Muita gente fica em dúvida na hora de saber como escolher o nome do cachorro, e, a partir disso, acaba adiando a escolha e o pequeno pet passa da fase de aprender o seu nome. Afinal, a gente sabe que não é nada fácil selecionar uma palavra que combina perfeitamente com o nosso melhor amigo, não é mesmo?

Mas, calma! Existem alguns passos que podem te ajudar neste processo. E nós, do Portal do Dog, explicamos cada um deles logo abaixo. Acompanhe o conteúdo de hoje e aprenda a como escolher o nome do cachorro.

como escolher o nome do cachorro

Passo a passo de como escolher o nome do cachorro

Veja, a seguir, como escolher o nome do cachorro de uma maneira bem simples e prática.

1- Faça uma lista de potenciais nomes

O primeiro passo de como escolher o nome do cachorro é justamente listar todas as possibilidades que lhe vem à mente. Vale à pena investir na chamada “associação livre”.

Mas o que é essa associação livre? Bem, pense no seu novo pequeno melhor amigo. Pensou? Agora anote tudo o que vem em sua mente, com relação ao pet.

Exemplo: ração, potinho, fofinho, peludo, amigo, amor, enfim…

A partir disso virá em sua mente diversas opções de nomes, em meio a outras palavras que não fazem tanto sentido, é claro.

Cabe a você criar uma lista, mesmo que grande, dos potenciais nomes. Assim você já começa a ter uma visualização de todas as possibilidades.

2- Escolha os nomes com mais consoantes fortes

Feita a lista, você já poderá classificar para uma nova seleção aqueles nomes que contêm consoantes fortes. Como por exemplo, C, T, R, CH, X, etc. Você pode testar, falando. Assim ouvirá qual dos nomes são mais imponentes e marcantes.

Anote-os em sua segunda lista e parta para o próximo passo.

como escolher o nome do cachorro

3- Selecione os nomes mais curtos

Com uma lista mais enxuta em mãos, é hora de selecionar os nomes mais curtos. Você pode limitar com 10 opções. Assim você, novamente, escala aquelas possibilidades mais interessantes da sua lista, para uma nova.

  • Dica: Cuidado para não selecionar nomes que sejam parecidos com comandos. Por exemplo, o nome “Tião” pode ser facilmente confundido com o “não”. Bem como o nome “Benta” pode ser confundido com “senta”. E assim o seu cão pode ficar bastante confuso e desnorteado, tanto quando você chamar, quanto quando você tentar adestrá-lo.

4- Priorize aqueles que terminam com vogal

Agora você precisará estudar cada um destes nomes e selecionar aqueles que terminam com vogal. Sabe por quê? Porque os nomes que terminam em vogal são muito mais fáceis de serem decorados pelos pets. Logo, você estará facilitando a vida e a comunicação com os mesmos.

Porém, se todos os nomes terminarem com vogal, procure selecionar apenas 5 ou 3 “finalistas”. Vale ir no “minha mão mandou”, como também pode utilizar o seu gosto pessoal para decidir.

como escolher o nome do cachorro

Se for muito difícil, faça uma votação com os familiares ou até mesmo nas mídias sociais, com os seus amigos.

5- Escolha um nome que combina com a personalidade do seu cão

Encontrou os finalistas nesta trajetória? Então está na hora de selecionar o nome campeão!

Sim, esta será uma das fases mais difíceis, a gente sabe. Mas uma forma de melhorar esta escolha é pensando no nome como se ele já fosse do seu cãozinho.

Assim você poderá imaginar se há um “match” entre o nome e o dog, ou não. Imagine você o chamando, por aí, e já considere os potenciais apelidos que podem surgir a partir do nome selecionado.

Se, do mesmo modo, ainda houver dificuldades, recorra novamente a ajuda de familiares e amigos!

Não utilize nomes comuns demais

Lembre-se que o seu cão estará aprendendo a se adaptar ao novo nome e, por essa razão, ele não pode conviver com pessoas e pets que possam carregar nomes parecidos.

Por exemplo, se você tem uma irmã chamada Juliana, com apelido de Ju, o nome “Juju” talvez não seja o mais interessante para a sua cachorrinha.

É imprescindível que você seja criativo! Assim você cria um nome mais exclusivo e aumenta as chances de o seu cão se adaptar da melhor forma. Impedindo que ele se sinta “convocado” quando alguém chamar uma pessoa com um nome parecido, ou até mesmo outro pet.

O nome do cão é mais um mimo para o dono

O nosso passo a passo de como escolher o nome do cachorro é super simples, prático e fácil de executar, é verdade. Porém, antes de “quebrar a cabeça” tentando encontrar o nome ideal, lembre-se que a escolha está mais pautada em ser um mimo para o dono, do que para o próprio cão.

Isto é, o cachorro não estará nenhum pouco preocupado se o nome dele for porta ou for Tico. Mas, você dono, talvez não ache a palavra “porta” algo tão interessante assim, é verdade.

Portanto, não fique adiando esta escolha, e tampouco se estresse por isso! O “batismo” do seu pet deve ser divertido e repleto de carinho e amor. O resto é só o resto.

E é por este mesmo motivo que nomes de humanos também podem ser utilizados nos cachorros. Mas, claro que só podem ser utilizados se você seguir as mesmas regrinhas que mencionamos acima. Pois não adianta escolher um nome muito difícil de pronunciar, afinal, se é difícil para você falar, imagina para o cão entender, não é?

Contudo, deixe a sua imaginação e a sua criatividade aflorarem, e assim, escolha aquela palavra que mais descreve a personalidade ou uma característica do seu novo melhor amigo. Assim certamente não haverá erro na seleção! Pode acreditar!