A idade do cachorro é uma dúvida de muitas pessoas. Afinal, a ciência vem pesquisando esse fator ao longo dos anos e trazendo novas revelações. Por muito tempo, foi afirmado que para saber a idade do cão teria que multiplicar por sete anos humanos, mas estudos trazem algumas controvérsias.

Existem diversas hipóteses científicas que levam em consideração as características variadas da espécie como porte do animal, estilo de vida e organismo. Diante disso, para saber como calcular corretamente a idade do cachorro, trouxemos a seguir alguns critérios que podem contribuir para sua descoberta.

idade do cachorro

Cão com disposição correndo na neve – Foto: Freepik

Idade do cachorro – Como descobrir a idade certa de seu cachorro?

Muitos tutores amam comemorar o aniversário de seus doguinhos. Por isso, buscam sempre saber ao certo, qual a idade correta do seu cachorro. Pensando nisso, muitos estudiosos vêm trazendo hipóteses científicas, questionando alguns estudos como multiplicação por sete anos humanos.

Um fato que deve ser levado em conta, é que os cães estão vivendo mais, chegando aos 15 e 20 anos de idade humana. Isso é consequência do estilo de vida dos cachorros, havendo considerados avanços na medicina veterinária, acerca de produtos para saúde animal.

Mas afinal, o que a ciência diz sobre a idade dos cachorros? Deve ser multiplicada por sete? Qual o cálculo correto para obter essa informação?

Multiplicação da idade do cão por sete anos dos humanos

Algumas pesquisas na medicina canina já trouxeram que a multiplicação da idade do cão por sete anos humanos, é um mito. Sendo assim, um fato para embasar essa teoria é que os cachorros vivem menos que os humanos, onde um cão com 20 anos teria 140 de idade humana.

Assim, poderíamos afirmar que os cães vivem mais que seus tutores, quando a idade máxima de vida de um ser humano é de 120 anos mais ou menos. Portanto, podemos questionar esse cálculo, pois o crescimento canino é diferente dos seres humanos e existem outras determinações que provam essa teoria.

idade do cachorro

Filhote de cachorro com energia – Foto: Freepik

Crescimento canino interfere na idade do cão?

Você pode perceber que os cachorros não possuem uma taxa de crescimento igual em todas as raças. Alguns cães de porte grande podem viver menos que o os pequenos. Isso ocorre em função do crescimento nas fases de vida de um cachorro, que podem ser mais rápidas durante os primeiros anos.

É bem comum observar que os filhotes crescem rapidamente do dia para noite. Logo, aquele pacotinho pequenininho estará um grandão em pouco tempo. Esse é um fator que contribui para saber a idade do cão, onde ao primeiro ano de idade humano, o seu dog já não é mais filhote e sim, um adulto.

Porte do cachorro influencia na idade?

Alguns estudos dizem que os cachorros de raça de porte menor atingem a maturidade sexual aos 12 meses, enquanto os maiores podem passar desse período. Portanto, os cachorros de raça como ShihTzu, Pug e Poodle, por exemplo, podem se tornar adolescentes antes dos 12 primeiros meses.

Outra observação é que na maioria dos casos, os cães de raça pequena vivem mais que os de raça grande, sendo comum vermos grandes estaturas de cães brincalhões. Por isso, quando comparado ao ser humano, o cachorro com um ano de idade é considerado um jovem, de aproximadamente 15 a 18 anos.

Características do envelhecimento canino

Alguns especialistas evidenciam que os cães de raça grande estão mais propensos a doenças, principalmente ligadas ao envelhecimento canino. Uma característica comum ao detectar que o cachorro está envelhecendo é pela sua pelagem, que geralmente fica mais branquinha no focinho e nas costas dos animais.

Neste sentido, é bem corriqueiro vermos cachorrinhos pequenos velhinhos, com focinho branquinho e em outras regiões do corpinho. Assim, quando o cãozinho é mais jovem, sua pelagem tende a ser mais brilhante, macia e hidratada. Conforme a idade avança, ela vai perdendo os nutrientes.

cão com a língua de fora

Cachorro com a língua de fora – Foto: Freepik

Saiba aqui como calcular a idade do cachorro

Muitos estudos trazem formas para saber calcular a idade do doguinho. Mas não existe uma somatória exata para isso. As possibilidades de cálculos podem detectar a faixa etária de idade a partir de algumas características. E, com ajuda da ciência, alcançam um valor aproximado.

Observe os dentes e olhos do cachorro

Os dentes e os olhos dos cachorros podem ajudar a revelar a idade do animal, e esse é um método muito usado por veterinários na hora de detectar essa informação.

  • Nos primeiros 7 e 15 dias de vida: Os filhotes não possuem dentes, estão com olhinhos fechados e são guiados pelo contato direto com a mamãe.
  • Depois dos 15 a 21 dias: Começam a nascer os primeiros dentes superiores (6) e caninos (2) ambos de leite. Inclusive, é neste momento que começam abrir os olhos.
  • A partir do 1º mês: Os dentes de leite começam se desgastar, dando espaço aos dentes fixos, que são estruturados para ajudar na alimentação.
  • Durante o primeiro mês até os 8 meses ou 1 ano de idade: a mandíbula canina se estrutura, os dentes incisivos e caninos crescem arredondados, fortes e de aparência branca.
idade do cachorro

Filhote de cachorro com energia – Foto: Freepik

Quando o cão já é adulto

Os olhos do cachorro também são fontes de informação sobre sua idade, e suas características podem nos guiar com mais precisão. Quando adultos, os olhos do cachorro estão menos colorados, com manchas mais escurecidas do que quando era filhote.

Além disso, os cães mais velhinhos tendem a ter problemas como catarata canina, cegueira e perda acentuada da retina. Os dentes se caracterizam em um formato mais quadrado com alguns desgastes, perdendo o formato pontiagudo conforme o cãozinho for envelhecendo.

É preciso entender as fases de vida de um cão

Apesar de algumas fórmulas matemáticas tentarem ajudar a determinar a idade do seu cão, entender as fases de vida do cachorro é fundamental. Dessa maneira, você vai aprender quais os cuidados essenciais para cada fase, adotando medidas que melhorem a qualidade de vida do animal.

Ao saber a fase correta, o tutor também identifica sintomas, que podem ajudar a prevenir e diagnosticar doenças, buscando tratamento adequado. Mas assim como os seres humanos, com o tempo o corpo vai perdendo o pique, a energia vai diminuindo, bem como, o funcionamento do organismo vai ficando pior.

Portanto, é bem importante sempre consultar um veterinário de sua confiança, para tomar todas as doses de vacina e fazer um check-up necessário. É preciso respeitar a idade do cachorro, adotando medidas que tragam um bem estar a saúde do animal e que prolongue a vida dele com mais segurança e felicidade para o seu amiguinho.

Lembre-se que a idade do cachorro está totalmente ligada ao seu estilo de vida, alimentação e cuidados veterinários. Portanto, cuide bem dele.