X

Dicas para aquaristas: Guia completo para iniciantes (e especialistas)

Se você está pensando em começar a montar um aquário e não sabe bem por onde começar, precisa conhecer as 10 dicas para aquaristas.

Esse é um hobby muito legal e prazeroso, mas que exigem um pouco de conhecimento e muita dedicação.

O início não costuma ser assim tão simples e, é muito importante ter um ponto de partida e um guia que te oriente nessa jornada.

Mas tudo isso vale muito a pena para ter um belíssimo aquário que vá diminuir o seu estresse e ainda ajudar a decorar os ambientes.

Então, veja a seguir onze dicas para aquaristas que são primordiais.

1. Dicas para aquaristas: onde colocar o aquário

Aquário. Fonte: Freepik

Os aquários são objetos versáteis e, que ficam bem em diversos ambientes. Mas você precisa considerar algumas questões para não errar na localização. São elas:

  • Escolha um local sem incidência de luz solar direta;
  • Verifique se existem tomadas no local;
  • Coloque o aquário em um local seguro, onde outros animais não alcancem;
  • A mesa, móvel ou suporte deve ser muito seguro e suportar o peso do aquário. Sempre verifique a capacidade de peso suportada pelo móvel escolhido;
  • O aquário deve ficar em uma posição de destaque no ambientem de modo que seja possível visualizar ele de qualquer ângulo;
  • Evite um local com muitos obstáculos onde seja difícil fazer a limpeza do aquário.

Essas são as principais regras que você deve levar em conta para escolher o melhor local para o seu aquário.

2. Escolha entre aquário marinho ou de água doce

Uma das melhores dicas para aquaristas é escolher se prefere montar um aquário de água doce ou salgada.

Essa definição deve acontecer antes de começar a comprar os itens para o aquário porque isso influencia na escolha dos itens.

Tenha em mente também que um aquário não é composto apenas por peixes. É possível incluir algas e corais em um aquário marinho, por exemplo.

Por outro lado, nos modelos de água doce é possível incluir uma série de plantas variadas e troncos.

3. Dicas para aquaristas: tamanho dos aquários

Aquário com peixe azul. Fonte: Freepik

Se você está começando agora com o aquarismo, o melhor é selecionar um modelo que tenha um tamanho intermediário.

Os modelos entre 38 e 96 litros são os mais recomendados nesse caso. Isso porque eles têm um tamanho bom e, ao mesmo tempo são fáceis de limpar.

Em relação ao tamanho, leve em consideração também o peso, visto que quanto maior for o aquário, mais pesado ele será.

Então, a mesa onde ele vai ficar deve suportar esse peso. Por outro lado, quanto maior for o volume de água no recipiente, mais estável quimicamente ele tende a ficar.

4. Dicas para aquaristas: iluminação ideal

Se você já começou a pesquisar um pouco sobre o aquarismo, deve saber que a iluminação é primordial nesse ambiente.

Mas é preciso utilizar os itens adequados, que proporcionem um nível de luminosidade ideal. Nesse sentido, luminárias como HQI, lâmpadas T5/T8/PL ou LED são as mais comuns em aquários.

É fundamental que você conheça cada um e, observe as vantagens e desvantagens de cada um dos tipos para fazer a escolha certa.

Atualmente os aquaristas experientes vêm preferindo as luminárias de LED porque esse lipo de iluminação é mais durável, econômico e, fornece um bom nível de luminosidade.

No entanto, vale observar que mesmo que essa seja uma opção econômica, é preciso fazer um investimento inicial bastante elevado.

Saiba também que o tipo e modelo de luminária deve se adequar perfeitamente ao ecossistema escolhido por você.

Ao escolher aquários com corais, por exemplo, a iluminação deve ser mais intensa e a luz deve ter boa qualidade. Isso é fundamental para a saúde e manutenção da cor dessas espécies vegetais.

Independentemente da composição do seu aquário, a iluminação deve chegar o mais próximo possível do natural. Isso vai aumentar em muito a taxa de sobrevivência dos peixinhos, outros animais ou vegetais.

