O lĂșpus em cachorro Ă© uma doença auto-imune que pode ser detectada por causa das duas formas que pode tomar, tanto podem afetar a pele ou afetar todo o corpo.

Dependendo do tipo de lĂșpus do seu cĂŁo, o diagnĂłstico, tratamento e prognĂłstico variam de um para outro.

Neste artigo LĂșpus em cachorro, ensinaremos vocĂȘ a identificar os sintomas e tambĂ©m forneceremos as chaves para que vocĂȘ saiba como reagir ao aparecimento de lĂșpus em cachorro.

O que Ă© lĂșpus?

O lĂșpus Ă© uma doença auto-imune, ou seja, Ă© uma patologia na qual o corpo ataca a si prĂłprio. Concretamente, ocorre um depĂłsito do complexo imune na pele ou em vĂĄrios ĂłrgĂŁos.

Pensa-se que existem algumas causas que facilitam uma predisposição, como a exposição à luz ultravioleta, vacinas modificadas contra vírus vivos ou a própria genética do indivíduo.

Embora alguns tutores pensem que o lĂșpus Ă© um cĂąncer,essa afirmação estĂĄ longe de ser verdadeira.

Tipos de LĂșpus em cachorro

lupus em cachorro

Foto: Freepik

É possĂ­vel ver duas manifestaçÔes de lĂșpus em cachorro, chamadas de lĂșpus eritematoso sistĂȘmico e lĂșpus eritematoso discoide.

O primeiro Ă© um distĂșrbio autoimune multissistĂȘmico, enquanto o lĂșpus eritematoso discoide em cĂŁes Ă© leve, Ă© restrito apenas Ă  pele.

LĂșpus eritematoso sistĂȘmico em cachorro

Assim, durante o inĂ­cio do lĂșpus eritematoso sistĂȘmico, Ă© possĂ­vel observar uma variedade muito ampla de sintomas, dependendo dos ĂłrgĂŁos afetados, que acabam sendo principalmente pele, rins, coração ou articulaçÔes.

É possĂ­vel que ocorram dores nas articulaçÔes, episĂłdios febris, problemas renais, anemia ou, se a boca for afetada, estomatite.

AlĂ©m disso, lesĂ”es cutĂąneas como Ășlceras se desenvolvem, principalmente na cabeça, nas patas,  que aumentam, ulceram e, nos casos mais graves, podem acabar caindo.

Também pode infectar a årea ao redor das garras, o que pode fazer com que elas se soltem. Os problemas da pele evoluem de simples erosÔes a crostas até a queda dos pelos.

LĂșpus eritematoso discoide em cachorro

lupus em cachorro

Foto: Freepik

O lĂșpus eritematoso discoide Ă© um distĂșrbio imunolĂłgico relativamente comum, com lesĂ”es faciais e auditivas limitadas, embora em alguns cĂŁes essas lesĂ”es tambĂ©m possam ocorrer na ĂĄrea genital.

Começa com o aparecimento de uma pequena lesĂŁo que pode ser vista como uma ĂĄrea descolorida ou vermelha. Com o passar do tempo, esta pequena lesĂŁo se tornarĂĄ Ășlceras e crostas.

Dependendo do caso, o animal tambĂ©m pode sentir dor e coceira. VocĂȘ verĂĄ que a luz do sol piora os sintomas. Parece que algumas raças tĂȘm maior propensĂŁo a sofrer, como o Border Collie, o Pastor AlemĂŁo ou o Husky Siberiano.

DiagnĂłstico de lĂșpus em cachorro

No inĂ­cio, pode ser difĂ­cil acabar pensando que nosso cĂŁo tem lĂșpus, porque, como vimos, a sintomatologia pode ser muito variada. Assim, para confirmar o diagnĂłstico de lĂșpus, Ă© comum começar eliminando outras causas.

Para diagnosticar, o veterinĂĄrio prestarĂĄ atenção especial Ă  histĂłria clĂ­nica do seu cĂŁo e ao ambiente clĂ­nico. VĂĄrios exames sĂŁo geralmente necessĂĄrios. É normal realizar um exame de sangue e urina, mas para um diagnĂłstico final, serĂĄ necessĂĄria uma biĂłpsia e um teste de anticorpos .

JĂĄ no caso do lĂșpus eritematoso discoide, sua identificação Ă© muito mais simples, porque o aparecimento e a localização das lesĂ”es sĂŁo visĂ­veis.

Qual o tratamento para o lĂșpus no cachorro?

O lĂșpus em cachorro Ă© uma patologia que possui tratamento, mas depende diretamente de como ocorre. Assim, no caso dos discoides, sĂŁo prescritos medicamentos orais e tĂłpicos, Ă  base de corticosteroides e, se necessĂĄrio, antibiĂłticos.

cachorro doente

Foto: Freepik

A vitamina E tambĂ©m Ă© boa para combater o lĂșpus discoide. No que diz respeito ao lĂșpus eritematoso sistĂȘmico, imunossupressores devem ser prescritos para coibir o ataque do corpo contra si mesmo, alĂ©m do tratamento necessĂĄrio para os sintomas derivados do ĂłrgĂŁo afetado.

Em geral, evite a exposição à luz solar ou aplique protetores se ocorrer. Pois como vimos, esses raios agravam o problema e podem aumentar o desconforto sentido pelo seu cão.

LĂșpus em cachorro Ă© contagioso?

Dadas as caracterĂ­sticas do lĂșpus em cĂŁes, vocĂȘ certamente jĂĄ deve ter entendido que nĂŁo Ă© uma patologia contagiosa, pois Ă© causada por uma disfunção do sistema imunolĂłgico do cĂŁo que causa sua doença.

Essa disfunção nĂŁo Ă© contagiosa, nĂŁo pode ser transmitida de um animal para outro. Portanto, nĂŁo hĂĄ necessidade de estabelecer uma mĂ©dia de controle para o lĂșpus nĂŁo se espalhar.

Expectativa de vida

O lĂșpus em cachorro, como vimos, Ă© tratĂĄvel, mas, no caso sistĂȘmico, o prognĂłstico Ă© reservado, pois varia de acordo com o dano produzido nos diferentes ĂłrgĂŁos. É especialmente delicado quando os rins sĂŁo afetados.

O lĂșpus sistĂȘmico discoide, por outro lado, geralmente Ă© tratado com sucesso. No entanto, nĂŁo devemos perder de vista os efeitos do tratamento. Isso porque quando suprimimos o sistema imunolĂłgico para impedir um ataque do corpo, aumentamos a probabilidade do cĂŁo, sem defesas, sofrer de outras doenças, principalmente as bacterianas, que complicarĂĄ o cenĂĄrio clĂ­nico.

Este artigo Ă© meramente informativo. Indicamo vocĂȘ a levar seu animal de estimação ao veterinĂĄrio se ele apresentar sintomas de febre ou doença.