O Doberman é um cão com origem na Alemanha, que foi selecionado durante o século XIX para ser um cão de guarda de excelência. Conheça algumas curiosidades sobre o Doberman!

A descendência do animal é desconhecida e, existem divergências sobre isso, mas ao que parece foram usadas várias raças até se chegar a essa.

Rottweiler, o Black and Tan Terrier e o Pinscher Alemão são apenas algumas delas. Mas independentemente das origens, sabe-se que o Doberman é um cão esperto e muito leal à sua família.

Ele é capaz de qualquer coisa para ver todo mundo protegido. E o problema disso é que muitas vezes ele se mostra dominador e expõe a sua personalidade forte.

dobermann

Cachorro na neve. Foto Freepik

Com corpo magro e ao mesmo tempo musculoso, esse cão é forte e imponente. Mesmo que isso assuste algumas pessoas menos habituadas, a raça é calma e amigável.

Mas se você tem ou pretende ter um cão dessa raça, precisa aprender mais sobre ele e, descobrir as principais curiosidades sobre o Doberman.

Características do Doberman

O corpo magro, forte e alto do Doberman é bastante característico dessa raça e, costuma intimidar a maioria das pessoas.

Por mais que a raça tenha uma má reputação, ela é na verdade, muito amigável e tranquila.

Facilmente esse cão consegue se adequar ao ambiente em que se encontra e, por mais que desconfie de pessoas desconhecidas, rapidamente eles se habituam e se tornam carinhosos e amáveis.

Por mais que o Doberman tenha sido criado para ser um cão de guarda, sua educação, devoção e obediência colocam o animal como um dos melhores companheiros para seus donos humanos.

um cão dobermann

Dobermann – Foto: Freepik

Devotado e protetor das pessoas da família, o animal está sempre por perto. Por mais que tenha um espirito um pouco mais independente, ainda assim gosta da proximidade com as pessoas.

Com pelagem bonita e brilhante e cabeça fina e imponente, esse animal chama a atenção por onde passa.

O tamanho e o perfil do cão realmente impõem respeito. Por isso, no Brasil essa é uma das raças mais usadas por quem busca um cão de guarda.

Inclusive, devido ao excelente desempenho em diversas atividades, essa raça é ótima em trabalhos policiais e militares. Ademais, se saem muito bem em esportes caninos.

Principais curiosidades sobre o Doberman

O Doberman é uma raça de cachorro desenvolvida para ser de guarda, mas que tem características tão interessantes que vem sendo cada vez mais procurado como cão de companhia.

Mas se você quer conhecer melhor essa raça, continue lendo os próximos tópicos para saber mais sobre o Doberman.

1.  A raça tem origem alemã

cão com sua tutora

Dobermann com sua tutora – Foto: Freepik

Ao que parece, os primeiros Dobermans surgiram por volta de 1890 por um alemão conhecido como Karl Friedrich Louis Dobermann, um grande cobrador de impostos da população.

A ideia inicial era obter um exemplar que fosse ao mesmo tempo um companheiro fiel e um cão de guarda que o protegesse durante o seu trabalho.

Para conseguir isso, ele realizou uma série de cruzamentos entre raças, obtendo então o Doberman que se conhece atualmente.

Apesar de já haver relatos sobre a existência da raça no final do século XIX, foi apenas em 1900 que o American Kennel Club (AKC) fez o reconhecimento dela.

2. A raça é recente

Muitas raças de cachorro existem desde os tempos muito antigos, mas esse não é o caso do Doberman.

Essa raça se originou na Alemanha no início da década de 1880. E desde então foi sendo apurada e, cada vez mais pessoas se apaixonaram e se renderam aos encantos do Doberman.

3. Inicialmente eram cães de coletores de impostos

doberman

Doberman com coleira. Fonte: Freepik

Herr Karl Louis Dobermann é o nome por trás da criação inicial da raça. O intuito dele era desenvolver um cão que fosse sua guarda enquanto ele cobrava os impostos pela cidade.

Essa paixão pelos animais se deu porque o homem trabalhava como guarda noturno, policial e adestrador de cães.

Por causa dessas funções, ele costumava andar com muito dinheiro, passando inclusive por regiões perigosas da cidade.

Isso o deixava com um pouco de medo. Então, por ser rico ele conseguiu investir na criação de uma raça de cachorro que o mantivesse em segurança.

