Há fortes evidências que sugerem que o cão maltês é uma raça antiga, pois cães de aparência semelhante aparecem em obras de arte gregas que remontam a 500 AC. Aristóteles também faz menção a uma raça chamada “melitaei catelli”, por volta de 370 aC, que provavelmente era de um maltês.

Eles tomam seu nome da ilha de Malta, que é onde eles ganharam notoriedade. Acredita-se que o cão maltês é descendente de um Spitz, ou raça similar, pertencente a antigos moradores dos lagos suíços.

Eles têm sido historicamente favorecidos pelos nobres e também foram usados ​​como bens de comércio, valorizados por sua beleza e reputação como edredons naturais, com habilidades até mesmo para curar os doentes.

Como é o cão maltês?

cão maltês

Apesar de sua reputação como uma “raça aristocrática”, o cão maltês tem um comportamento animado e brincalhão. Ele é companheiro dos humanos e também é uma excelente opção para quem mora em pequenos apartamentos, pois eles preferem espaços fechados.

O cão maltês pode não ser a melhor escolha para lares com crianças pequenas. Pois seu tamanho pode torná-lo sensível ao ser manuseado, o que pode levar a uma reação desagradável. A socialização precoce pode impedir tais ocorrências.

O cão maltês, muitas vezes pode sofrer de ansiedade de separação. Ele foi criado para ser animal de companhia e precisa ser tratado como tal. Ele não deve ficar de fora por longos períodos de tempo e exige muita atenção.

É fácil ver o cão maltês como sendo frágil, mas os malteses devem poder brincar com os cães maiores e não serem protegidos deles. Eles podem ser extremamente ágeis e muito bons em alguns esportes.

O cão maltês tem maior risco de:

Fatos curiosos sobre o cão maltês

1.  Maltês não é o único nome que ele teve

cão maltês

Ao longo de sua existência, a raça teve vários apelidos diferentes. Alguns como cão consolador, o cão leão maltês, o terrier maltês, o cão Melitaie, o cão das senhoras romanas, o cão de choque e o Spaniel gentil.

2. O pelo branco não é por acaso

Os cães foram criados especialmente por imperadores romanos para ter esse pelo branco que conhecemos hoje. A cor branca era sagrada para os romanos, que queriam que seus animais de estimação exibissem um ar de divindade.

3. O cão maltês é uma boa escolha para os donos da primeira vez

O maltês é um ótimo cão de primeira viagem porque é muito dócil por natureza e, portanto, fácil de treinar.

4. O cão maltês é conhecido por gostar um pouco do som de suas próprias vozes

maltes

Como tal, é essencial que os proprietários suavizem suavemente o desejo do animal de latir quando os filhotes ainda são jovens, mas isso precisa ser feito com cuidado para não assustá-los, o que pode acabar levando-os a latir ainda mais. Em suma, um maltês latiria para chamar a atenção e para deixar o mundo saber como eles são infelizes em serem deixados sozinhos.

5. Não gosta de água

O cão maltês não gosta muito de água e não é um bom nadador. Qualquer um que compartilhe uma casa com um cachorro que não gosta de nadar nunca deve forçar seu animal de estimação a entrar na água, porque isso realmente os assustará.

6. O cão maltês muda sua personalidade ao envelhecer

cachorro

Quando os malteses alcançam seus anos dourados, eles diminuem a velocidade de muitas maneiras e eles podem começar a mostrar sua idade com mais pelos grisalhos aparecendo em seus rostos e, mais especialmente, em torno de seus focinhos.

Além de uma mudança em sua aparência, a personalidade maltesa também pode mudar e isso inclui o quão rápido eles são para responder a um comando ou quando seus nomes são chamados. A razão para isso é que a audição de muitos cães mais velhos não é tão boa quanto antes.

Outras mudanças a serem observadas em um maltês quando eles atingem seus últimos anos incluem o seguinte:

  • Sua visão pode ser prejudicada
  • Seus dentes podem não estar em boas condições, o que significa que eles podem precisar de tratamento dentário.
  • Os cães mais velhos tendem a dormir mais durante o dia e levantam-se mais frequentemente à noite, o que é frequente porque a sua função cognitiva não é tão acentuada como quando eram jovens.
  • Eles tendem a ser menos tolerantes a ruídos e sons altos.
  • Os cães mais velhos sofrem frequentemente de problemas nas articulações, o que pode levar à artrite, sendo assim, vale a pena investir numa cama confortável para cães.

7. Éum bom cão de apoio emocional

maltês

O maltês é um cão de companhia. Esta raça é muito carinhosa com seus donos, muitas vezes ao ponto de ser bajuladora. Os malteses são conhecidos por amar dar beijos. 

Esta raça prospera na atenção, e gosta de estar ao lado de suas pessoas favoritas, e de preferência em cima delas. O cão maltês não gostam de ficar sozinho, e geralmente sofre de grave ansiedade de separação quando deixados sozinhos por longos períodos. 

Esta raça pode não ser uma escolha ideal para os proprietários que devem deixar o cão em casa por longas horas em uma base regular.