5. Acerte no tipo de cascalho

Aquário. Fonte: Freepik

Uma das principais dicas para aquaristas diz respeito à escolha do substrato adequado para as formas de vida presentes no seu aquário.

Isso vai variar principalmente de acordo com o fato de o aquário ser de água doce ou marinho. Além disso, no caso de água doce é preciso compreender se os peixes escolhidos preferem água mais ácida ou mais alcalina.

Para espécies animais de água ácida o cascalho mais usado é o basalto ou cascalho de rio. Para aquários de água alcalina, utilizam-se substratos marinhos, fabricados em ossos de corais.

Depois de escolher e comprar o substrato, é preciso lavar bem, removendo assim a areais e outras impurezas. Lave até que a água saia límpida.

E se você não quiser ter esse trabalho, saiba que existem marcas que já vendem os cascalhos lavados.

6. Dicas para aquaristas: sistema de filtragem

Se você deseja ter um bom aquário, completo e com todos os itens necessários, é preciso se preocupar com o sistema de filtragem.

A filtragem elimina impurezas presentes na água e, contribui para que apenas microrganismos bons cresçam, tornando o ambiente adequado para a vida dos peixes.

Um fato importante a se considerar é a existência de três tipos diferentes de filtragem: química, biológica e mecânica.

E dependendo do ambiente e dos seus objetivos, pode ser necessário utilizar todas as técnicas disponíveis.

Atualmente existem vários tipos de filtros, sendo que os principais que você deve conhecer são:

Filtro biológico de fundo

É um dos mais comuns e mais usados por ser muito prático e acessível para a maioria das pessoas.

No entanto nos últimos anos ele vem senso substituído por outros tipos por ter uma baixa efetividade em relação a outros métodos.

A estrutura é composta basicamente de uma placa plástica que se encaixa no fundo do aquário e, que fica ligada a uma torre.

Então, a bomba de água fica responsável por sugar o líquido e estimular o fluxo de água pelo aquário.

Durante esse processo é possível remover impurezas como restos de alimentos e impurezas que ficam retidos na parte de baixo.

O acúmulo de um pouco de impurezas na parte de baixo da placa estimula a proliferação de bactérias boas, que removem nitratos e amônia que são prejudiciais para os animais aquáticos.

Dessa forma, essa é uma opção de filtragem mecânica e biológica ao mesmo tempo. No entanto, os maiores especialistas já recomendam sistemas mais modernos e eficientes de filtragem.

Além de exigir muita manutenção, com o passar do tempo esse sistema de filtragem começa a perder a sua capacidade de manter o ambiente adequado.

Filtro externo (hang-on)

O hang-on é um tipo de filtro externo que já é um dos favoritos de aquaristas. Isso porque ele é muito prático e eficiente em aquários de diversos tipos e tamanhos.

Esse modelo fica pendurado no vidro do aquário e, traciona a água para o interior do filtro, que contém três partes diferentes.

Cada uma dessas partes fica responsável por um tipo de filtragem, incluindo a mecânica, biológica e química.

Depois de passar pelos três sistemas, a água retorna para o interior do aquário em condições adequadas para a vida dos peixes.

Além de ser prático e eficiente em tipos diversos de aquários, esse sistema de filtragem também tem um excelente custo benefício.

Outro ponto positivo é não ocupar o espaço dos peixes e nem atrapalhar a natação deles pelo aquário.

Filtro canister

Essa é a melhor alternativa para quem pretende ter um aquário de grande porte. Apesar de ser semelhante ao filtro externo, esse modelo tem um potencial muito maior de ação.

Por isso, ele dá conta da filtragem de grandes quantidades de água sem problemas. No entanto, por ser mais pesado, esse modelo não pode ficar pendurado no aquário. Então, ele deve ficar em um compartimento à parte.

Por ser um filtro bem mais potente em relação às demais opções, ele tem custo muito mais elevado. Mas se você vai investir em um aquário grande, precisa investir nesse filtro.

7. Monitoramento da temperatura

Uma das principais dicas para aquaristas é sempre manter um bom monitoramento da temperatura do aquário.

