Lição de vida é algo que nós, humanos, precisamos adquirir todos os dias. E sabe quem pode nos ajudar com esta difícil tarefa? Sim, os cães. Eles nos mostram praticamente todos os dias como podemos ser humanos melhores através de diversas formas. E nem sempre nos atentamos para os sinais que podem muito bem servir de inspiração. Por isso, acompanhe 10 lições de vida que podemos absorver de forma simples.

Lição de vida através dos cães

Aprender uma lição de vida é tão importante quanto qualquer outro fator que nos faz um ser humano melhor. No entanto, nem sempre damos a devida atenção a isso. Seja pelo excesso de trabalho ou excesso de estudo. Uma coisa acaba tirando o tempo da outra.

Entretanto, ter uma vida mais digna de carinho, empatia e amor é de extrema importância para o equilíbrio psicológico. E podemos aprender isso sem ter que fazer anos de faculdade. Aliás, são coisas que não se ensinam em faculdade nenhuma. Nossos cães são exemplos para atingirmos uma vida mais plena e feliz.

lição de vida

Desta forma, separamos 10 lições de vida que podemos extrair todos os dias dos cachorros. Tudo que precisamos fazer é parar e observá-los. Interpretar o comportamento canino pode ser um estímulo muito positivo para dias melhores. Acompanhe a leitura.

1. Um cachorro pode te tornar mais sociável

Nós vivemos em sociedade. Logo, precisamos ter o mínimo de noção de como viver desta forma. Por mais que você prefira não socializar muito (e não tem problema nisso), há situações que você precisa enfrentar. Seja uma fila de banco ou aguardar atendimento em algum local. Não existem regras de convívio em sociedade, mas existe o bom senso e o respeito.

E justamente neste ponto, os cães adestrados e educados da forma certa, podem nos proporcionar muitos ensinamentos. Por exemplo, um cão educado entenderá quando ele não pode latir ou atacar alguém. No caso, respeito ao próximo. E isto é equivalente a termos mais paciência em locais públicos que não temos controle. Como por exemplo, o trânsito.

Além do mais, um cachorro pode nos tornar mais sociáveis pois eles conseguem extrair de nós um lado sentimental e carinhoso que muitas vezes não conhecemos. Afinal, quem nunca falou com uma voz fofinha com o cachorro? É claro que não vamos falar assim em sociedade, mas estas atitudes nos fazem ser menos tímidos no longo prazo. E isto é extremamente positivo.

2. Eles nos ensinam o que é reciprocidade

Você sabe o que é reciprocidade? Basicamente, é oferecer algo positivo em troca na mesma proporção. Ou seja, o cão pode nos ensinar este atributo melhor do que ninguém. Afinal, basta um carinho ou uma ração fresquinha e eles demonstram o amor deles por nós. Seja se esfregando, latindo ou ficando em pé.

lição de vida

E isto pode ser facilmente transformado em atitudes para a sociedade de forma geral. Imagine ser recíproco nos momentos em que as pessoas são carinhosas ou gentis com você? Isto faria o mundo um lugar muito mais calmo, tranquilo e pacífico. Afinal, viver em harmonia seria o sonho maior de todos os cidadãos.

Estas ações podem ser aplicadas no trânsito, no comércio, no trabalho e na universidade. Seja gentil e, quando forem com você, busque a reciprocidade com o próximo.

3. Aprendendo a ter paciência

Outra lição de vida muito importante que podemos aprender com os cães é ter paciência. Há pessoas que pensam que não ter paciência é um atributo positivo. Outras que acreditam que isto está na personalidade e é imutável. Mas a verdade é que não precisa ser assim.

Paciência é algo que pode nos proporcionar muita coisas boas na vida. Afinal, os melhores projetos de carreira, finanças ou relacionamentos são construídos através desta forma: com paciência. E isto podemos extrair de momentos em que estamos, por exemplo, adestrando o cachorro. Precisamos ter paciência com eles, pois cada um tem seu tempo de aprendizado e educação.

4. Respeito é algo que eles nos ensinam

Se você educou bem o seu cão, sabe o quanto ele é respeitoso com você. E isto devemos adotar para nossa vida de forma geral. É claro que para ter este resultado muitos meses de adestramento foram necessários. Entretanto, é importante lembrar que eles são animais e nós somos racionais. O que nos dá uma larga vantagem em entender que respeitar o próximo é importante.

lição de vida

Se o seu cão respeita quando você pede para ele parar, qual o motivo de você, por exemplo, não respeitar uma vaga de idoso no estacionamento? Muita gente sabe que é errado mas mesmo assim acaba infringindo o direito do próximo. Por isso, respeito é importante e é algo que podemos aprender com nossos melhores amigos caninos diariamente.

