Como denunciar maus tratos aos animais? Se você busca informações a respeito deste assunto, está o lugar certo. Aqui vamos mostrar como você pode fazer este tipo de denuncia e a quem recorrer. Acompanhe o texto.

denunciar maus tratos

Como denunciar maus tratos aos animais?

Todos os animais merecem cuidados e dignidade. E uma das coisas mais importantes que você pode fazer para protegê-los, é entender como denunciar maus tratos aos animais.

Esta é uma das formas mais práticas de entregarmos para as autoridades responsáveis as pessoas que cometem este tipo de crime. Assim sendo, no artigo de hoje vamos entender como esta denuncia pode ser feita. Acompanhe.

Boletim de ocorrência

Para fazer um boletim de ocorrência, basta ir a uma delegacia mais próxima. A denúncia de maus tratos está completamente assegurada pelo artigo 32, Lei n˚ 9.605/98.

Se você quiser, poderá optar também por fazer este tipo de denúncia ao órgão municipal responsável pela vigilância sanitária ou meio ambiente. Assim, eles poderão dar continuidade ao processo e legitimar a dignidade do animal que está sofrendo.

denunciar maus tratos

Denúncias no IBAMA

Outro local que pode ser feitas as denúncias, é no IBAMA. O telefone é o 0800 61 8080. Além do telefone, você também poderá enviar um e-mail, caso ache mais fácil – [email protected] O IBAMA se responsabilizará de encaminhar seu relato para os órgãos competentes e responsáveis e assim, dar continuidade ao processo.

Como Denunciar Maus Tratos aos Animais

Mantenha calma e explique o máximo possível

Um dos pontos mais importantes para entender como denunciar maus tratos aos animais, está relacionado a calma e tranquilidade para relatar os fatos.

Desta forma, é muito importante que você consiga descrever com detalhes tudo que sabe a respeito do crime. Se possível, identifique as pessoas responsáveis e apresente provas que possam auxiliar no processo investigativo e, consequentemente, punir os responsáveis.

Agora que você já entendeu como denunciar mais tratos aos animais, não pense duas vezes. Quando tiver conhecimento deste tipo de crime, denuncie. Afinal, os animais são dignos de qualidade de vida.