Cansar um filhote de cachorro é uma tarefa árdua para tutores de primeira viagem, e para aqueles que já perderam a “prática” com os bichinhos pequenos. Afinal, quem tem um cachorro filhote sabe o quanto ele pode ser super empolgado e agitado, não é mesmo?

E como sabemos que “brigar” não adianta (e nem deve acontecer esse tipo de coisa!), só nos resta criar uma atmosfera divertida, estimulante e que ajude o cãozinho a queimar calorias e gastar energia. Para isso, precisamos nos atentar à rotina, à organização do ambiente e aos brinquedos que oferecemos para o pet.

A seguir, no entanto, vamos lhe dar diversas dicas super interessantes e que com certeza vão lhe ajudar a criar uma rotina muito mais estimulante para o cãozinho, que além de gastar energia, vai aprender muita coisa nova. Vamos lá?

Como cansar um filhote de cachorro

Cachorro filhote descansando. Foto: Freepik

Como cansar um filhote de cachorro? Lista de ideias para você!

Para você aprender a cansar um filhote de cachorro, observe sempre como está o ambiente no qual ele se insere. Ele tem recebido estímulos o suficiente? Você tem dado atenção para o seu pequeno amigo? Pense sobre isso!

Esses cuidados são fundamentais na hora de estabelecer uma rotina consistente e equilibrada. A seguir, você encontra diversas sugestões nossas que visam lhe dar um apontamento sobre como agir com o seu cachorro filhote. Veja:

Faça com que o ambiente não seja monótono

O primeiro passo é analisar todo o cenário. Cansar um cachorro filhote é mais simples do que se imagina, desde que o ambiente em que ele está conte com atividades contagiantes e estimulantes. Se o espaço for muito monótono, sem brinquedos e sem nenhum tipo de atividade, o cãozinho não conseguirá gastar a sua energia de maneira saudável. E é aí que nasce o perigo.

Como cansar um filhote de cachorro

Menina abraçando dois cães filhotes. Foto: Freepik

Muitos cachorros filhotes começam a desenvolver o hábito de mastigar e roer objetos dentro de casa, com o intuito de gastar mais energia ao longo do dia. Se ele não possui brinquedos adequados e um espaço para brincar, caminhar e se divertir, a tendência é que ele descarregue a energia de uma forma mais agressiva e inadequada.

Portanto, o primeiro passo é fazer um mapeamento do ambiente. Observe as características dos cômodos que o cachorro filhote tem acesso. Leve em consideração se:

  • Ele tem espaços para brincar e se esconder;
  • Ele tem brinquedos ao seu alcance;
  • Ele tem brinquedos meramente inacessíveis para “desafiar” a sua “caça”;
  • Ele tem um amplo espaço, com circulação de ar e entrada de luz solar, para brincar ao longo do dia;
  • Ele possui um cantinho só seu, com sua cama, água, comida e brinquedos;
  • Entre outras variáveis neste sentido.

Crie circuitos divertidos para cansar um filhote de cachorro

Depois que fizer todo o mapeamento do ambiente, é hora de incluir estratégias que façam com que o pet comece a se divertir ao longo do dia, gastando energia. Assim, para cansar um filhote de cachorro é preciso criar circuitos divertidos dentro de casa.

Você nem precisa comprar um monte de brinquedos ou materiais caros de pet shop, mas sim, pode ainda investir em reciclagem na hora de deixar o ambiente muito mais interessante. Uma dica, nesse tipo de circuito, é criar obstáculos com caixas de papelão e latinhas vazias, fazendo o cachorro saltar, entrar e brincar de diversas formas com os materiais.

Grupo de filhotes de cachorro. Foto: Freepik

Uma maneira de fazer com que ele aprenda a seguir o circuito é usando os petiscos como “uma motivação a mais”. Com o passar do tempo, ele perceberá a diversão da atividade e você poderá apenas induzi-lo a brincar, assistindo toda a “festa”.

Veja também: Cachorro vomitando após a castração é normal?

Crie desafios para conseguir os petiscos para cansar um filhote de cachorro

Sabe quando o cachorro fica “doidinho” pelo petisco que está em sua mão? Pois bem. Aproveite esse momento para cansar um filhote de cachorro de uma forma super simples: criando desafios. Isto é, ao invés de simplesmente fazer com que o cão receba o petisco e lhe “agradeça” com lambidas, que tal colocar o alimento dentro de algum brinquedo ou recipiente com furinhos?