5. Você tem disciplina?

Criar hábitos disciplinares são extremamente importantes para quem busca alta performance nas atividades diárias. Seja na academia ou no trabalho, ter disciplina faz com que você atinja os resultados almejados e planejados. Mas para ter disciplina nem sempre é fácil. E adivinhe: nós conseguimos ensinar nossos cães este atributo e, muitas vezes, não conseguimos para nós mesmos.

Ou seja, busque aperfeiçoar esta habilidade fundamental para projetos de médio e longo prazo. Os cães conseguem assimilar a hora de comer, a hora de passear e a hora de ir ao banheiro externo. Justamente pelo condicionamento que criamos para ele. E, de certa forma, podemos nos inspirar neles para mais esta lição de vida.

6. Aprenda a relaxar como um cão

Qual a sua resposta quando alguém pergunta como está a vida? Provavelmente responde que está uma correria, não é mesmo? Pois é. Isto é básico e parece que está intrínseco ao ser humano. Mas a verdade é que não precisa ser assim. Será que você está tirando algum tempo para você? Seja para ver um filme ou simplesmente ficar algumas horas ser fazer absolutamente nada no sofá, é importante entender que estas pausas são fundamentais.

lição de vida

Se você reparar, o cão irá ter picos de energia durante o dia. E, em outros momentos, ficará extremamente relaxado, sem fazer nada, só acompanhando seus passos com os olhos enquanto estão deitados no chão da sala. Pode parecer simples, mas este momento é fundamental para eles recuperarem os estímulos para brincadeiras ou atividades.

E você deveria fazer isso mais vezes também. Afinal, não tem nada de errado em tirar o pé do acelerador um pouco.

7. Lealdade é o lema dos cães

Dificilmente você verá um cão sendo infiel ao seu dono. Todas as lições de vida acima estão diretamente relacionadas a lealdade que os cachorros tem. Eles são animais extremamente carinhosos e recíprocos ao amor que você entregar para eles. Desta forma, uma das características mais marcantes de algumas raças é receber o dono na porta de casa assim que ele chega do trabalho.

Desta forma, você poderá adquirir estas mesmas habilidades e aplicar na sua vida. Lealdade é algo que levará diversos aspectos da sua vida ao sucesso, seja nos relacionamentos ou no trabalho.

8. Você aprende a não guardar rancor

O processo de adestramento de um cão pode ser muito doloroso para o dono e para o animal. Entretanto, por mais que o cachorro ouça você corrigi-lo o tempo todo, ele nunca guardará rancor de você. Afinal, ele sabe que você é quem cuida dele, dá carinho e amor. E esta lição de vida pode ser aplicada no nosso dia a dia.

É claro que você não pode aceitar que prejudiquem você ou façam mal de alguma forma. Entretanto, há formas de resolver estes problemas. E acredite: guardar rancor nunca é a melhor solução. Se algo está errado com alguém, fale com esta pessoa, busque resolver. E depois, siga sua vida. Mas não fique remoendo algo que lhe faz mal e lhe atrapalha em casa ou no trabalho.

9. Não tenha vergonha de demonstrar seu amor

Para muitas pessoas, demonstrar o amor que sente por alguém é algo muito difícil. Seja por vergonha ou outro motivo. Entretanto, é algo que deve ser feito. E os cães, mais uma vez, podem nos dar esta lição de vida exemplar. Afinal, eles não fazem o menor esforço para não demonstrar o quanto amam seus donos. Muito pelo contrário, na verdade.

Tudo que eles querem é viver em harmonia com a pessoa que os alimenta e os trata bem. E o que eles podem fazer é exercer a lealdade e demonstrar todo o carinho que sentem através de uma série de situações. Latidos, uivos, pulos e até mesmo urinar em si mesmos (quando filhotes), são formas que eles demonstram o amor por você.

Ou seja, nós podemos fazer isto de formas muito mais simples e muitas vezes não fazemos, não é mesmo?

10. Seja feliz como um cão

Para finalizar, seja feliz como um cão. Afinal, quando eles tem o que precisam para viver, são extremamente felizes. E muitas vezes nem precisam de muita coisa: comida na tijela, brinquedos pelo chão e a sua presença muitas vezes são o suficiente. Por isso, tente enxergar os pontos positivos da sua vida e dê valor para as coisas que você já conquistou. Esta frase é velha, mas importante: “as vezes somos felizes e nem sabemos!”. Pense nisso.

Aprenda a ser mais humano

Parece ironia, mas não é. Você pode aprender a ser mais humano com um ser que não é humano. Sim, os cachorros podem nos ensinar não só uma lição de vida, mas várias. E elas fundamentais para uma boa conduta. São coisas tão simples que parecem banais. Mas não são.

Muitas vezes esquecemos da simplicidade que a vida deveria ser e complicamos ela com coisas que muitas vezes não precisariam ser complicadas. Apenas parar para pensar um pouco mais em atitudes reconfortantes é importante para manter o equilíbrio e a saúde mental. Boa sorte na sua jornada!