Treinar um novo filhote pode ser frustrante. Com a possibilidade de acidentes em casa e a destruição de seus pertences, pais de estimação sobrecarregados muitas vezes costumam gritar com seu cão. O que antes era considerado um treinamento de estilo de punição leve inofensivo agora está provando ter efeitos duradouros em nossos amados companheiros. É hora de pensar duas vezes antes de gritar com seu cachorro!

Tipos de treinamento do cachorro

Com a variedade de escolas de treinamento e os recursos disponíveis, é importante entender as formas mais comuns de treinamento oferecidas aos cães. Quando você está pesquisando métodos, geralmente encontra esses dois estilos comuns de treinamento:

  1. Reforço positivo/treinamento de recompensa: Esse tipo de treinamento é conhecido como treinamento baseado em recompensa e sem força. Esse método é feito reforçando o comportamento com recompensa ou brincadeira. Por exemplo, considere o processo de usar um petisco para ensinar seu cão a se sentar. Então, quando você der o comando e ele obedecer, você o premia com um petisco.
  2. Reforço negativo/Treinamento disciplinar: Este tipo de treinamento é baseado na afirmação de domínio do seu cão por medo de punição. Isso pode ser gritar, puxar a trela, bater, colares de choque ou qualquer outra forma de “correção” durante o treinamento, em um esforço para ensinar-lhes obediência básica. Embora essa técnica possa ter chegado em primeiro lugar no mundo do treinamento de cães, agora é demonstrado que ela tem efeitos duradouros no bem-estar mental de um cão.

Gritar com cachorro: Como eles reagem de acordo com estudo?

Foto: Freepik

A maioria dos estudos sobre comportamento de cães foi realizada em cães policiais e militares. Mas para descobrir como os verdadeiros cães de companhia reagem à punição, os cientistas da Universidade do Porto em Portugal (estudo liderado por Ana Catarina Vieira de Castro ) recrutaram 42 cães de programas de treinamento baseados em recompensa que usavam comida ou brincavam como recompensa, e 50 cães do treinamento de estilo de reforço negativo, que incluía gritar e puxar a coleira.

A fim de medir com precisão seus níveis de estresse, cada cão teve sua saliva testada para o hormônio do estresse cortisol antes e após o treinamento, assim como suas sessões de treinamento foram registradas.

Efeitos a curto prazo de gritar com seu cão

Foto: Freepik

Os resultados a curto prazo de um treinamento “baseado no medo” deixaram os cães com níveis mais altos de cortisol na saliva durante o treinamento, bem como em casa nas horas seguintes após as sessões de treinamento. Eles também exibiram exemplos físicos de estresse, como lamber os lábios e bocejar. Já os cães com treinamento de reforço positivo não apresentaram picos nos níveis de cortisol. Também não apresentaram linguagem corporal relacionada ao estresse.

Está claro que sua escolha de métodos de treinamento pode ter um impacto instantâneo no nível de estresse do seu cão? Mas quais os efeitos a longo prazo?

Efeitos a longo prazo de gritar com seu cão

Foto: Freepik

Para descobrir se seus estilos de treinamento tiveram efeitos duradouros, a equipe estudou 79 reações dos cães a uma recompensa alimentar. Primeiro, eles treinaram cada cão para associar um lado da sala a uma saborosa salsicha. Se a tigela estivesse presente naquele lado da sala, ela conteria uma salsicha. Cada tigela do outro lado da sala sempre estaria vazia.

Eles então colocaram uma tigela vazia em posições diferentes entre os dois extremos. Assim, mediram a rapidez com que cada cão se aproximaria da nova tigela.

Os pesquisadores separaram os dois tipos de cães, listando-os como pessimistas ou otimistas. Os cães otimistas receberam treinamento com estilo de recompensa, enquanto os cães pessimistas receberam punição leve durante o treinamento.

Um cão “otimista” se aproximaria ansiosamente da tigela esperando encontrar uma salsicha deliciosa. Enquanto o cão “pessimista” se aproximaria lentamente e pareceria um pouco mais desconfortável.

Os cães pessimistas também estavam associados à ansiedade de separação e a vários problemas comportamentais. Quanto mais severo o treinamento baseado em punições que receberam, mais drásticos são os resultados.

O resultado de gritar com seu cão

Foto: Freepik

Este estudo prova que nosso estilo de treinamento de cães pode ter impactos duradouros em nossos amigos peludos. Embora a eficácia do estilo de treinamento não tenha sido abordada, nem qual opção seja “melhor”, fica claro que o impacto em um cão é grande.

Alguns estudos até mostraram que o treinamento com estilo de recompensa pode ajudar nossos cães a entender melhor seu processo de treinamento. Ao invés de simplesmente recearem uma ação. Independentemente do método escolhido, agora está claro que o treinamento com recompensas é muito melhor para a felicidade e a saúde mental do seu cão.

Assim, acredita-se também que o treinamento no estilo de recompensa seja mais eficaz no sentido de incutir obediência em todas as situações.

No treinamento baseado no medo, os cães costumam associar um dos pais ou outra pessoa ao medo de possíveis punições. Ao usar este método de treinamento, seu cão pode não seguir comandos em situações diferentes.

Então, como pais de estimação, cabe a nós proporcionar uma vida cheia de amor e conforto para nossos amigos peludos. Ao focar no treinamento com estilo de recompensa, podemos ajudar nossos cães a entender os conceitos básicos do treinamento de obediência sem o medo e o estresse que podem surgir com os métodos de punição.

Embora nossos cães possam vir com seu próprio conjunto de peculiaridades frustrantes, eles podem ser tratados de maneira gentil. Então da próxima vez que você sentir vontade de gritar com seu melhor amigo, lembre-se de que a felicidade e o conforto dele está em suas mãos.