Você conhece os vários tipos de escovas para cachorro? Para não escolher errado e fornecer cuidados adequados, mostramos como escolher a escova de acordo com o pelo do seu cão.

Manter seu cão limpo é muito importante para sua saúde e bem-estar geral. Quando você o leva para passear, ele rola, brinca com outros cães, pula e geralmente fica sujo ou dá um nó no pelo, se for um cão de pelo comprido. Dependendo da raça e do tipo de pelo do cão, será necessário pentear de acordo com uma técnica específica.

Escolha a escova, dependendo do pelo do cão

Como acabamos de ver, dependendo do tipo de pelo de cachorro, é aconselhável optar por um tipo de escova em vez de outro.

Também a frequência com que penteamos o cão dependerá do comprimento, espessura e quantidade de pelos que perdem. De fato, existem raças de cães que tendem a perder mais pelos do que outras.

cachorro

Foto: Freepik

Após a caminhada, a escovação é um dos momentos mais importantes e agradáveis ​​da rotina diária de um cão. Se for escovado adequadamente, ele relaxará porque sabe que estamos fazendo algo positivo: remover a sujeira, desembaraçar os nós e cuidar da saúde de sua pele.

Em geral, podemos distinguir três tipos de pelo:

  • Curto
  • Médio
  • Longo

Cada um requer um tipo específico de escovação que deve durar um período específico. Agora vamos ver que tipo de escovas para cachorro temos que comprar para pentear o cão, dependendo do tipo de pelo.

Escovas para cachorro de pelo curto

escova para cachorro

Foto: Freepik

O cachorro de pelo curto, é claro, precisa de menos atenção do que o cachorro de pelo comprido.

Tendo uma pelagem não muito grossa, será suficiente pentear esses cães duas ou três vezes por semana.

As raças de pelo curto incluem cachorros de vários comprimentos e características. Por exemplo, o Chihuahua, apesar de ter pelos curtos, tende a perder muito pelo, por isso precisará de mais escovação do que um Boxer ou um Bulldog Francês, raças que não perdem muito pelo.

Para cães de pelo curto, serão necessárias escovas que removem o excesso de pelo. Isso porque não acumulam sujeira ou tendem a ter nós no pelo. Para isso, será necessário uma escova com cerdas de borracha para evitar ferir o cão e puxar os pelos que não devem ser removidos.

O pelo de um cão de pelo curto é muito fácil de limpar e manter em perfeitas condições. Além disso, usando este tipo de escova para cachorro de pelo curto, você fará uma massagem agradável ao seu amigo de quatro patas.

Além disso, outra das melhores ferramentas para pentear cães com essas características é a pedra pomes. É um produto que tira pelos mortos sem problemas, para que você possa usá-la para completar a escovação.

Nunca use-a contra o pelo e proceda com cuidado para evitar ferir a pele do cão. Evite áreas sem pelo ou onde a camada do pelo é muito fina.

Escovas para cachorro de pelo médio

escova para cachorro

Foto: Freepik

Cachorro de pelo de comprimento médio, como o Golden Retriever ou o Akita americano, têm uma pelagem mais espessa do que os cães de pelo curto, por isso precisam ser escovados pelo menos quatro vezes por semana.

Se você tiver tempo para escová-lo uma vez ao dia, seu amigo de quatro patas também ficará grato a você. Esses cães tendem a perder muito pelo. Se o pelo não for removido, se acumulará e se espalhará por toda a casa.

Com uma pelagem espessa, longa e grossa, você precisará de uma escova para cachorro com cerdas finas e muito grossas para poder remover todo o pelo morto acumulado. Preste atenção na ponta das cerdas: ela deve ser arredondada para evitar ferir o cão ou remover pelos saudáveis.

Escovas para cachorro de pelo comprido

cachorro de pelo comprido

Foto: Freepik

Cães de pelo comprido são aqueles que requerem mais atenção no cuidado com os pelos. Isso porque é muito comum perdê-los em grandes quantidades, assim como entrelaçar e acumular sujeira.

Essa categoria não inclui apenas cães com pelos visivelmente longos, como o galgo afegão, mas também aqueles com pelos médios e grossos e que também têm subpelo, como o pastor alemão.

Por esse motivo, mesmo se o seu cão não tiver pelos muito longos, mas for espesso ou com subpelo, o cão deve ser escovado todos os dias após cada caminhada.

Como esses cães têm pelos longos e grossos, eles precisarão de atenção especial; portanto, é aconselhável obter diferentes tipos de escovas. Pois cada escova tem uma finalidade diferente (pentear, escovar, remover pelos mortos, desembaraçar os nós quando necessário).

Para cães de pelo comprido e, além disso, com pele delicada, como Yorkshire, será necessário comprar uma escova dupla, com cerdas de metal da ponta arredondada de um lado e a outra cerda mais dura.

Primeiro, você precisará usar o lado com as cerdas arredondadas para dissolver os nós nos pelos com cuidado e remover os pelos mortos; depois, o outro lado para tornar o pelo macio e brilhante.

Escovas para cachorro com pelo encaracolado

cachorro com pelo encaracolado

Foto: Freepik

Também é necessário especificar que a pelagem de cães com pelos encaracolados e muito grossos requer cuidados específicos.

Cães como poodles ou Bichon frisé devem ser penteados de maneira diferente dos outros cães vistos até agora.

  • Para desembaraçar e limpar os pelos sem machucá-los, você terá que comprar um pente com dentes de metal largos e bem separados.
  • É necessário pentear os cães com pelos encaracolados todos os dias após a caminhada para evitar a formação de nós. É necessário respeitar essa rotina. Porque os pelos desses cães tendem a se entrelaçar e se sujar, mesmo que cães como o Poodle não percam muito pelo.

Como escovar o cachorro corretamente: dicas

escovas para cachorro

Foto: Freepik

  • Antes de tudo, é muito importante manter uma higiene correta. A higiene deve ser não apenas do cão, mas também dos instrumentos com os quais você o limpa.
  • Independentemente do tipo de escova e do pelo do cão, é importante estabelecer uma rotina precisa tanto para escovar quanto para lavar o amigo de quatro patas. Pois assim, você irá evitar o acúmulo de sujeira e evitar problemas de saúde ou infestações parasitárias.
  • Quando você escova o cachorro, nunca escove contra o pelo. Para pentear facilmente um cachorro de pelo comprido, você pode umedecer o pelo com um produto especial e secá-lo quando terminar.
  • Se o seu cão estiver nervoso ou inquieto, tente relaxá-lo com uma massagem antes de pentear.