Isso é fundamental para garantir o bem estar e a saúde dos peixinhos e outros seres. As variações de temperatura são muito maléficas para eles e devem ser evitadas.

Juntamente ao controle de temperatura, é necessário realizar o aquecimento. O próprio aquecedor pode ou não ter um termostato.

Os aquecedores com termostato ligam e desligam automaticamente de acordo com as necessidades do meio.

Isso é bastante prático e, também contribui para a manutenção da saúde e integridade dos peixinhos e plantas do seu aquário.

Obviamente, é de extrema importância conhecer cada espécie que habita o seu aquário e conhecer a temperatura ideal para cada uma delas.

Aquário sem peixe. Fonte: Freepik

8. Dicas para aquaristas: escolha dos peixes

Escolher as espécies de peixes mais adequadas para o seu aquário não é nada simples, sobretudo considerando que existem muitas espécies com características tão diversas.

Logicamente essa escolha vai depender de você, das suas necessidades e preferências pessoais. É preciso considerar o tipo de aquário, disponibilidade para manutenção e cuidados, entre outras questões.

Mas se você está em busca de algumas sugestões de espécies para o seu aquário, conheça algumas a seguir:

Kinguio

Esse é o nome do peixinho dourado tradicional, que é um dos mais utilizados em aquários de diferentes tipos.

Esses peixinhos são lindos, divertidos e de fácil manutenção. Mas é preciso intensificar a limpeza do aquário para se ter um ambiente saudável.

Dojô

Essa é uma espécie muito legal que atrai a atenção dos aquaristas principalmente por ser fácil de cuidar.

Inclusive, eles ajudam a manter o aquário limpo porque estão sempre removendo as sujeiras do fundo.

O ideal é criar esse tipo de peixe em cardumes, inclusive com a mistura de várias espécies. Ma sempre verifique quais espécies são compatíveis.

Mato Grosso

Essa é uma espécie de peixe tipicamente brasileira, que está cada vez mais popular nos aquários. Por ser muito rápido e colorido, ele traz muita alegria e cor aos aquários.

Além de ser charmoso, ele também é fácil de cuidar e se dá muito bem com outras espécies de peixes.

Tetra Neon

Essa é mais uma entre as principais espécies de peixes de aquário que você pode incluir na sua lista de opções.

Ele é muito adaptável a ambientes diversos e, costuma viver em cardumes. Inclusive se adapta bem à vida junto de outras espécies de peixes tropicais.

Acará Bandeira

Esse é mais um peixinho bem legal para você colocar nos seus aquários, visto que tem uma aparência exótica e bastante interessante.

O nome provem do seu formato de triângulo, que de fato se assemelha a uma bandeira. O ideal é criar esse peixinho em cardumes com pelo menos cinco espécies.

Mas por ser um pouco agressivo, é preciso que o aquário tenha espaço suficiente para todos se moverem sem problemas.

9. A expectativa de vida do peixe

Entre as dicas para aquaristas iniciantes é muito importante falar sobrea expectativa de vida dos animais.

Obviamente isso depende bastante do local onde ele está, bem como das condições desse ambiente.

Mas algumas doenças comuns nos peixinhos também podem leva-los à morte prematura. Apesar disso, quando bem cuidados os peixes duram vários anos.

O peixe dourado, por exemplo, pode viver até 10 anos quando colocado em um aquário adequado para as suas necessidades.

Os betas, por outro lado, possuem expectativa de vida entre 3 e 5 anos. E as carpas são campeãs, chegando a até 100 anos de vida.

Mas é claro que para isso elas precisam viver em condições perfeitas e terem todas as suas necessidades totalmente satisfeitas.

10. Dicas para aquaristas: alimentação do peixe

Assim como acontece para todos os animais, a alimentação dos peixes influencia diretamente na qualidade de vida deles.

Por isso, essa questão deve ser levada com muito afinco para garantir o crescimento, a saúde, a manutenção da coloração do animal.

Além da qualidade, a quantidade de alimento também é algo que se deve considerar.

Conclusão

Nesse texto você viu quais são as principais dicas para aquaristas e, agora está pronto para criar os seus peixinhos.