Dar banho em um cachorro é um desafio para muitos cuidadores. O cão começa a ficar inquieto e com medo de água e tudo vira um tormento. Felizmente, isso pode ser facilmente alterado seguindo algumas regras. Você quer saber como dar banho em cachorro e quais cosméticos são seguros para ele? Leia abaixo!

Como preparar um cachorro para dar banho?

Quanto mais cedo você começar a dar banho no cachorro, melhor. Para começar, familiarize seu animal de estimação com o banheiro, com os cheiros e objetos que estão lá. O banheiro não deve ser associado a um cachorro apenas para banho; portanto, vale a pena deixar seu brinquedo favorito de vez em quando no banheiro ou recompensá-lo com um presente neste local.

Escovando pelo do cachorro

Escovando pelo do cachorro – Foto: Freepik

Lembre-se de escovar os pelos mortos ou o subpelo do seu cão antes de dar banho no cachorro. Graças a isso, o shampoo alcançará facilmente a base do pelo e da pele, o que permitirá que você lave completamente o seu animal de estimação.

Regras básicas

coronavírus em cães

Cãozinho em casa – Foto: Freepik

O passo a passo de como dar banho em cachorro é uma operação simples, se você seguir algumas regras:

  1. O animal deve ser banhado com cosméticos seguros e água morna
  2. Deve ser seco com uma toalha ou secador
  3. Não molhe os olhos ou ouvidos do cão
  4. Os movimentos ao distribuir o shampoo devem ser suaves para não emaranhar os pelos, mas também precisos.
  5. Converse com seu animal de estimação com calma e firmeza durante todo o banho.
  6. Não grite com ele e não se estresse, o cão sentirá isso e ele poderá se sentir inseguro.

Como dar banho em cachorro – O que você precisa?

Lembre-se de usar apenas produtos especificamente para cães. Géis para banho, sabonetes e até mesmo loções íntimas de higiene para humanos não são adequados para animais.

Homem e cachorro têm um pH de pele completamente diferente, e é por isso que os produtos humanos podem irritar a pele do cão, por isso é melhor evitá-los. Você pode obter cosméticos para cães em qualquer loja de animais ou consultório veterinário.

Shampoo para cachorro

dicas de nome para bichon frisé

Bichon Frisé sendo banhado pela dona. Foto: Freepik

Existem muitos tipos de shampoo para cães, portanto, pense com cuidado e escolha o que será melhor para o seu cão.

Shampoos estão disponíveis para:

  • Filhotes
  • Idosos
  • Cães com pelos longos
  • Com pelo curto
  • Cães com pelos claros
  • Com pelo escuro
  • Cães com problemas dermatológicos
  • Alérgicos
  • Cães de raças específicas

Shampoos contra pulgas e outros parasitas também estão disponíveis. Esse tipo reduz a invasão de pulgas ou outros parasitas externos, mas não são a base para a prevenção necessária.

Condicionador

Cachorro tomando banho

Cachorro tomando banho – Foto: Freepik

É recomendado principalmente para cães de raças miniatura. Sua estrutura delicada requer cuidados especiais. O condicionador facilita a escovação dos pelos, proporciona brilho, cheiro agradável e toque suave. Você pode comprar o condicionador para cães separadamente e usá-lo após lavar o cabelo e enxaguar com água ou optar por um produto 2 em 1, ou seja, shampoo e condicionador em um.

Escova ou pente

Deve ser adaptado ao tipo de pelo. O pelo do cão tende a emaranhar, então você deve pentear todos os dias com um pente com dentes bem afastados ou com uma escova larga e macia.

Lembre-se de escolher o tamanho do pente para combinar com o tamanho do cachorro. É improvável que pentes grandes funcionem em cães miniatura.

Água

com que frequência é bom dar banhos em cachorros

Foto: Freepik

Isso é óbvio, embora nem toda a água seja adequada para dar banho no cachorro. Deve ser água corrente, perto da temperatura corporal do cão (37-39,0 ° C). Água mais fria ou mais quente pode ser desagradável para um cão, por isso ele pode ficar inquieto ao tomar banho.

Nem todos os cães gostam de água. Alguns deles entram em pânico quando estão com os pelos molhados; portanto, dar banho em um cachorro desses é um desafio para um tutor.

