Como evitar que o cão fuja de casa? Para quem tem um cão filhote ou mesmo um animal adulto, certamente já passou pela cabeça a possibilidade de o animal fugir, não é mesmo? Esta é uma situação que pode ser extremamente angustiante e desgastante para quem zela pelo conforto e segurança do cachorro. Entretanto, como podemos previnir que a fuga aconteça? Separamos algumas dicas. Acompanhe o texto!

Como evitar que o cão fuja de casa

Para entender as formas de como evitar que o cão fuja de casa, é importante entender que esta muitas vezes é uma atitude normal do animal. Entretanto, não podemos simplesmente “aceitar” a situação. Um cachorro poderá fugir (ou tentar) por uma série de razões relacionadas a sua personalidade e comportamento.

É claro que há formas de prevenir. Mas é também importante que você entenda que um adestramento de cachorro será fundamental para que os dias possam ser mais tranquilos e menos estressantes com relação aos cuidados que você deve tomar. Acompanhe algumas dicas para colocar em prática!

Como evitar que o cão fuja de casa

Foto: Freepik

A curiosidade é um dos principais fatores

Todos cachorrinhos curiosos tem algo em comum: a vontade de desbravar. E este é um dos principais fatores dos quais fazem os animais sairem sozinhos de casa e muitas vezes se perder. É claro que eles não sabem exatamente o que estão fazendo ou para onde estão indo. E isto é muito negativo, pois dificilmente eles conseguirão voltar ou terão conhecimento (ou instinto) para andar sozinhos na rua.

Acidentes podem facilmente acontecer, principalmente se você mora em uma localidade com alto movimento de veículos. E quanto mais pudermos evitar isso, melhor. Portanto, sabendo que o seu cão filhote ou até mesmo adulto (pois a curiosidade existe também) pode facilmente ser atraído por um portão aberto ou muro baixo, tome as medidas cabíveis para evitar!

cachorro correndo

Foto: Freepik

Um cão com medo é imprevisível

Outro fator eminente na fuga de um cão, é o medo. Para entender como evitar que o cão fuja de casa, é importante saber que o medo fará com que ele cometa atos no desespero e, por muitas vezes, sem saber o que está fazendo. Um cachorro com medo é imprevisível. Ele pode desencadear uma série de reações que muitas vezes não são positivas. Além da fuga, eles poderão se tornar inclusive agressivos!

Portanto, quando seu cão estiver com medo, evite de abrir portas ou o portão principal da casa. Mesmo sem querer, o cão poderá sair correndo e você dificilmente conseguirá contê-lo. E se você morar em um local com fácil acesso para uma avenida ou rua movimentada, mais atenção ainda!

Cuidado ao atender visitas!

Se você tem o costume de atender visitas no portão de casa ou mesmo abrindo a porta principal, preste atenção ao seu redor! É importante entender onde está o cão para que não aconteça um imprevisto. Geralmente nestes momentos estamos distraídos pois estamos nos preparando para atender cordialmente alguém. E neste “piscar de olhos”, o cão poderá fugir. Portanto, muita atenção!

Como evitar que o cão fuja de casa

Foto: Freepik

Antes de abrir o portão, procure o cão

E por último mas não menos importante, uma dica que vale para muitas situações. Não custa prestar atenção onde está o cão antes de abrir portas, não é mesmo? Portanto, antes de dar qualquer possibilidade de fuga para o cão, certifique-se de que ele não está por perto. Olhe ao seu redor e de preferência tenha certeza de onde ele está.

Esta é uma das formas mais eficientes de evitar que o cão fuja, pois lhe dará folga o suficiente para tomar qualquer decisão e, desta forma, preservar a saúde e segurança do animal. Boa sorte!