Os erros de tutores novatos ao cuidarem de um cãozinho são muitos. Muitas vezes estes erros sequer são percebidos, visto que na grande maioria das vezes são cometidos na expectativa de ajudar o cãozinho de alguma maneira. Só que mesmo fazendo com uma boa intenção, um erro grave pode custar bastante caro para o comportamento e desenvolvimento futuro do seu cachorrinho.

Por isso, no artigo de hoje você vai entender melhor quais são os principais comportamentos que podem fazer você educar mal o seu cãozinho ou mesmo causar algum tipo de problema físico nele. Será que você está cometendo algum erro desses? Vamos entender a partir de agora. Continue a sua leitura.

Erros de tutores novatos – Veja uma lista com os 5 principais e veja se você está cometendo algum deles

Os principais erros de tutores novatos, muitas vezes, estão escondidos. Uma atitude (até bonita) de prover uma vida boa para o seu novo cãozinho, pode fazer com que ele sofra bastante do ponto de vista físico e mental. Afinal, o que poucos tutores consideram para uma boa relação entre tutor e cachorro é justamente o fator emocional. A saúde mental do cachorro interfere muito no dia a dia dele, para o bem e para o mal.

Por exemplo, se você está ensinando o seu cão a fazer as necessidades no lugar certo, saiba que brigar com ele ou mesmo fazer uma pressão para que ele acerte logo o tapete higiênico, é algo que vai atrasar o processo e pode ser que ele nunca consiga acertar, pois ele ficará ansioso, estressado e até poderá gerar agressividade.

Portanto, veja a nossa lista com os 5 principais erros que um tutor iniciante poderá cometer, mesmo que sem querer:

  1. Escolher um filhote só por achar bonitinho ou ser o cão da moda do Instagram;
  2. Não se aprofundar no entendimento da raça em si;
  3. Oferecer comida o tempo inteiro achando que é isso que o cão precisa;
  4. Não limitar comportamentos e deixar o cão sem a sensação de liderança;
  5. Brigar quando o cachorro faz as necessidades em lugares errados;

Vamos explicar cada um destes itens da lista de maneira mais aprofundada. Continue a sua leitura e saiba o que fazer em cada situação.

erros de tutores novatos

Cão sentado na grama – Foto: Freepik

Escolher um filhote só por achar bonitinho ou ser o cão da moda do Instagram

Hoje em dia há várias maneiras de seguir uma moda ou uma tendência. E é através das redes sociais que isto pode ficar ainda mais fácil, visto que o comportamento pode ser ditado por repetições. Então, se você está buscando um cãozinho para adotar, escolhê-lo pelo simples fato de ver uma foto no Instagram pode ser um erro bem grave.

Adotar um cachorro filhote só porque ele é fofinho e faz sucesso nas postagens de outras pessoas no Instagram, pode fazer com que você tenha muitas frustrações no futuro. Pois você não estará adotando o cão em si. Você estará adotando o cão daquela foto, naquela cena, naquele contexto, esperando que isso se repita com você. Só que cães são seres vivos e não podem simplesmente repetir um comportamento sem que hajam estímulos para isso.

Então, não adote um cão só porque você acha ele bonitinho enquanto filhote ou em uma foto de Instagram. Vá mais a fundo. Entenda o cachorro, os comportamentos e tudo que envolve os cuidados básicos para deixar um cão feliz e saudável.

Não se aprofundar no entendimento da raça em si

Um dos erros de tutores novatos que mais são percebidos depois de algum tempo de convivência entre animal e dono, é o fato de não se aprofundar na raça em si. Muitas pessoas pensam que “cachorro é cachorro” e, por isso, imaginam que adotar um cuidado padrão e mínimo é o suficiente para que o cachorro seja feliz e tenha saúde. Só que isto não é verdade.

Cada cachorro é único e precisa, também, de um cuidado único. Cada raça vai exigir cuidados especializados. Cada comportamento vai exigir uma intervenção diferente e cada exame veterinário vai, também, exigir um cuidado específico. Então, busque entender tudo sobre a raça que você vai adotar: doenças, pré-disposições, gasto de energia, alimentação, recinto básico, atividades, organismo, etc.

erros de tutores novatos

Pastor alemão com seu brinquedo – Foto: Freepik

Erros de tutores novatos – Oferecer comida o tempo inteiro achando que é isso que o cão precisa

Você já viu aqueles cães gordinhos, cheios de gordurinhas e de fofuras? Pois é, isto chama bastante a nossa atenção, visto que a nossa tendência é achar isso fofo e bonito. E até é. Só que do ponto de vista da saúde do animal, oferecer comida o tempo inteiro pode ser um erro grave e que certamente vai encurtar a vida do seu pet.

Um cão precisa ter uma rotina de alimentação equilibrada e saudável, sem tirar e nem por energia demais. Ele precisa de energia o suficiente para brincar e relaxar. Cada caloria a mais pode representar uma série de problemas no futuro, como diabetes canina e outras doenças graves, como problemas cardíacos e até ósseos. Portanto, não cometa o erro de alimentar o seu cão o tempo todo, achando que ele está sempre com fome.

Erros de tutores novatos – Não limitar comportamentos e deixar o cão sem a sensação de liderança

Por mais que mimar o cachorro nos dê prazer no sentido de fazê-lo feliz com um biscoito ou com um brinquedo, não podemos confundir estas atitudes esporádicas com atitudes recorrentes. Este é um dos erros de tutores novatos que mais podem passar despercebidos, pois dar tudo que o cão quer, na hora que ele quer, pode ser benéfico hoje. Só que no longo prazo, pode trazer muitas preocupações e dores de cabeça.

Então, limitar o que o animal pode ou não pode é fundamental, principalmente na fase de filhote. Por isso, exerça a liderança de tutor e faça o animal entender que ele tem um líder para seguir. Isto ajuda a criar uma sensação maior de conforto para o cachorro e ele não se sente ansioso ou estressado, pois sabe que tem limites.

Leia aqui o nosso artigo sobre como ser líder do seu cachorro.

erros de tutores novatos

Cão dando a patinha – Foto: Freepik

Erros de tutores novatos – Brigar quando o cachorro faz as necessidades em lugares errados

E por fim, este pode ser um erro bastante grave e que pode trazer várias consequências, só que nem sempre este será o entendimento de curto prazo do tutor menos experiente. Brigar com o cachorro pode até dar uma sensação de que você está tentando educá-lo. Só que não é bem assim que funciona. Você precisa fazer o cachorro entender algum comportamento positivo para que ele sempre o repita, e não fazer com que ele sinta vergonha ou medo depois de fazer algo que não deveria.

Este processo se chama “reforço positivo“, onde você exalta o animal quando ele faz algo que você esperava, deixando de lado a ideia de brigar ou gritar com o cachorro quando ele faz algo errado. Assim, ele vai sempre ter uma tendência a repetir um comportamento positivo, só para você exaltá-lo com mimos. É assim que funciona um processo de adestramento com este método, por exemplo.

Agora que você já conhece os principais erros de tutores novatos, cuide bem do seu doguinho e ofereça tudo que ele precisa para ser feliz e saudável!