Uma alternativa ao banho tradicional são os shampoos secos que podem ser usados ​​sem o uso de água. Basta aplicar a preparação no pelo do cachorro, espalhá-lo e esfregar com uma toalha. O efeito é visível imediatamente.

Toalhas

higiene em cães

Cachorro com toalha – foto: Freepik

O cão deve ser bem limpo após o banho. Toalhas são necessárias para esta tarefa. Pode ser uma toalha grande ou várias toalhas menores. É importante que sejam limpas, lavadas com detergente neutro a alta temperatura.

Tapete antiderrapante

tapete higiênico para cães

Foto: Freepik

O cão pode escorregar, e é por isso que essa é uma solução muito boa, especialmente para cães que não conseguem parar, mesmo quando tomam banho.

Pode ser um tapete antiderrapante regular para uma banheira ou base de chuveiro para crianças ou adultos. É importante que ele cumpra sua função, ou seja, o cão deve se sentir estável graças a ele. Uma alternativa a esse tapete é uma toalha grande, que deve ser colocada no piso.

Com que frequência devo dar banho no cachorro?

O cão deve tomar banho quantas vezes for necessário. Para resumir, você deve dar banho mesmo diariamente se estiver sujo. É importante fazê-lo com segurança e usando os produtos certos. Lembre-se de que nadar em um lago ou rio não é um banho. Dependendo da qualidade da água, pode ser necessário um banho adicional em casa usando produtos de banho.

Como dar banho em cachorro: passo a passo

Cachorro tomando banho

Cachorro tomando banho – Foto: Freepik

  1. Primeiramente, comece molhando as patas, pescoço, costas e barriga do cão. Também não se esqueça da cauda e virilha.
  2. Cuidado das orelhas e dos olhos do cão para não inundá-los com água. Obviamente, nada deve acontecer se uma pequena quantidade de água entrar em seus olhos ou ouvidos. O cão deve lidar com a eliminação do excesso após o banho.
  3. Dê guloseimas para cães filhotes durante o banho. Graças a isso, eles se lembrarão bem dessa atividade. Se o seu cão não estiver interessado em guloseimas, pode ser um sinal de alto nível de estresse; portanto, tente não prolongar o banho.
  4. Aplique a quantidade de shampoo recomendada pelo fabricante.
  5. Em seguida, massageie o shampoo na pele. Cuidado para não enrolar o pelo. A massagem propriamente dita deve ser agradável para cães, e é por isso que essa fase é geralmente a menos estressante.
  6. Tire o shampoo completamente
  7. Agora você pode aplicar o condicionador e, em seguida, enxaguar ou começar a secar seu animal imediatamente
  8. Seque o cão após o banho. Toalhas limpas ou um secador serão úteis. O cão deve ser limpo com toalhas, mesmo por alguns minutos. Comece com as patas, porque depois de um banho, o cão geralmente corre e pode escorregar. Se o seu cão não tiver medo, você pode usar o secador.

Como dar banho em um cachorro com pelos compridos?

com que frequência é bom dar banhos em cachorros

Foto: Freepik

Maltês, Shih-tzu ou Yorkshire terrier têm pelos que requerem cuidados diferentes de muitos outros cães. Eles devem ser escovados diariamente e, durante o banho, deve ser dada atenção especial para que não fiquem emaranhados.

Esse banho deve ocorrer em duas etapas:

  1. O primeiro estágio é a remoção da sujeira, ou seja, o banho adequado
  2. O segundo estágio é o cuidado com os pelos. Use shampoos para cães de raças em miniatura. Você também pode usar condicionadores de cabelo para cães, que darão brilho ao cabelo e facilitarão pentear após o banho.
  3. O pelo do cão tem uma estrutura delicada, por isso não é recomendável limpá-lo com uma toalha. No entanto, você pode usá-lo imediatamente após o banho para drenar o excesso de água.
  4. Em seguida, seque o cão com um secador enquanto penteia os pelos. Lembre-se de secar o cão completamente até que o pelo esteja completamente seco.

Como dar banho em um cachorro com pelo curto?

com que frequência é bom dar banhos em cachorros

Foto: Freepik

Pugs ou labradores têm pelos curtos, que vale a pena pentear antes de dar banho. Use shampoo para cães com pelo curto, massageie e enxágue bem. Finalmente, você pode usar um condicionador hidratante, pois ele nutre a pele e torna o pelo do animal mais macio ao toque. Finalmente, seque bem o cão. Você pode usar uma toalha ou um secador.