Se você quer adotar um Husky Siberiano, saiba que alguns cuidados especiais com o Husky Siberiano devem estar na sua pauta.

Afinal, trata-se de um cão altamente esperto, com níveis elevados de energia e que precisa ser adestrado desde cedo.

Caso contrário, o seu Husky pode apresentar situações de estresse, ansiedade, medo e teimosia.

Mas não se preocupe. Se você quer entender quais são os cuidados especiais com o Husky Siberiano, continue lendo este artigo do Portal do Dog e saiba tudo sobre o tema.

belo cão

O Husky Siberiano tem algumas necessidades pontuais que o tutor precisa conhecer – Foto: Freepik

Entenda quais são os cuidados especiais com Husky Siberiano

Existem muitos cuidados que você precisa considerar ao adotar um Husky Siberiano. Afinal, cada raça tem suas necessidades e elas devem ser entendidas pelo tutor.

No caso do Husky Siberiano, você terá que tomar cuidado com os banhos, energia, adestramento e outras práticas.

A seguir, veja uma lista de cuidados especiais com o Husky Siberiano:

  • Frequência dos banhos.
  • Gasto de energia constante.
  • Tem disposição para caminhadas (mas só depois das vacinas).
  • Pode ser teimoso quando filhote.
  • Precisa de adestramento.
  • Precisa de socialização.
  • Use petiscos e brinquedos.
  • Podem ser destruidores se ociosos.

A seguir, saiba mais sobre cada um desses itens.

lindo cão

A frequência de banhos do Husky Siberiano não precisa ser alta – Foto: Freepik

Frequência dos banhos

A frequência dos banhos é um fator determinante para garantir a saúde e bem-estar do Husky Siberiano. Afinal, é preciso entender que os banhos são importantes para os dogs.

Mas no caso do Husky, nem tanto. Em caso de muita sujeira e necessidade de higienização, o banho é bem-vindo. No entanto, a frequência dos banhos não deve ser tão alta assim.

O Husky se limpa e muitas vezes ele é até comparado aos felinos, que passam o dia se lambendo. Por ter esse comportamento, você não precisa dar banho com frequência no seu dog.

Inclusive, os banhos frequentes podem causar problemas como alergias e até desproteger o dog da camada natural de proteção que ele tem na pele.

Lave-o somente se ele realmente estiver muito sujo.

Cuidados especiais com Husky Siberiano – Gasto de energia constante

Um dos cuidados especiais com Husky Siberiano é considerar um gasto de energia constante. Isto é, você precisa gastar a energia do dog a todo momento, pois ele tem muita!

Principalmente na fase de filhote, que é onde o cão tem mais energia, o tutor precisa criar uma rotina muito abrangente de gasto de energia.

O gasto de energia constante deve ser um fator determinante para garantir que o cão esteja saudável fisicamente e mentalmente.

Por isso, se você vai adotar um Husky, saiba que a sua rotina vai mudar. Ela precisa mudar. Afinal, o cão precisa de você.

Tem disposição para caminhadas (mas só depois das vacinas)

Os cuidados especiais com Husky Siberiano passam, também, pela necessidade de caminhadas constantes. Afinal, essa raça adora caminhar.

Eles adoram percorrer altas quilometragens e precisam disso para gastar energia.

No entanto, somente depois das primeiras rodadas de vacina é que o seu dog pode sair para caminhar. Antes disso, ele não deve sair, pois as vacinas ainda não estão protegendo ele.

Inclusive, temos aqui um artigo para te ajudar a entender mais sobre o tema: Vacina para cachorro: Quais dar e quando?

Quais são os cuidados especiais com Husky Siberiano?

É um cão com muita energia, principalmente na fase filhote – Foto: Freepik

Pode ser teimoso quando filhote

A teimosia faz parte da rotina de um Husky Siberiano. Principalmente na fase filhote, que é onde ele tem mais disposição para ficar teimoso, já que ainda não tem limites.

Por isso, se você vai adotar um Husky Siberiano, saiba que ele precisa de uma atenção grande na fase filhote para não se tornar um cão teimoso.

Ele pode ficar teimoso por várias razões. Mas principalmente pela falta de rotina, falta de gasto de energia e falta de socialização.

O dog precisa entender quais são os limites e ele precisa de uma rotina adequada.

Cuidados especiais com Husky Siberiano – Precisa de adestramento

O adestramento é fundamental para qualquer cachorro. Afinal, com adestramento se pode organizar a rotina de maneira saudável e o cão não fica ansioso.

No entanto, quando falamos de Husky Siberiano, o adestramento é ainda mais importante. Afinal, o cão realmente precisa entender o que ele pode e o que ele não pode.

O adestramento é saudável, garante conforto na rotina e o cão fica menos ansioso.

Afinal, ele sabe que “tem hora pra tudo” e por isso ficará muito mais tranquilo na rotina.

Quais são os cuidados especiais com Husky Siberiano

Belo filhote de Husky Siberiano deitado – Foto: Freepik

Precisa de socialização

Assim como adestramento, um dos cuidados especiais com Husky Siberiano é justamente a necessidade de socialização. Isto é, ensinar a ele como conviver em situações diferentes.

Ao ensinar o seu cão como conviver com outros cães, animais, pessoas, objetos, sons e ambientes, ele se tornará muito mais tranquilo emocionalmente.

Afinal, a socialização serve justamente pra isso: deixar o cão menos ansioso e menos estressado com situações diferentes.

Por isso, desde a fase filhote, é muito importante garantir que o cão aprenda a socializar com diversos tipos de contextos diferentes.

Quanto antes ele aprender a socializar, mais tranquila será sua rotina.

Cuidados especiais com Husky Siberiano – Use petiscos e brinquedos

Brinquedos e petiscos podem e devem ser usados na rotina do seu novo melhor amigo. Afinal, eles ajudam a criar um ambiente confortável, seguro e ideal para o cão.

Os brinquedos, como os tapetes de enriquecimento ambiental, são ótimas soluções para o cão gastar energia sozinho. Ele se entretem.

Além disso, os petiscos são ideais para trabalhar toda a parte do adestramento do seu Husky. Afinal, o petisco pode ser usado como reforço positivo.

Utilize um petisco que o cão adora e assim ele vai aprender comandos e passará a ser adestrado.

Podem ser destruidores se ociosos

E por fim, é importante lembrar: se o seu Husky se tornar um cão ocioso e ansioso, ele terá tendência de destruir as coisas.

Portanto, é fundamental garantir uma rotina cheia de atividades para o cão gastar energia física e mental no dia a dia.

Caso contrário, ele pode se tornar um cão destruidor.

Cuide do seu Husky Siberiano!