Seu desejo era de que o cão fosse bonito, refinado, tivesse um porte grande e, que ao mesmo tempo intimidasse as pessoas.

O resultado disso foi o cão magro e extremamente musculoso de pelos escuros, que você provavelmente conhece.

4. O Doberman tem personalidade forte

inteligência canina

Doberman no rio – Foto: Freepik

Uma das principais curiosidades sobre o Doberman é que ele possui personalidade forte e precisa ser bem controlado desde cedo para que não se torne muito dominador.

Sendo assim, visando desenvolver uma maior afinidade com as pessoas, o Doberman precisa de adestramento desde as suas primeiras semanas de vida.

O ideal é que se contrate um adestrador experiente, que consiga mostrar ao cão a maneira mais adequada de agir no dia a dia, bem como desenvolver a afinidade com o dono desde cedo, respeitando-o adequadamente.

Além disso, é bom que o tutor de um Doberman tenha um pouco de experiência e pulso firme para conseguir lidar com o cão.

Se o tutor não souber lidar bem com o animal, ele poderá deixar de responder adequadamente às ordens, o que pode se tornar um problema com o passar do tempo.

5. O tutor tem que ser bem disposto

o temperamento do dobermann

Cachorro brincando com o dono. Foto: Freepik

Se você já viu um Doberman pessoalmente, deve ter percebido que esse é um cão forte e cheio de energia.

Sendo assim, para a manutenção da saúde do animal, é preciso um nível elevado de atividade física.

O ideal é que o tutor seja bem disposto e se habitue a praticar exercícios regulares com o cão. Somente breves caminhadas não bastam.

Em geral o ideal é fazer treinamentos mais intensos e brincar com o animal com frequência. Isso ajuda a gastar a energia dele e afastar o estresse.

6. A socialização é fundamental

o temperamento do dobermann

Cão posando para foto. Foto: Freepik

Antes de mais nada, é importante deixar claro que o Doberman é um cão de guarda, que muitas vezes se mostra desconfiado e cuidadoso em relação às pessoas.

Justamente por isso, em algumas situações específicas o animal pode se mostrar agressivo. E para evitar esse tipo de problema, a melhor coisa a se fazer é socializar o cão desde os seus primeiros dias de vida.

A socialização é fundamental para o Doberman e deve ser realizada com o animal filhote. Desde cedo é importante mostrar ao cão que pessoas e outros animais podem ser amigos.

Com o treinamento correto o animal aprende a ser mais tranquilo e receptivo com as outras pessoas e, até pode conviver bem com outros cães.

7. É um cão policial heroico

o temperamento do dobermann

Cachorros brigando. Foto: Freepik

O Doberman foi desenvolvido para ser um cão de guarda de excelência e, por isso se tornou bastante popular na polícia em vários países do mundo.

Com o desastre das Torres Gêmeas em 2011, vários exemplares dessa raça auxiliaram no resgate de vítimas.

Também existem relatos desses animais agindo juntamente a soldados durante a Guerra de Okinawa, no Japão, em 1945.

Inclusive, existe até um memorial em homenagem a raça na Ilha de Guam, no Oceano Pacífico.

8. Curiosidades sobre o Doberman: cão famoso no cinema

doberman

Cachorro com linguá para fora. Foto: Pixabay

É bem provável que você já tenha visto vários cães da raça Doberman em filmes e séries. Mas nos anos de 1970, The Doberman Gang colocou esse cão a um outro nível.

O filme retrata seis animais da raça selvagens, que adoram dinheiro e que estão afim de esvaziar os bancos. Inclusive, todos os cães possuem nomes de ladrões de bancos famosos.

Com rosnados e latidos intimidadores, esses animais bem treinados conseguem roubar e fugir com enormes quantias de dinheiro.

E se você gosta de animação, o Doberman também marcou presença no filme Up-Altas Aventuras.

O personagem Alfa é líder de uma matilha de cães que perseguem um espécime raro na floresta da América do Sul.

9. O Doberman é herói de guerra

doberman

Cachorro no meio das flores. Foto: Pixabay

Além de ser uma raça forte e perspicaz, o Doberman foi um grande herói da Batalha de Guam ocorrida em 1944 dentro da Segunda Guerra Mundial.

