mortes é causada pela ação lenta, mas letal, de tumores malignos.

inteligência canina

Golden Retriever – Foto: Freepik

Quanto menor o cão, menor o risco de câncer. Na verdade, cães pequenos como chihuahuas ou maltês tem menos probabilidade de ter câncer.

Os cientistas acreditam que um hormônio que afeta o crescimento dos ossos e tecidos (IGF-1), que está presente em níveis baixos em cães de raças pequenas, pode ser um fator significativo.

Qual é a causa desses dados preocupantes? Se você deseja obter mais informações sobre o câncer em Golden Retrievers, recomendamos que você leia este artigo.

Causas de câncer em Golden Retriever

Golden Retriever

Cão Golden Retriever – Foto: Freepik

Com o termo câncer, nos referimos a um grupo de doenças causadas pelo crescimento anormal de um grupo de células. Isso ocorre devido a mutações genéticas que interrompem os ciclos celulares normais, causando divisão incontrolável de células que acabam atacando outros tecidos.

Quando as células crescem descontroladamente, aparecem os chamados tumores malignos. Se essas linhas celulares entrarem no sangue ou na corrente linfática e se estabelecerem em outros órgãos, ocorrem metástases.

A definição de câncer que acabamos de dar é universal, quer estejamos falando de humanos ou golden retrievers.

No caso dos Golden Retrievers, as causas do câncer não são totalmente conhecidas. O que se sabe é que é um problema genético, visto que o percentual de neoplasias em outros cães chega a 20% e em Golden Retrievers chega a 60%.

Embora nenhuma causa específica tenha sido encontrada, vários estudos relacionaram os tumores desenvolvidos por esta raça de cachorro com a hereditariedade.

Tipos de câncer em Golden Retriever

Mulher com Golden Retriever

Mulher com Golden Retriever – Foto: Freepik

Como mencionamos anteriormente, até 7 em cada 10 cães desta raça podem ter câncer durante a vida. Essa probabilidade é maior para machos (66%) e ligeiramente menor para fêmeas (57%); como no caso dos seres humanos.

Em cães que morreram de câncer, o diagnóstico histológico revela que dois tipos específicos de neoplasias ocorreram na maioria dos casos: hemangiossarcomas e linfomas.

1. Hemangiossarcoma

Mulher e cachorro

Mulher e cachorro – Foto: Freepik

Cerca de 23% dos Golden Retrievers morrem dessa neoplasia. É um tumor altamente maligno que pode se desenvolver em veias, artérias ou capilares sanguíneos. Como esses sistemas estão presentes em todo o corpo do animal, os tumores podem aparecer em quase qualquer lugar.

Detectar esse tipo de câncer pode ser muito difícil, a menos que seja em um vaso sanguíneo superficial. Nesse caso, o cão terá a massa tumoral logo abaixo da pele. Isso nos permitirá localizar o tumor.

Sintomas de câncer em golden retriever

Nos tumores que se desenvolvem internamente, porém, o animal apresenta:

  • Perda contínua de sangue;
  • Cansaço;
  • Fadiga;
  • Gengivas pálidas.

Depois que o veterinário faz o diagnóstico, cirurgia e quimioterapia são os únicos tratamentos possíveis. No entanto, o prognóstico não é nada bom. Apenas 10% dos cães conseguem viver mais um ano após o diagnóstico e tratamentos relacionados.

2. Linfoma é um câncer em golden retriever

o temperamento do golden retriever

Cachorro com sua dona – Foto: Freepik

O linfoma é a causa de aproximadamente 18,5% das mortes em Golden Retrievers. Esse tipo de câncer afeta o sistema linfático e os gânglios linfáticos e pode ser localizado ou generalizado. Existem quase trinta tipos de linfomas que afetam os cães. Portanto, não podemos nos alongar em todas as peculiaridades de cada linfoma.

No entanto, podemos dizer que o linfoma mais comum em cães é multicêntrico. Assim, 85% de todos os casos são caracterizados por inflamação dos gânglios linfáticos do animal.

A quimioterapia é a única maneira de lidar com essa doença. Infelizmente, o prognóstico é altamente variável.

O que pode ser feito para evitar o câncer em golden retriever?

o temperamento do golden retriever

Golden Retriever – Foto: Freepik

Infelizmente, o dono não pode fazer nada. A tarefa está com pesquisadores e criadores que podem descobrir os genes que causam essas doenças graves.

Uma vez identificados os genes, os cães portadores dessas mutações devem ser isolados para evitar que se reproduzam.

Doenças da raça Golden Retriever

As doenças genéticas do golden retriever são um assunto complexo e delicado. Porque esta raça ganhou amor e admiração em todo o mundo por sua aparência brilhante e caráter sociável.