Assim ele ficará entretido por muito tempo tentando tirar o petisco de dentro do recipiente, gastando energia durante a aventura e tendo ainda a recompensa de comer algo saboroso no final. No YouTube, por exemplo, você pode encontrar tutoriais com rolinho de papel higiênico! Basta você criar uma embalagem com esse papelão e fazer o cão se divertir com o processo de “roubar” o petisco de dentro.

Passeie com o cachorro filhote

Essa é a forma mais simples de cansar um filhote de cachorro, e todo mundo sabe. Entretanto, é preciso se atentar para o porte do pet. Se ele for muito pequeno, caminhadas curtas (e lentas, por favor!) já serão muita coisa. Observe o desenvolvimento do cachorro e nunca tente levá-lo à exaustão.

Filhotinho de cachorro. Foto: Freepik

Embora o seu objetivo seja o de “cansá-lo”, cansar excessivamente pode diminuir a imunidade do cachorro e fazer com que ele adoeça com mais facilidade. Portanto, cuidado com os excessos. Crie uma rotina de passeios diários, mas lembre-se de sempre hidratar o pet no caminho e jamais faça ele ir “além” do recomendado.

Jogue bolinhas e brinquedos para o pet buscar

Sabe quando você quer cansar um filhote de cachorro, mas não tem mais energia para brincar com ele de algo muito intenso? Pois bem, para resolver isso, é preciso apostar em alternativas diferentes e que tragam conforto para você e diversão para ele. Nesse caso, você pode usar “gravetinhos” ou brinquedos como bolinhas para jogar e ele buscar.

No começo, se o cão não for adestrado, ele pode não entender muito bem a brincadeira. Porém, com paciência você conseguirá fazer com que ele se entretenha com a bolinha e passe a buscá-la. Esse tipo de atividade lúdica e simples é muito interessante para o desenvolvimento espacial do pet, além de manter o corpo ativo e a mente em alerta.

Leia mais: Própolis para Pets: Saiba os benefícios do uso para o seu cão

Adestramento também pode ajudar a cansar um filhote de cachorro

O adestramento também é uma forma de garantir um equilíbrio na energia e na disposição do cachorro. Desde pequeno, ele pode aprender comandos novos e assim exercitar o seu corpinho e a sua mente, criando uma rotina mais ativa e benéfica para você e para ele.

Você pode começar com comandos mais simples, como sentar, rolar, etc. Para isso, conte com a ajuda de um adestrador, pois ele poderá lhe dar dicas valiosas sobre como implementar uma rotina adequada para gastar ainda mais energia do cachorro filhote.

Cachorro filhote brincando com o gatinho. Foto: Freepik

Brinque com bolhas de sabão para cansar um filhote de cachorro

Você sabia que existem bolhas de sabão feitas especialmente para cachorros? Sim!!! Elas são super divertidas e gastam muita energia. Por isso, se você quer saber como cansar um filhote de cachorro, podemos dizer que essa é praticamente a “principal” dica: dê a ele a chance de “correr atrás” das bolhas de sabão.

Mais do que isso, se você tiver criança em casa, poderá se divertir com todos, fazendo com que a criança faça as bolhas e o cachorro brinque de estourá-las. Certamente renderá boas risadas e um momento contagiante em família.

  • Curiosidade: Você sabia que existem bolhas de sabão pet com sabor? Além de tornar o momento divertido, você também pode estimular com um sabor gostoso!

Vale a pena investir em um amiguinho para o pet?

Pense na possibilidade de cansar um filhote de cachorro com um companheiro para brincar com ele. Se você não tem outro pet em casa, pode cogitar a possibilidade de ter dois melhores amigos, que tal? Se o espaço permitir isso, você poderá criar uma atmosfera mais aconchegante e receptiva para ambos, que terão a companhia um do outro quando você não puder brincar com eles.

Porém, nada de agir pela emoção, ok? Lembre-se que um pet pode viver muito tempo, e por isso você precisa analisar a possibilidade de criar dois ao mesmo tempo, ou não. Para que todo mundo sempre receba a atenção necessária, é claro. 😉

Leve o cãozinho ao veterinário

Caso você tente todas as formas de cansar um filhote de cachorro e ainda assim não conseguir o sucesso que você desejava, talvez seja o momento de levar o pet no veterinário. Muitas vezes a hiperatividade pode ser um sinal de que algo não está indo tão bem e que é necessário tomar alguma atitude com relação à saúde do cachorro. Portanto, sempre leve o seu pequeno amigo ao veterinário para que seja feito o check-up necessário.

Veja também: Plano de saúde para cachorro – Vale a pena fazer?

Gostou das nossas dicas? Então comece a montar uma rotina para o seu cachorro e descubra como ele irá se comportar gastando mais energia ao longo do dia. Certamente ele será ainda mais feliz e grato a você! 🙂