Quem tem um cãozinho sabe que alguns pequenos “desastres” podem acontecer, principalmente nos primeiros meses de um filhote, que ainda está aprendendo as regras básicas da convivência. Veja o que fazer para tirar o cocô de cachorro do tapete.

Uma situação que acontece bastante é o pet fazer suas necessidades no local errado e esse problema é ainda pior quando essa sujeira é feita no tapete, já que a limpeza nesse local pode ser bem complicada.

Cocô de cachorro no tapete

Cocô de cachorro no tapete – Foto: Freepik

Mas para ajudar aquele tutor que não sabe o que fazer diante dessa situação, selecionamos algumas dicas que vão ser de grande ajuda na hora de fazer a limpeza no tapete. Confira!

Limpando o tapete sujo de cocô de cachorro

Ao se deparar na situação onde o cachorro faz cocô no tapete, não entre em desespero. Mesmo sendo uma situação desagradável, fazer a limpeza nesse local pode ser bem mais fácil seguindo essas dicas simples, mas eficazes.

Essa é uma dica para remover aquele cocô com uma textura mais firme, para reproduzir em casa você vai precisar:

  • Uma pá
  • Pano limpo
  • Água
  • Detergente

A primeira coisa a fazer é:

  1. Remover o cocô com uma pá, essa remoção deve ser com cuidado e delicadeza para evitar que o cocô acabe grudando no tapete;
  2. Depois de removido, use o pano que deve ser umedecido e aplique um pouco de detergente;
  3. Agora é só esfregar a área suja e depois usar um pano molhado para tirar o excesso do detergente;
  4. Para finalizar use um pano seco para enxugar o local que foi limpo.

Conheça a dica de Oprah para limpar aquela sujeirinha de cocô de cachorro

Mulher no sofá olhando o cachorro – Foto: Freepik

Oprah Winfrey, uma das maiores comunicadoras do mundo, tem uma dica maravilhosa para quem precisa limpar o tapete depois do cachorro ter feito aquela sujeirinha.

Essa dica é ideal para limpar aquele cocô com textura mole e que dar um trabalhão para limpar.

A forma de fazer a limpeza é bem simples e os ingredientes são aqueles encontrados nas maiorias dos lares.

Para fazer a limpeza você vai precisar:

  • Água com gás
  • Detergente
  • Pano limpo e seco

A primeira coisa a fazer é:

  • Colocar um pouco de água com gás na sujeira, as bolhas vão ajudar na remoção do cocô e essa ação vai evitar que sujeira penetre no tecido.
  • Depois que o líquido parar de borbulhar, pegue um pano para remover o excesso.
  • Se o tapete continuar com algum residiu, repita novamente o processo de colocar a água com gás e depois limpe o excesso.
  • Vá repetindo até que a excesso seja removida. Para finalizar, use um pano com algumas gotas de detergente e esfregue o local e enxague com mais água com gás.

Confira também: Cachorro comendo cocô: entenda o motivo!

Bicarbonato, um grande aliado!

Cachorro no tapete com pelo na boca – Foto: Freepik

O bicarbonato pode ser um grande aliado para fazer a limpeza do tapete, principalmente se o local ficar manchado. Para fazer a limpeza você vai precisar:

  • Bicarbonato
  • Água com gás
  • Escova de dente
  • Pano limpo
  • Detergente
  • Espátula
cocô de cachorro

Cachorro dormindo – Foto: Freepik

Para começar a limpeza:

  1. Primeiro o cocô deve ser removido.
  2. Use a pá para remover a sujeira, dependendo da consistência, algumas partes podem ficar fixas sobre o tecido.
  3. Use uma espátula para remover o restante que ficou no tapete.
  4. Depois que a sujeira for removida, polvilhe uma quantidade de bicarbonato sobre a área manchada, até que o local fique coberto.
  5. Em seguida despeje a água com gás e aguarde um minuto para que a solução faça efeito.
  6. Depois de aguardar um minuto, pegue a escova de dente, que pode ser uma velha ou aquelas escovinhas de unha, e esfregue sobre a área do tapeto que está suja.
  7. Use o pano úmido para remover o excesso da substancia e depois aplique uma pequena quantidade de detergente e esfregue com um pano.
  8. Para finalizar, passe o pano novamente no local e finalize secando o tapete com um pano seco ou com papel toalha.

Veja também: Xixi e cocô no lugar certo para seu cão: 3 dicas para ensinar

Limpeza do tapete sujo com cocô de cachorro: o que você precisa saber!

cocô de cachorro

Cão junto com gato – Foto: Freepik

Antes de iniciar a limpeza do tapete, você precisa conhecer alguns detalhes que vão fazer com que a limpeza seja feita com sucesso.

  • Use luvas – Antes de fazer a limpeza do local, você tem que se proteger, então sempre use luvas para fazer uma limpeza com segurança. Depois de finalizar sempre lembre de fazer a higienização das mãos.
  • Não deixe para limpar depois – Não espere o cocô secar para fazer a limpeza, ou isso pode acabar dificultando o trabalho. Assim que notar que o cachorro fez as necessidades no tapete já faça a limpeza.
  • Limpe bem o local – Não adianta só remover o cocô e não fazer a higienização do local. Além de ser uma prática nem um pouco higiênica, ao fazer essa limpeza superficial, as bactérias do cocô não são eliminadas e pode acontecer uma contaminação. Outro problema é quem sem fazer uma limpeza de forma correta, o odor vai continuar no local e vai ser uma espécie de marcador para o animal fazer novamente as necessidades no mesmo lugar.
  • Finalize a limpeza com algum neutralizador de odores – Para evitar que o pet continue fazendo cocô no tapeto, o ideal é finalizar a limpeza com algum neutralizador de odores.

Como evitar que o cachorro faça as necessidades no lugar errado

cocô de cachorro

Cachorro no tapete – Foto: Freepik

Uma das coisas que evita que o pet faça as necessidades em lugares impróprios é reservando um lugar para o cachorro fazer as necessidades.

Esse lugar deve ser distante de onde o cachorro come e descansa, também deve ser espaçoso, já que o cachorro gosta de dar voltas antes de fazer a necessidade.

Ao escolher o lugar, use materiais absorventes para cobrir o chão, que pode ser com jornais ou com os tapetes higiênicos, que são desenvolvidos para essa função.

Com o local preparado, o tutor deve levar o animal várias vezes para que ele comesse a se habituar com o banheiro. Uma forma de ensinar ao cãozinho qual é o lugar certo é usando alguns incentivos quando o animal fazer cocô ou xixi no local adequado.

Uma coisa que pode fazer com que o cão acabe fazendo as necessidades fora do banheiro é a falta de higiene do lugar. O local deve ser limpo, os jornais devem ser trocados diariamente, caso use tapete higiênico, ele deve ser limpo com frequência.