Ter um lar perfeito para cães nem sempre é tarefa fácil. Mas também, está longe de ser uma das coisas mais difíceis. O que demanda é trabalho e amor. Entretanto, nem sempre estaremos fazendo isso da forma correta. Antes de qualquer ação, precisamos entender mais sobre o cachorro, estudar o comportamento dele e, acima de tudo, respeitá-lo. Acompanhe o texto para entender melhor.

Lar perfeito para cães

O lar perfeito para cães existe? Costumamos dizer que nada é perfeito. Ainda mais envolvendo a relação entre um ser humano e um animal, onde nem sempre é possível constatar algumas necessidades do cachorro. No entanto, é possível sim proporcionar uma vida muito plena, tranquila e confortável ao cão.

lar perfeito para cães

Foto: Freepik

Mas para isso, é preciso tomar alguns cuidados e providências para que não haja qualquer tipo de excesso ou falta. Afinal, ambas as coisas são ruins. Imagine um cão que não recebe carinho e um cão que recebe carinho demais o tempo todo: ambos terão problemas relacionados ao comportamento, tornando-os tristes ou mimados, respectivamente.

Pensando neste equilíbrio, preparamos este texto para que você consiga entender o que poderá mudar, ajustar e adaptar na sua casa e, então, certificar-se de que o cachorro está bem em todos os quesitos. Acompanhe.

O que deixa um cachorro feliz

Para que possamos estabelecer um lar perfeito para cães, precisaremos entender o que de fato deixa um cachorro feliz. Desta forma, é preciso compreender algumas coisas sobre os animais. Os cães amam seus donos. Acima de qualquer coisa, o ditado “melhor amigo do homem” prevalece de diversas formas.

Um cachorro se apega a qualquer laço sentimental que ligá-lo ao dono ou dona. E isto, muitas vezes já é meio caminho andado, visto que um cachorro feliz e bem cuidado tem início ainda nas primeiras semanas de vida e na primeira tigela de ração que você servir. Ele precisa sentir-se amado e este é o ponto inicial.

Trate-o bem, proporcione carinho, proporcione liberdades com limites, ofereça uma comida de qualidade e que ele goste. Mas tudo isso precisa ser feito nas medidas certas e nos tempos certos. Caso contrário, poderá criar um cachorro ansioso, infeliz, sedentário e doente. Por isso, muita atenção é preciso!

lar perfeito para cães

Foto: Freepik

O que deixa um cachorro triste

Superficialmente, entendemos o que deixa um cão feliz. Agora, está na hora de entender o que deixa um cão triste. De uma forma resumida, podemos dizer que tudo que você não fizer para o bem-estar dele (mesmo ele não sabendo), acarretará em situações de tristeza no médio e longo prazo.

Por exemplo, uma vacina pode ser algo que o cão odeie. E ele realmente vai odiar! Mas vacinar os cães é uma das ações mais importantes para mantê-los felizes. Afinal, um cão não sabe que ele deve “se cuidar” para viver bem. E se isto não é feito, ele poderá facilmente ficar triste e perder qualidade de vida devido a doenças.

Entre outras coisas, um lar perfeito para cães é aquele que está devidamente equilibrado entre diversos critérios. Desta forma, acompanhe algumas dicas que preparamos para que o processo de comportamento e bem-estar do animal possa ser devidamente providenciado. Continue lendo.

lar perfeito para cães

Foto: Freepik

O adestramento é fundamental

Talvez você já tenha ouvido falar de adestramento de cachorro, não é mesmo? Esta é uma das principais dicas que podemos dar para conseguir, de fato, criar um lar perfeito para cães. E é justamente neste momento que você pode se perguntar: “mas um lar perfeito tem a ver com o comportamento do animal?”.

Sim, tudo começa pelo comportamento do cachorro. É óbvio que um lar precisa ter as recursos e fundamentos necessários e básicos. Mas adestrar o animal para que ele tome atitudes de uma maneira equilibrada e correta, fará bem para ele em diversos sentidos. Por exemplo, um adestramento para cães idosos ou filhotes irá abordar técnicas de convívio para que os cães não sintam-se ansiosos ou angustiados.

Além de que um treinamento correto poderá ajudar a combater, inclusive, o medo dos cachorros para algumas situações, como fogos de artifício, chuvas, trovoadas, etc. Estes são comportamentos corriqueiramente importantes e determinantes para conduzir uma vida tranquila ou estressante para o animal. E sabemos que estresse não é nada bom para o seu cão. Logo, ele poderá ficar muito triste se estiver assim.

cachorro feliz

Foto: Freepik

Não esqueça da saúde e da alimentação

Trabalhar com ações de longo prazo e efeitos não imediatos são ótimas alternativas para garantir a felicidade do animal. Um lar perfeito para cães passa muito mais por uma boa condução da saúde do cachorro do que qualquer outra tecnologia ou sistema de brincadeiras automáticas (exemplo exagerado).

A saúde dos cães é algo primordial para mantê-los enérgicos e bem. Conforme mencionamos no início deste texto, um cão doente ou prestes a ficar doente poderá facilmente sentir-se deprimido ou triste. E se isto não for controlado, estas pequenas tristezas poderão acarretar em sintomas piorados envolvendo a saúde mental do bicho, além de poder desencadear ainda outras condições de doenças físicas.

Veja também nosso artigo sobre como saber se o cachorro está doente.

Por isso, leve sempre o seu cachorro ao veterinário para consultas regulares e checagens rotineiras. Assim, qualquer problema maior poderá ser previsto e evitado.

Outro ponto fundamental para que o cachorro sinta-se bem, está relacionado com a alimentação. Conforme mencionamos anteriormente, um cachorro obviamente vai amar quando você (dono) encher a tigela dele o tempo todo. Porém, a felicidade momentânea pode não ser positiva em um quadro de longo prazo.

A comida em excesso poderá causar a obesidade canina. E isto está completamente relacionado ao bem-estar do bicho. Logo, você poderá compreender que se ele não estiver bem, não estará feliz. Portanto, regre a comida e faça dietas balanceadas para controlar a energia e consumo calórico.

cachorro feliz

Foto: Freepik

Lar perfeito para cães: Cuidado com o tédio e a carência

E por último, deixamos as ações que resultarão em felicidade imediata. Basicamente, você deverá garantir que o cão sinta-se amado e acariciado em alguns momentos do dia. Nunca deixe de brincar com ele ou de oferecer amor e companheirismo. Isto deixará o animal a vontade e muito mais feliz!

Além disso, é importante tomar um cuidado maior com o tédio que eles poderão enfrentar quando você estiver fora de casa. Lembre-se que eles esperam por você o tempo todo. E se notarem sua ausência por muito tempo sem nenhum tipo de entretenimento, poderão facilmente ficar deprimidos por conta do tédio.

Um lar perfeito para cães é aquele que mantém o animal com muito bem-estar e conforto. Uma dica é deixar brinquedos espalhados pela casa em locais diferentes quando você sair. Assim, ele poderá caminhar pelo imóvel e a cada novo cômodo, encontrar algo diferente para entretê-lo por mais algumas horas. Afinal, eles enjoam fácil do mesmo brinquedo sempre, não é mesmo? Boa sorte!