Deixar o cão com um amigo quando você vai viajar é uma das coisas mais comuns. Tutores geralmente “elegem” um amigo íntimo ou minimamente de confiança para que sua casa sirva de hotel temporário. É claro que nosso objetivo é sempre levar nosso cão para onde nós formos. Porém, nem sempre isso é possível. Seja por um motivo ou por outro. Desta forma, acompanhe o texto e saiba como preparar toda a logística e ter certeza que seu cão estará bem!

Deixar o cão com um amigo

Deixar o cão com um amigo é a melhor forma de sentir confiança e conforto para uma viagem longa ou mesmo que seja apenas um fim de semana. Entretanto, não é somente deixar o cão por lá e achar que está tudo resolvido. Uma série de questões e critérios precisam ser levados em consideração para que esta logística seja possível e, acima de tudo, saudável para a saúde mental do animal.

Lembre-se que toda vez que o cachorro sente-se sozinho, ele acha que foi abandonado. E se você der a entender para ele que ele foi abandonado, isto será muito ruim. Por isso, uma adaptação é sempre o primeiro passo para qualquer tipo de ação como esta. Mas, como você pode fazer para que tudo dê certo e você viaje tranquilo? Veja nosso passo a passo logo abaixo.

Deixar o cão com um amigo

Deixar o cão com um amigo – conheça a região da hospedagem

Conhecer previamente a região em que a casa do seu amigo se encontra é fundamental. Isto não significa dizer que você precisa se especializar e conhecer todos os vizinhos, nome da rua ou mercado mais próximo. Mas significa que você deve, ao menos, questionar se há cães na vizinhança ou se de alguma forma o seu cachorro pode se prejudicar por qualquer elemento da região.

Lembre-se que o cachorro é acostumado a viver em um local. Quando há uma mudança brusca no estilo de vida, mesmo que por poucos dias, ele pode ficar ansioso a ponto de tentar fugir. Por isso, entenda os perigos próximos e faça um plano para que ele possa se hospedar tranquilamente.

Deixar o cão com um amigo

Saiba se há outros cães no local

A casa que servirá de hospedagem possui algum outro cachorro? Se sim, você precisará fazer um acompanhamento e uma adaptação prévia. Ou seja, é importante os cães se conhecerem e criarem uma amizade para que efetivamente nos dias da hospedagem não hajam graves problemas de convívio. Há muitos benefícios em ter dois cães. No entanto, é preciso entender também os problemas que podem ocorrer. Lembre-se disso!

Faça uma lista da rotina do animal

Para ajudar o seu cão a se adaptar e o seu amigo a cuidar dele da forma certa, faça uma lista com a rotina do animal. Pode ser em formato de checklist. Isto será muito útil para ajudar o dia a dia do cão e do cuidador, visto que as tarefas e obrigações estarão muito mais nítidas e nada será esquecido.

Deixar o cão com um amigo

Não esqueça dos suprimentos básicos

Obviamente, você não pode esquecer dos suprimentos do cachorro, não é? Deixar o cão com um amigo é também deixar tudo pronto e arrumado para que o único trabalho de quem hospedar o animal, seja dar carinho, amor e proteção. Lembre-se de levar a ração que o cachorro está acostumado a comer, os brinquedos, a caminha, os recipientes em que ele já se alimenta, etc.

Tudo isto será muito útil para que nestes dias longe do dono o cão possa ficar entretido, feliz e o menos ansioso possível. Lembre-se que a sua presença é fundamental para a felicidade dele. Ele não vive longe do dono e você precisa adaptá-lo a estas situações, pouco a pouco. Boa viagem!