Os carros feitos para cachorro estão cada vez mais em alta. Afinal, nossos amiguinhos também precisam de conforto e segurança para serem transportados. Seja uma viagem curta até o veterinário, ou mesmo um passeio longo, em um domingo ensolarado.

Mas, quais são estes carros? E quais são os cuidados básicos que você precisa tomar para transportar seu cãozinho? É o que entenderemos neste artigo. Assim sendo, acompanhe o texto a partir de agora.

Carros feitos para cachorro – Quais são os melhores?

Os cachorros praticamente fazem parte de uma família. E isso incluí tomar decisões que abrangem as necessidades do amigo de quatro patas. As viagens em família por exemplo, precisam de um espaço para o dog descansar, se esticar e se sentir confortável.

Afinal, muitos cães podem passar mal por conta de longos trajetos, precisando de algumas paradas até o destino. E, cá entre nós, alguns modelos de carros não são os mais indicados para um cão grande, como o de raça terra nova, por exemplo.

Assim sendo, para os tutores que amam um carro adaptado, existem modelos de carros-conceito. Eles foram criados especialmente para transportar cachorros. Veja alguns abaixo.

carros feitos para cachorro

Cachorro dentro do carro – Foto: Freepik

Nissan X -Trail 4Dogs

Pensado para tutores com cães de médio e grande porte, o Nissan X-Trail 4Dogs foi desenvolvido para os donos que não conseguem passear com seus cães. Com um bagageiro de 565 litros, o espaço foi criado para abranger todas as necessidades do doguinho. Possui uma caminha adaptada, rampa de acesso, chuveiro e tigelas para comida e água.

Além disso, todo o interior do bagageiro é forrado com tecido. Conta, ainda, com uma variedade de utensílios, como mangueira para banho, secador integrado e um sistema de refrigeração e secagem. Assim sendo, se você quiser que o animal esteja limpo e cheirosinho para entrar no veículo, você conta com um tapete para banho e todos os acessórios necessários.

No ambiente interno, é possível ter acesso a ganchos e coleira para prender o cão durante a viagem. Há, ainda, um sistema inteligente para oferecer comida. Esse sistema automatizado é para oferecer alimentos quando o cachorro acionar o contato. A tigela com água possui um dispensário para não desperdiçar líquidos.

Assim sendo, para a segurança dos doguinhos no bagageiro, tudo é monitorado por vídeo e áudio. Facilitando, assim, o cuidado com seu amigo.

Veja também: Como levar cachorro no carro.

Land Rover Discovery

O Land Rover Discovery da linha “Pet Packs”, foi lançado especialmente para os tutores de cachorros que não abrem mão de viajar na companhia do seu melhor amigo. Com um bagageiro de 700 litros, um tapete à prova d’água e um espaço para bancos, o automóvel oferece uma suspensão ajustável que ajuda no acesso do cão.

Alguns modelos possuem também uma rampa de acesso, chuveiro portátil, tigelas adaptáveis para comida e proteção em toda a extensão do compartimento. Assim sendo, os acessórios podem ser vendidos separadamente, disponíveis para os modelos de carro: Discovery, Discovery Sport, Ranger Rover, Ranger Rover Evoque, Ranger Rover Velar e Ranger Rover Sport.

carros feitos para cachorro

Cachorro dentro do carro – Foto: Freepik

Skoda Octavia

Um dos modelos mais populares de carros feitos para cachorro, é o Skoda Octavia. Ele é um modelo estilo perua. Com uma distância de eixos de 2685 mm, é ideal para viajar com toda a família, incluindo seu cachorro. Seu bagageiro é até mais grande que o Nissan X-Trail, medindo 610 litros, o que é considerado extremamente grande para transportar cachorros de grande porte.

No entanto, é possível levar o seu pet no banco traseiro. Afinal, a montadora Skoda Auto, desenvolveu um cinto de segurança “pet friendly”. Chamado de Dog Safety Belt, o cinto de segurança para cachorro pode ser adaptado a qualquer tamanho e raça do animal.

Infelizmente, esse modelo de carro feito para cachorro não é comercializado no Brasil. Mas em Portugal e outros países Europeus ele é bem conhecido.

Smart Forfour

A Smart é uma montadora Alemã que desenvolveu um carro para cachorro: o Smart Forfour! Ele é um automóvel pequeno mas muito confortável para seu pet. O banco traseiro foi pensado para comportar cães mais velhos ou pequenos, evitando que ele salte para entrar ou sair do veículo.

Com isso, o banco traseiro possui um equipamento que desce até 12 cm. Esta é uma almofada confortável e segura para o cachorro.

carros feitos para cachorro

Família passeando com seus cães – Foto: Freepik

WRV Honda

O modelo da Honda WRV não foi desenvolvido exclusivamente para adaptar os cães. Mas seu espaço inteligente, faz do veículo um “pet friendly”. Ideais para cachorros de porte grande, este estilo de carro para pet, permite baixar os bancos completamente, ampliando o espaço para 1000 litros. Isso no modelo Utility.

Se tratando de estradas, sabemos que existem muitas que estão em péssimo estado. O que dificulta o transporte. No entanto, este modelo traz um conjunto especial de suspensão. Traz menos impacto do contato com estradas de terra ou asfalto danificado.

Cuidados ao transportar seu cachorro no carro

O carro que for escolhido para transportar cachorro, deve receber alguns cuidados. Mesmo que for para uma viagem rápida até o veterinário, ou mesmo em um fim de semana de folga. Assim sendo, veja algumas dicas para que tudo dê certo no momento do transporte.

Faça a proteção dos estofados do carro

A proteção do estofado do carro é de extrema importância. Você não vai querer manchar o banco do carro com patinhas sujas, pelos ou mesmo fezes do animal, não é mesmo? Se possível, leve um aspirador de ar portátil, a fim de limpar os resíduos e sujeiras que podem resultar em manchas.

Invista em acessórios confortáveis

Para uma viagem mais longa, aposte em mantas quentinhas, almofadas para forrar os cantos do banco ou o porta malas. Mas não exagere para o cachorro não se sentir sufocado, ok? Assim sendo, os excessos podem acabar mais atrapalhando, do que propriamente ajudando a deixar o cachorro confortável.

cão sorrindo no carro

Cachorro dentro do carro – Foto: Freepik

Mantenha a segurança no interior do carro

No quesito segurança, escolha coleiras adequadas. Elas devem ser do modelo peitoral. Assim, você consegue prender o cachorro ao carro, evitando acidentes com freadas bruscas. E o cão não se machuca, claro. Assim sendo, outro acessório bem interessante, é o adaptador de cinto de segurança para cachorro. Ele possui fivela de regulagem para o tamanho do animal.

Ainda existem cadeirinhas de transporte para cachorros pequenos e coletes especiais que se adaptam ao tamanho do doguinho.

Uma outra dica é investir em uma tela de proteção. Afinal, para cachorros grandes é uma garantia de uma viagem mais tranquila. E se for viajar de carro para um local distante, existem acessórios como bebedouros e comedouros portáteis. Eles são fáceis de transportar e alimentar cães.

Apesar da maioria dos carros feitos para cachorro não serem comercializados no Brasil, é preciso adaptar seu automóvel para transportar o seu amigo. Assim sendo, você garante uma viagem divertida e sem imprevistos para toda a família.