Você sabia que é possível criar amizade entre cachorro e gato? Por mais que a o ditado popular preveja a “briga de cão e gato”, nem sempre é isso que acontece. Mas pra isso, é importante levar em consideração uma série de fatores e entender um pouco sobre o comportamento dos animais em sua essência. Acompanhe o texto e saiba tudo sobre o assunto.

Criar amizade entre cachorro e gato – É possível?

Como já falamos, pelo ditado popular, esta ação seria praticamente impossível. Desta forma, uma amizade entre cachorro e gato parece um sonho de distância. O que na verdade é apenas um mito criado pelos humanos.

É claro que os animais que já tem um lar fixo e dominam aquele território, vão estranhar e talvez até recusar um novo amigo. No entanto, esta aproximação não deve ser feita de qualquer jeito. Alguns cuidados e critérios devem ser adotados para que você consiga aproximá-los de formas mais tranquilas.

Criar Amizade Entre Cachorro e Gato

Desta forma, todo e qualquer comportamento animal vai depender de raça para raça. Como já falamos no início deste texto, o animal que chegou primeiro vai defender território ou demonstrar insegurança com o animal que acabou de chegar. E assim, muitas vezes acabará demonstrando um sentimento de recusa, o que é para muitos humanos é a famosa “briga de cão e gato”.

Não existe receita mágica para resolver esta situação. Mas existem métodos que você poderá adotar e, assim, conseguir êxito para criar amizade entre cachorro e gato. Acompanhe para entender o que você pode fazer.

O motivo das brigas

Como já falamos, o real motivo das brigas entre cães e gatos está diretamente ligado ao comportamento humano, visto que foram os humanos que criaram este mito. Afinal, podemos encontrar em histórias, cinema e música conotações neste sentido, não é mesmo?

Entretanto, a verdade é que não existe real motivo para eles se odiarem. Como falamos, podem até se estranhar. Principalmente quando um dos dois já vive a mais tempo na casa. No entanto, se você identificar a origem de cada bicho, entenderá que no reino animal um não é presa do outro.

Os felinos, por exemplo, não tem preferência por caçar caninos. Como os cães selvagens geralmente caminham em bandos muito maiores do que os leões, por exemplo, ficaria muito difícil do felino sobreviver. E o mesmo acontece ao contrário: não há motivos para um bando de cães selvagens atacar um leão na savana, por exemplo.

Trazendo este conceito mais amplo a partir das origens de cada animal, conseguimos entender o que de fato acontece com cada um e entender que o motivo do estranhamento, quando acontece, é muito mais por uma questão de território do que puramente um odiar o outro, como o cunho popular entende. Agora que você já entendeu um pouco do conceito geral, continue lendo para entender como criar amizade entre cachorro e gato.

Criar Amizade Entre Cachorro e Gato

Como criar amizade entre cachorro e gato

Agora que você já entendeu que não há reais motivos para que um ataque outro, é hora de entender como de fato criar esta amizade. Assim sendo, já sabemos que o que pode acontecer é um estranhamento pelo animal que já está a mais tempo na casa. E isto é comum.

Entretanto, há medidas para tentar conter esta situação e tentar deixá-la mais amenizada. A primeira coisa que você tem que fazer, é entender o comportamento do animal que você já tem em casa.

Gatos são muitos territoriais. Eles são curiosos e tentam vasculhar a casa toda para terem certeza de onde estão. Enquanto os cachorros já são mais brincalhões. Assim sendo, se os dois foram criados juntos desde filhote (que é o mais recomendável), você não terá problemas e os dois viverão em harmonia.

Entretanto, se um dos dois já é adulto e um filhote está chegando para deixar a família maior, busque adotar alguns critérios para deixar essa apresentação o mais pacífica possível. Acompanhe.

1- Mantenha os pets separados por um tempo

A primeira coisa que você terá que fazer, é manter os dois animais separados por um tempo. Assim, você evitará estímulos repulsivos de ambos. Pois o que acabou de chegar, não vai gostar de saber que ele não é o único. E o que já está em casa, jamais gostaria de dividir o dono.

