A gente sabe: escolher veterinário para cachorro nem sempre é tarefa fácil. Na verdade, é uma tarefa difícil. Principalmente para quem é tutor de primeira viagem e está neste momento entendendo melhor todo o círculo de cuidados que um cão precisa receber.

E esta dificuldade na escolha pode acontecer por inúmeros motivos diferentes. Mas, o principal deles, é o emocional. Afinal, você não quer deixar seu cão nas mãos de uma pessoa estranha, que você nunca ouviu falar e nem sabe ao certo como trabalha, não é mesmo?

Se você sente isso, saiba que é normal. Porém, precisamos dizer que isto não está nem certo, nem errado. Profissionais capacitados, geralmente vão fazer um ótimo trabalho, com cuidado amor e carinho. Mas, é preciso saber escolher para que isto, de fato, aconteça.

E para te ajudar, no texto de hoje, vamos entender alguns critérios para escolher veterinário para cachorro de uma forma racional. Vamos lá?

Escolher veterinário para cachorro

Cão no veterinário – Foto: Freepik

Escolher veterinário para cachorro – Entenda alguns critérios para a seleção

Escolher veterinário para cachorro precisa ser algo pensado e planejado. Não pode ser algo ao acaso e na base da aleatoriedade. Afinal, nosso cãozinho precisa receber todos os cuidados que ele merece, de uma maneira cuidadosa e zelosa, não é mesmo?

Porém, o que você precisa considerar para, então, escolher o melhor veterinário? O melhor é o mais caro? Aquele com as melhores tecnologias? Veterinário de ONGs são confiáveis? Estas são algumas das dúvidas mais comuns de tutores que estão no início da jornada de cuidados. E está tudo certo, pois é comum ter dúvidas.

E uma resposta geral para cada uma destas perguntas, podemos resumir em alguns tópicos. Veja abaixo:

  • Amor aos animais – Nem todo profissional ama a sua profissão;
  • Atendimento 24h e ótima comunicação;
  • Quanto mais perto da sua casa, melhor para o seu cão;
  • Procure um veterinário antes mesmo de precisar dele com urgência;
  • Observe comentários em redes sociais;

Falaremos sobre cada um dos itens acima, de forma individual, para que você possa entender melhor. Acompanhe.

Escolher veterinário para cachorro

Cão no veterinário – Foto: Freepik

Amor aos animais – Nem todo profissional ama a sua profissão

O amor aos animais é, sem dúvida nenhuma, um dos melhores balizadores para escolher o melhor veterinário para seu melhor amigo. Afinal, fazer exames veterinários nem sempre é um trabalho fácil. Alguns animais vão ser mais dóceis. Outros vão ser muito mais ariscos. E por isso, o veterinário que estiver manuseando o pet precisa agir com cautela.

Esta cautela muitas vezes está baseada no amor aos pets. É claro que há algumas situações inevitáveis – como a dorzinha de uma injeção. Mas há um abismo entre fazer o que é certo e racional e fazer as coisas na base da força. E o amor pelos pets, fará o profissional ser ainda mais competente e não trabalhará apenas “pelo salário”.

Pense nisso!

Atendimento 24h e ótima comunicação

Outra questão muito importante para escolher veterinário para cachorro, é a questão do horário de atendimento. Assim como nós humanos, os cães também não têm hora para ficar doente. Ou seja, uma urgência pode surgir a qualquer momento, por mais que cuidemos do cão da melhor forma possível.

E por isso, é importantíssimo que você considere o aspecto “atendimento” para a escolha do veterinário certo para o seu pet. De preferência, o atendimento precisa ser 24h. Mesmo que de maneira reduzida ou plantão, é importantíssimo poder contar com este auxílio profissional em momentos “aleatórios” do dia ou da noite.

Mas, somente um atendimento 24h não será o suficiente, se a comunicação não for clara, coesa e prática. Ou seja, se você tiver um enorme trabalho para conseguir falar com o veterinário em um momento de emergência, descarte a possibilidade.

O atendimento 24h não precisa ser com o veterinário presente na clínica o tempo inteiro, obviamente. E por isso, um atendimento rápido, seja por mensagens ou telefone, é fundamental.

Escolher veterinário para cachorro

Cão no veterinário – Foto: Freepik

Quanto mais perto da sua casa, melhor para o seu cão

Cães, no geral, têm medo de veterinário. É claro que isto não é uma regra, pois alguns animais realmente amam dar uma voltinha para uma consulta regular. Mas, quando este não for o caso, é importante que você escolha o profissional também pelo critério de proximidade. Não pode ser uma viagem longa para que você chegue até a clínica.

Esta é uma maneira de evitar uma série de problemas maiores, como o estresse do cachorro, o excesso de trânsito, a demora para uma consulta urgente, etc. Então, encontre uma clínica veterinária no máximo a duas, três ou quatro quadras da sua casa.

Mas, claro, este local precisa estar adequado para receber o seu cãozinho, de acordo com os critérios que já mencionamos aqui e que ainda iremos mencionar. De nada adianta você morar em cima de uma clínica veterinária, e o atendimento em geral ser péssimo, não é mesmo?

Procure um veterinário antes mesmo de precisar dele com urgência

Esta talvez seja uma das melhores dicas para você escolher veterinário para cachorro. Na realidade, isto é fundamental: encontre uma clínica antes de precisar usá-la. Isto pode parecer simples e até um pouco óbvio. Mas acredite, nem sempre é feito. E, quando a emergência surgir, os problemas podem parecer muito maiores.

Afinal, imagine que seu cachorro se engasgue com algum alimento ou mesmo passe mal por qualquer motivo. Agora, imagine isto, somado ao fato de que você não sabe onde levar o seu pet. O estresse se multiplica e as chances de resolver o problema de maneira efetiva, acabam sendo muito reduzidas.

Então, encontre uma boa clínica veterinária antes mesmo de precisar usá-la, ok?

cuidados com os cães

Médico veterinário – Foto: Freepik

Observe comentários em redes sociais

E por fim, algo que você pode fazer caso já tenha algumas boas opções de veterinários em mente, é: procure-os nas redes sociais e veja os comentários das pessoas. É claro que queremos comentários positivos. Mas, não deixe de ler também os negativos. Mesmo que for apenas um, tente entender o que aconteceu para que este comentário tenha sido gerado.

Os mínimos detalhes neste tipo de pesquisa, acabam ajudando muito a tomar uma decisão mais certeira. Cuide do seu dog!