No entanto, ao trazer um bebê fofo para casa, você assume a responsabilidade por sua saúde. Você deve entender que sempre existe a probabilidade de doenças que se manifestarão no futuro.

Displasia do quadril

o temperamento do golden retriever

Foto: Freepik

Os casos mais comuns são displasia do quadril e displasia do cotovelo. Essas patologias são encontradas em muitas raças grandes.

Elas podem progredir com cuidados inadequados de animais de estimação. Por exemplo, com um cão com excesso de peso, cargas pesadas, lesões.

A displasia do quadril é uma doença hereditária em que a articulação do quadril (articulação do quadril) é disforme e tem tendência a se deslocar. Esta patologia frequentemente afeta raças de cães de médio e grande porte, incluindo o golden retriever.

É considerada uma doença genética multifatorial, portanto o meio ambiente também desempenha um papel importante na manifestação da displasia do quadril.

Uma vez evoluído, se o cão afetado for devidamente cuidado, pode ter uma vida confortável, calma e duradoura.

A displasia da anca não é evidente em cachorros, pois é uma doença que se desenvolve com a idade.

Também pode passar despercebido em golden retrievers adultos que são resistentes à dor e, portanto, não mancam ou apresentam outros sintomas óbvios.

É importante excluir a tempo a presença de displasia da anca no golden retriever através de uma radiografia da anca do cão desde o primeiro ano de vida.

Os raios X feitos antes dessa idade podem apresentar falsos negativos e, portanto, não são recomendados. Alguns veterinários recomendam fazer o raio-X quando o cão atingir os dois anos de idade para obter resultados mais confiáveis.

Atrofia progressiva da retina

Outra doença comum entre Goldens. Leva à perda total da visão. Existem também outras doenças oculares hereditárias. Por exemplo, a síndrome de Horner, na qual se desenvolve uma patologia das pálpebras e pupilas.

Com entrópio ou ectrópio, ocorrem danos aos olhos como resultado do crescimento prejudicado dos cílios.

Catarata hereditária

Catarata é a opacidade da lente do olho e é um problema comum no golden retriever. Geralmente podem ser diagnosticados em uma idade precoce e nem sempre afetam a visão.

No entanto, podem levar à perda total da visão e, por isso, é muito importante fazer check-ups veterinários anuais.

Existem também cataratas não hereditárias, tanto na raça Golden quanto em outras raças de cães.

Para confirmar ou descartar a presença de catarata, bem como saber se são hereditárias e decidir sobre o tratamento, o golden retriever deve ser avaliado por um veterinário oftálmico.

Mielopatia degenerativa

Doença que causa disfunção das patas traseiras. O cachorro perde a sensibilidade. A ruptura da medula espinhal leva à paralisia dos membros.

Alergias

As alergias ocorrem principalmente no nível da pele. Essa condição causa-se pela exposição constante do animal a alguma substância ou alimento que contém um alérgeno.

Quando isso acontece, ocorre uma reação exagerada do sistema imunológico, que tenta se defender daquela substância.

Você notará essa situação se seu cão coçar muito na altura da pele e se coçar com frequência.

Além disso, você será capaz de observar diferentes erupções na pele ou vermelhidão que o fazem perceber isso mais facilmente. É importante prestar atenção ao meio ambiente para determinar o que pode causar esse desconforto.

Diante desse tipo de doença do Golden Retriever, é necessário ir ao veterinário, que indicará o tratamento certo.

Estenose aórtica subvalvar

Esta é uma das doenças do Golden Retriever ligadas ao sistema cardiovascular. Ou seja, uma doença coronária hereditária.

Claro, o veterinário é quem pode fazer a avaliação correspondente e determinar se o seu cachorro pode desenvolver ou não esta condição.

Recomendações para evitar o aparecimento de doenças em Golden Retrievers

o temperamento do golden retriever

Foto: Freepik

Esta é uma raça que ganha facilmente sobrepeso. É por isso que é muito importante que você continue levando seu cachorro para se exercitar. Ou seja, ele precisa de atividade física constante, sem exagerar.

Além disso, é vital cuidar de sua dieta. Isso implica fornecer quantidades suficientes de proteínas, bem como manter o equilíbrio com os outros nutrientes.

Seu banho pode ser feito a cada mês e meio. E você também precisa limpar seus ouvidos com frequência para evitar processos infecciosos. Dessa forma, evita-se a presença de carrapatos, pulgas, fungos, que podem gerar doenças.

Finalmente, lembre-se de que você deve levar o cachorro ao veterinário periodicamente. Pois é este profissional que sabe tratar as doenças do Golden Retriever, como também ajudar a preveni-las.