Ter um cão sozinho muitas vezes não é tarefa fácil: seja pelo lado físico ou emocional! Se você também tem problemas em deixar o seu cachorro muito tempo na solidão enquanto você trabalha, acompanhe este texto e saiba o que você pode fazer para amenizar o problema e, consequentemente, manter o animal mais entretido e feliz.

Cão sozinho – Dicas para deixá-lo mais feliz

Você tem pena de deixar seu cão sozinho? Há razões para que este sentimento domine o seu dia quando tiver que deixar seu animal solitário em casa. Os pensamentos vão pra ele a todo instante. Seja se você está adotando um cão agora ou mesmo se ele já faz parte da família há um bom tempo.

Fato é que estas situações são desagradáveis tanto para o dono quanto para o animal. Sim, os cães sentem falta do dono a todo instante. E demora até que eles estejam acostumados com a situação de viverem solitários por algum tempo do dia. Um adestramento de cachorro de qualidade precisa ser feito e, talvez, isto fará os problemas diminuirem.

Mas para que você consiga tomar algumas atitudes com relação a isso, acompanhe nossas dicas e coloque-as em prática. Veja abaixo.

cão sozinho

Foto: Freepik

O que é um cão gregário?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é um cão gregário. Bom, um cão gregário nada mais é do que um ser que precisa da companhia de outro para viver bem. Aí você deve estar se perguntando: e os cães de rua? Bom, os cães de rua são extremamente infelizes, uma vez que com o passar do tempo eles se acostumem com esta situação e passam de uma fase de tristeza para uma fase de aceitação. Mas se for um cão criado há muitos anos próximo dos donos, talvez nunca se acostume.

E o mesmo ocorre com nossos animais de estimação que são tão bem cuidados dentro de casa. Por mais que eles tenham uma qualidade de vida muito melhor do que um cão de rua, saiba que isso não tira nossa responsabilidade de mantê-los felizes. E para que isso ocorra de forma ainda mais completa, a sua presença é fundamental na vida dele. Só assim ele se sentirá seguro, amado e acarinhado. Vamos para as dicas!

cão sozinho

Foto: Freepik

1- Não faça longas despedidas ao sair para trabalhar

A primeira dica para que seu cão tenha dias solitários mais tranquilos, é não se despedir de forma muito efusiva de manhã quando sair para trabalhar. Os cães irão de um nível equilibrado de alegria para uma nível extremamente alto. E isto é muito prejudicial, pois é bem no momento que você terá de deixá-lo.

Por isso, ao sair para trabalhar, apenas fale com ele de forma natural e deixe-o fazendo o que ele está fazendo. Se ele já estiver entretido com algo, melhor ainda. Pois quanto mais atenção darmos a ele, mais ele vai entender que aquele momento é divertido. E, no longo prazo, ele sentirá muita falta logo após o momento de você sair. Talvez você o ouça chorar assim que fechar a porta!

Portanto, equilíbrio e pouca interação neste momento.

cachorro preto sozinho

Foto: Freepik

2- Não faça longos cumprimentos ao chegar do trabalho

Assim como manter um ânimo equilibrado na despedida, mantenha a mesma postura na chegada! Embora isso possa parecer difícil (e é!) pois você está esperando o dia todo para vê-lo, é importante que aconteça. Mas, por qual motivo? Simples: o cão precisa entender que você sair e voltar é normal e nada demais vai acontecer! Pois ele não pode associar as extremidades da solidão com a sua presença: nem quando você sair, nem quando você chegar.

Depois de alguns minutos em casa, você poderá interagir com ele de forma mais direta. Fale, brinque, dê comida, pegue no colo, etc. Afinal, ele precisa sentir que você ama ele. Caso contrário, facilmente ele se sentirá abandonado. Por isso, equilíbrio é necessário!

3- Deixe brinquedos espalhados pela casa

Esta dica é clássica mas muito útil: deixe brinquedos espalhados pela casa. Um cão sozinho irá procurar alternativas para se entreter. E muitas vezes, a curiosidade irá ajudar neste processo. Desta forma, se você manter um brinquedo em cada cômodo, ele irá ficar feliz ao encontrar e brincará por algum tempo sem enjoar. E quando for para o próximo cômodo, tudo recomeça com um novo brinquedo!

cachorro sentado

Foto: Freepik

Uma dica é usar brinquedos com ração. Ou seja, estimular o cão a interagir por muito tempo com o brinquedo até que ele consiga extrair a ração que está dentro. Esta é uma forma muito prática e efetiva de fazer com que um cão sozinho sinta-se feliz e nem veja o tempo passar.

Aproveite para conferir também este artigo sobre como os cachorros escolhem seus brinquedos preferidos.

4- Esconda ração em cômodos para entreter um cão sozinho

Além da ração nos brinquedos, você pode esconder ração nos cômodos da casa. Por exemplo, um pouco em baixo da cama, um pouco atrás da cortina, perto do sofá, enfim. Procure por locais em que, ao desbravar, o cão encontre uma recompensa. Isto fará com que ele ande e percorra a casa atrás destas recompensas e assim consiga se entreter até a sua volta.

Com estas dicas, certamente você já conseguirá ter um cão muito menos solitário. Não existe receita mágica. Cada raça é única e irá se comportar de uma forma. Por isso, nunca dispense uma ajuda profissional para trabalhar o comportamento do seu cachorro de uma forma que proporcione muito mais qualidade de vida, conforto e aconchego. Afinal, tudo que queremos é que nossos cães sintam-se felizes. E, assim, conseguimos ter um dia tranquilo e muito produtivo no trabalho. Boa sorte!

Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre como fazer o cachorro dormir sozinho.