De acordo com relatos do período, o cão foi antes das tropas e então anunciou a chegada de soldados japoneses ao local.

Infelizmente, o cão morreu com a explosão de uma granada. Apesar disso, muitos soldados se salvaram graças a esse animal.

Kurt foi o primeiro dos 25 cachorros que estão enterrados atualmente no Cemitério de Cães de Guerra do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, situado em Guam.

Kurt tem um memorial no cemitério, no qual o nome dos demais animais se encontram nas laterais.

10. O Doberman é muito inteligente

doberman

Cachorro sendo segurado pela coleira. Foto: Pixabay

De acordo com o ranking de inteligência canina, o Doberman está em quinto lugar entre as raças mais inteligentes.

Apesar de essa ser uma característica bem legal para os animais e os seus tutores, tanta inteligência às vezes leva o animal a tentarem dominar os adestradores.

Ademais, quando eles não são devidamente estimulados, acabam ficando bastante entediados e perdem o interesse pelas atividades.

11. Curiosidades sobre o Doberman: clube da raça

doberman

Cachorro no mato. Foto: Pixabay

Os primeiros cães da raça Doberman chegaram aos Estados Unidos no começo dos anos de 1900 e, não demorou muito para que a raça ganhasse a confiança de muitas famílias.

Conforme os anos foram se passando, o animal foi ganhando destaque nas competições caninas e, até ganhou um clube especial, o Doberman Pinscher Club Of América.

12. Dobermann é a mesma coisa que Pinscher?

Cachorro tomando sol. Foto Freepik

A maioria das pessoas pensa que o Doberman e o Pinscher são raças semelhantes com apenas uma variação de tamanho.

Na verdade, a raça não é a mesma. O que acontece é que o Pinscher está entre o grupo de animais que originou o Doberman.

Justamente por isso as características físicas dos animais são semelhantes, enquanto que a personalidade deles se difere bastante.

13. Cara de mau e personalidade amorosa

O Doberman é um cão que tem uma expressão séria, mas na verdade essa é uma raça extremamente carinhosa e carente, que ama estar o tempo todo ao lado de pessoas da família.

Inclusive, eles não suportam bem a distância em relação ao tutor e, por isso não pode ficar sozinho durante muito tempo.

A ansiedade de separação pode fazer com que o cão se torne agressivo e muitas vezes temperamental.

14. Curiosidades sobre o Doberman: a raça está cada vez mais dócil

Já há bastante tempo que o Doberman é apreciado muito mais como um cão de companhia do que de guarda.

Por isso, os criadores estão cada vez mais selecionando animais dóceis e que apreciam a companhia dos seus humanos.

Dessa forma, a agressividade já não é mais um traço de personalidade presente na maioria dos exemplares.

Mas é claro que isso depende da criação e do tipo de treinamento que o animal recebe. Para ter um cão tranquilo, é preciso treinar ele com calma e sem agressividade.

Quando devidamente treinados e socializados, os animais da raça são ótimos companheiros, inclusive para crianças e outros animais.

15. Curiosidades sobre o Doberman: muita escovação e pouco banho

O Doberman é um cão de pelos curtos, mas que precisa de escovações frequentes com o intuito de se remover os fios mortos e sujeitas que se acumulam no corpo.

Em geral o cão não precisa tomar muito banho porque não fica tão sujo. Sendo assim, faça isso apenas quando o animal estiver realmente precisando.

É importante ter bastante cuidado com a pele dos cães porque eles costumam apresentar bastante sensibilidade.

Peça ao veterinário para recomendar produtos adequados que não agridam a pele do animal.

16. Curiosidades sobre o Doberman: o Doberman é silencioso

Quem vê o corpo forte, grande e a aparência imponente do Doberman deve pensar que o cão late bastante.

Mas na verdade essa é uma raça bem tranquila, que late apenas quando isso é realmente necessário.

Ele costuma latir apenas quando percebe que existe alguma ameaça. Nesse caso ele vai alertar o tutor.

Se o seu Doberman estiver latindo demais, verifique se ele não está tentando chamar atenção. Esse é um comportamento que pode surgir quando o animal se sente distante do tutor.

Procure também propor atividades mais intensas para gastar a energia do animal.

E aí, o que você achou dessas curiosidades sobre o Doberman? Esse é um cão incrível, não é mesmo?