Pequeno, muito ágil, brigão, o Jack Russell, a raça de cachorro do Máscara não tem medo de nada. Ele é um verdadeiro valentão, come tudo o que está ao alcance, mas é tão adorável que é perdoado por tudo.

O Jack Russell Terrier é versátil o suficiente para se adaptar a qualquer estilo de vida. E é isso que o torna perfeito para qualquer pessoa: tanto para uma família sempre em movimento com crianças quanto para um casal de aposentados, ou até mesmo para o máscara.

Se você já possui um Jack Russell Terrier ou se deseja adotar o lindo cachorro do máscara, este é o artigo para você, pois descobrimos informações interessantes sobre esta raça. Continue lendo para descobrir mais!

Fatos curiosos sobre o Jack Russel Terrier, o cachorro do Máscara

1 – A raça do cachorro do máscara pode variar a aparência

Cachorro com coleira – Foto: Pexels

Geralmente, os cães pertencentes à mesma raça são muito semelhantes e a única diferença pode ser a cor da pelagem. No entanto, a aparência do Jack Russell Terrier pode mudar muito de cão para cachorro em termos de altura, cores, pelagem e até orelhas!

2 – A raça do cachorro do máscara possui muitas variações

O Jack Russell Terrier compartilha suas origens com outro par de raças; o Parson Russell Terrier e o Russell Terrier. Todas as três raças nasceram para serem versáteis e adequadas para qualquer tipo de trabalho e tendem a ser semelhantes entre si em termos de aparência e comportamento.

3 – O Jack Russel tem três tipos diferentes de pelo

É bastante incomum uma raça ter dois tipos diferentes de pelos. Isso porque muitas vezes a diferença no pelo determina uma diferença na raça, como no caso dos retriever de pelo liso e de pelo encaracolado. Mas o pelo do Jack Russell Terrier tem três variações: áspero, liso ou uma mistura entre os dois. A pelagem áspera é estreita e crespa, enquanto a pelagem lisa é fina e macia.

4 – A raça do cachorro do Máscara não têm medo de cães maiores

Cachorro deitado – Foto: Freepik

Sim, o Jack Russell é pequeno… Mas ele realmente tem muita energia e inteligência! Ele não se assusta, mesmo com cães muito maiores do que ele! No parque, você sempre verá o Jack Russell tentando confrontar um cachorro maior ou mais rápido que ele, e dificilmente um cachorro maior que ele pode colocá-lo em seu lugar!

5 – Eles queimam facilmente ao sol

Como muitos Jack Russels têm pelos finos e brancos, pele rosada e nariz pálido, eles tendem a se queimar quando expostos à luz solar. Isso significa que você deve ter muito cuidado para protegê-los do sol e aplicar protetor se estiver muito quente!

6 – Eles são muito ágeis

A raça do cachorro do Máscara,  é pequena, mas também é muito atlética e enérgica. Assim, o cachorro gosta de estar sempre ocupado. Eles precisam de muitos estímulos mentais e físicos e são excelentes nos esportes caninos.

7 – Eles são excelentes caçadores

Eles têm um instinto de caçador por natureza. Assim, combinado com seu entusiasmo e tenacidade, os torna quase imbatíveis no campo da caça. Quando eles atacam um animal menor, é quase impossível detê-los. Isso significa que eles podem representar uma ameaça para animais menores, como gatos e roedores.

8 – Toda a raça foi criada por um homem

Para concluir, a raça do cachorro do Máscara é uma das raças mais comuns, populares e fáceis de reconhecer atualmente. A criação da raça é atribuível a um homem. Tanto o Jack Russell quanto o Parson Russell foram criados, de fato, por um homem chamado Parson Jack Russell, nascido no final dos anos 1700.