Assim sendo, quando o novo pet chegar na sua casa, você irá mantê-lo em separado do que já mora a mais tempo. Faça isso de forma carinhosa, é claro. Por exemplo, você poderá deixar um restrito em algum quarto ou cômodo, enquanto o que já mora na casa ficaria proibido de ir neste cômodo.

Esta é uma forma de iniciar o contato de aproximação dos dois de forma mais indireta e menos prejudicial. Com o tempo, um perceberá a presença do outro na casa, seja pelo cheiro ou qualquer outro motivo. E isto é importante que aconteça. Pois você quer criar amizade entre eles, não isolá-los, não é mesmo?

Criar Amizade Entre Cachorro e Gato

2- Comece a mesclar o cheiro de ambos nos ambientes

O primeiro passo você já deu, que é trazer o segundo pet para casa. Agora que um já está separado do outro, é hora de começar a aproximá-los ainda mais. E uma das formas que você pode fazer isso, é mesclando o cheiro de ambos nos ambientes.

Como sabemos, cachorros e gatos se localizam muito pelos cheiros. Diferentemente dos humanos, que são destreinados para esta função, os pets sabem exatamente quando um cheiro pode afetar a segurança ou zona de conforto deles. E neste caso, sentir o cheiro de outro animal poderá significar um nível de alerta. Principalmente para o animal que já está na casa a mais tempo.

Assim sendo, recomendamos que você mescle os cheiro de ambos nos ambientes. Para fazer isso, você poderá fazer carinho em um e depois ir fazer carinho no outro. Esta é uma forma de você servir de ponte para uma futura conexão entre os dois. Pois assim, quando você for fazer carinho em um e tiver o cheiro do outro, eles estranharão. Mas entenderão que é você e está tudo bem.

Fazendo isso, aos poucos você terá um ambiente favorável para ambos, com a familiarização dos cheiros já mais apurada. Isto fará toda a diferença durante a apresentação oficial, que vem em seguida.

3- Apresentação

Para criar amizade entre cachorro e gato, obviamente, eles precisam se conhecer. E depois de mantê-los isolados por um tempo e mesclar os cheiros nos ambientes, está na hora de iniciar a apresentação oficial. Esta é uma etapa que precisará de mais cautela, para sentir os ânimos de ambos.

Leve o animal novo para encontrar o animal já residente a mais tempo. Segure ambos no colo. Recomendamos que você use mangas longas para evitar arranhões, principalmente do gato.

Aproxime-os levemente e vá monitorando as reações de ambos. Provavelmente, o animal que já reside a mais tempo é o que mais estranhará. Se o novo pet for filhote, talvez ele nem demonstre espanto.

Criar Amizade Entre Cachorro e Gato

Se os pets estiverem calmos e não demonstrarem muita desconfiança, faça a aproximação deles para que eles se cheirem. Com a mescla de cheiros provocada por você, este pode ser um momento determinante para a consciência deles. Pois reconhecerão o cheiro e a amizade poderá ocorrer de forma mais fácil.

Faça a apresentação aos poucos. Ou seja, se não ter um resultado positivo no primeiro dia, repita todo o processo e continue até funcionar. Ao final de cada tentativa de aproximação, ofereça petiscos e brinquedos para os animais. Esta é uma forma de eles entenderem que está tudo bem e a situação ainda está controlada.

Quando for o momento, você poderá soltar ambos no chão para deixar que se cheirem e se conheçam mais de perto. Ainda assim, desconfianças podem acontecer e é normal.

Ter calma e paciência é fundamental

As primeiras tentativas de aproximação e formulação de amizade entre cachorro e gato podem ser frustrantes. Pode parecer que nunca vai acontecer. Mas o mais importante é manter a calma. Esta é a única forma de conseguir ter sucesso. Lembre-se que eles são animais e, por mais que um não seja presa do outro no reino animal, o estranhamento é absolutamente natural.

Por isso, é importante que você dê tempo ao tempo e não force a barra. Sempre abuse do amor e carinho a cada tentativa de aproximação. Assim, os pets entenderão que você está cuidando deles e que nada de mal irá acontecer.

Agora que você já entendeu como criar amizade entre cachorro e gato, é hora de colocar em prática. Boa sorte!