Você sabe como se aproximar de um cão? Esta dúvida é muito comum por diversas pessoas que eventualmente encontram um animal na rua ou mesmo quando vão na casa de algum amigo ou conhecido. No entanto, é importante que se diga: não há uma receita pronta e milagrosa que vá fazer o cachorro gostar ou odiar você. Mas há alguns processos que devem ser utilizados. Acompanhe para entender.

Como se aproximar de um cão?

Como se aproximar de um cão se ele não te conhece? Esta atitude precisa ser medida de uma forma muito racional. Por mais que um cão possa aparentar muita tranquilidade, calma e amizade, nem sempre isso significa que ele não vai te machucar. Cães possuem instintos que muitas vezes são aguçados por poucos motivos. E você precisa ter isto em mente.

chegar perto do cachorro

Foto: Freepik

Além disso, cada cão é único. Ou seja, não há como prever movimentos ou atitudes que os caninos possam tomar. Por exemplo, o pre-conceito com a raça Pitbull muitas vezes nos leva a pensar que é um cão extremamente agressivo. Ele até pode ser, mas certamente foi treinado para isso. Da mesma forma que um Pinscher Minatura possa aparentar serenidade e, em um momento de medo, morder alguém.

Ou seja, muita atenção é necessária. E se o cão for encontrado na rua, ainda mais. Por isso, acompanhe o texto e veja como proceder.

Nunca faça movimentos bruscos

O primeiro passo para entender como se aproximar de um cão, é não fazer movimentos bruscos ao chegar perto. Um cachorro pode se assustar facilmente com qualquer motivo. E se ele já estiver assustado por si só, que é o caso dos cachorros de rua, a atenção deve ser redobrada.

Quando um cão sente-se acuado ou desprotegido, a primeira atitude dele certamente vai ser se defender ou até mesmo partir pra cima da ameaça (no caso, você). Graves acidentes podem acontecer por uma simples atitude brusca. No entanto, isto pode ser evitado.

Quando chegar perto de um animal na rua ou em algum local que você nunca tenha ido, procure sempre chegar perto aos poucos. Vá medindo a energia do animal e a vontade de ele conter sua presença.

Se os latidos estiverem grossos e com raiva, não se aproxime. Isto significa que o cão está estressado o suficiente para atacar.

como se aproximar de um cão

Foto: Freepik

Evite correr na direção dele

Somente um adestramento de cachorro poderá ensinar o animal a não reagir quando alguém está correndo na direção dele. E mesmo assim, ainda alguns reflexos serão vistos. Estes reflexos podem ser desde se esconder, se abaixar, até algo mais crítico, como atacar. Por isso, nunca corra para encontrar o animal, pois ele poderá se assustar e entender que sua ação, na verdade, é uma ameaça a integridade física dele.

É importante observar, inclusive, onde está o cão.  Se ele estiver em um ambiente ou recinto que, com a sua corrida, ele sinta-se acuado, o problema pode ser ainda pior. Para ele ou para você. Para ele, pois se ele não atacar, ele ficará muito estressado e com um medo enorme. Para você pois, se ele atacar, você se machucará e, muitas vezes, gravemente.

Como se aproximar de um cão não precisa ser uma tarefa impossível. Faça isso com calma, olhando no olho dele e, acima de tudo, respeitando-o.

Evite correr dele

Se correr contra o animal já é uma atitude muito ruim, o mesmo vale para o contrário: evite correr dele. Um cão quando sente que pode atacar ou participar de uma caçada, ele não hesitará. Pelo contrário, ele entenderá sua corrida como um convite a caça. Muitos animais apenas fazem por birra, como os cachorros correrem atrás do carro. Mas outros vão de fato atacar.

Por isso, se você sentir que precisa evitar passar por um cachorro na rua, faça isso de uma forma calma e contida. Jamais demonstre o seu medo para o animal de forma que ele sinta-se encorajado a partir pra cima. E isto é ainda mais importante caso o cachorro tenha um porte físico avantajado. Nestes casos, as chances de você se machucar mais são maiores.

Mas é claro, isto não é uma regra. Não significa que ao encontrar um cão na rua, ele atacará você. Mas é sempre bom evitar, não é mesmo? Por isso, ao se aproximar, saia aos poucos e devagar.

acariciando o cachorro

Foto: Freepik

Como se aproximar de um cão dando espaço para uma margem de segurança

Todo cachorro precisa de espaço. E quando o cachorro não lhe conhece, mais ainda. Um cachorro não é obrigado a gostar de você. Ainda mais se ele nunca te viu. Por isso, não subestime o animal. Quando for se aproximar, faça isso com cuidado e sempre respeite uma margem segura para qualquer contato. De 1 metro a 1 metro e meio é o ideal, principalmente para animais de grande porte.

Se possível, faça esta aproximação de forma agachada, para o que animal consiga sentir-se na mesma altura e não sinta-se intimidado. Mas, obviamente, sempre calculando os seus movimentos. Nunca force qualquer contato e muito menos encurrale o cachorro.

Observe as feições do animal

É claro que não podemos prever um movimento brusco e de ataque de um cachorro, mas, como se aproximar de um cão não é uma tarefa simples, adote sempre a postura de observar as feições do cachorro. Conforme mencionamos anteriormente, a forma de latir e a raiva demonstrada neste ato, falam muito do que o animal está sentindo.

E o mesmo vale para as expressões faciais dele. Se o cachorro estiver muito parado, olhando de lado e com a boca entreaberta, significa que ele está desconfiado o suficiente para atacar a qualquer movimento brusco que você fizer. Desta forma, adote todas as dicas anteriores para que o cão sinta-se mais seguro. E, se ele demonstrar qualquer tipo de raiva, não coloque a mão em locais que ele sinta-se intimidado.

como se aproximar de um cão

Foto: Freepik

Como se aproximar de um cão com conversa

Um cão não entende o que estamos dizendo, mas consegue interpretar algumas intenções. Uma dica que você pode utilizar para se aproximar de um cão é conversar com ele aos poucos. Fale em um tom de voz que ele sinta-se protegido e acariciado. Um cachorro entende nosso tom de voz. Ele compreende o que estamos querendo dizer. E, desta forma, você conseguirá atrair um pouco mais da atenção dele.

Mas isto não é o suficiente. Sempre considere as outras dicas e trabalhe elas todas em conjunto. Conforme mencionamos, não há receita mágica tampouco fórmula secreta. Cada cachorro é único, merece respeito e, acima de tudo, paciência. Entender como se aproximar de um cão é mais do que uma simples atitude. É um processo que pode ser curto ou longo. Faça testes e experimente. Boa sorte.