As manias do cão muitas vezes são acompanhadas por comportamentos que podem deixá-lo estressado, angustiado ou ansioso. No entanto, muitas vezes ele não sabe que estas mesmas manias podem fazer mal ou, de alguma forma, atrapalhar o dia a dia. Por isso nós, tutores, precisamos agir. Porém, é preciso agir de forma consciente e equilibrada. Caso contrário, os problemas podem ser ainda maiores.

Por exemplo, se um cão tem determinada mania e você simplesmente “corta pela raiz”, dificilmente o animal conseguirá levar uma vida tranquila depois disso. Afinal, ele poderá viver com um excesso de ansiedade e estresse. E você sabe, o estresse em cães pode resultar em muitos pontos negativos no curto prazo. Por exemplo, perda de apetite, de ânimo e de saúde.

Por isso, no texto de hoje vamos entender um pouco mais sobre o assunto. Vamos identificar algumas situações que você pode testar para que seu cão tenha uma vida mais plena. Mas já adiantamos: não é um trabalho simples e muito menos da noite pra o dia. Por isso, muita paciência será necessária. Acompanhe!

manias do cão

Foto: Freepik

Manias do cão – Como eliminar

Conforme mencionamos anteriormente, as manias do cão podem refletir em diversas situações, como perda de apetite, falta de ânimo ou excesso de agressividade e possessividade. Estas situações não são boas para o animal e precisam ser tratadas. Mas, a pergunta é: como tratar?

Pois bem, separamos algumas dicas importantes que você pode colocar em prática para que seu cãozinho tenha uma vida mais plena. Mas lembre-se que cada cão é único. Ou seja, não há uma regra e nem uma receita pronta. Você precisa testar, adaptar, entender o comportamento do animal e, acima de tudo, respeitar o tempo dele.

Vejas as dicas!

1- Identifique as manias para fazer tratamentos individuais

O primeiro passo para que as manias do cão sejam “administráveis”, é separá-las. Ou seja, você precisa tratar cada uma de forma individual, pois cada uma representa um comportamento. A partir do momento que você consegue separar cada situação, as chances de ter sucesso no “tratamento” são muito maiores. E isto acontece por um simples motivo: não existe generalização quando estamos falando de uma vida.

Da mesma forma que uma doença ou condição precisa ter tratada individualmente, como o tártaro em cães ou mesmo um problema de saúde como diabetes, as manias também precisam. Uma mania provém de uma série de outras situações comportamentais. Por exemplo, se o cachorro tem a mania de morder, significa que ele está canalizando algum tipo de energia para a mordida.

Por isso, é preciso identificar a mania exata para, então, conseguir fazer uma análise da onde ela pode ter surgido. Pois se você resolver tratar uma série de manias com as mesmas técnicas, dificilmente surtirá efeito. Pois não é assim que funciona na mente do cão.

manias do cão

Foto: Freepik

2- Canalize a energia daquela mania para outra atividade

O gasto de energia é uma das melhores alternativas para quem busca constituir um cão saudável. No entanto, a energia é também responsável por deixar o cão apto para algumas manias. E é também através dela (da energia) que poderemos reverter o quadro. Por exemplo, se o cachorro adora morder, como no exemplo acima, você precisa buscar alguma forma de canalizar esta vontade para outra atividade.

Muitas vezes, um simples exercício físico já vai resolver. Pois tudo que o cão precisa em alguns casos, é gastar energia acumulada. Com este acúmulo, eles procuram atividades aleatórias e alternativas e, com o passar do tempo, pode virar mania. Por isso, pense em alguma forma de transformar a mania em outro comportamento que, de alguma forma, possa ser positivo.

3- Utilize recompensas para que o cão condicione-se da forma certa

As recompensas são ótimas formas de educar um cão a fazer a coisa certa. Os petiscos para adestramento, por exemplo, são excelentes alternativas para criar no cão um comportamento condicionado. Por exemplo, vamos continuar no exemplo da mordida. Se o cachorro adora morder, você pode falar uma palavra de ordem para que ele pare. E, quando ele parar, você entrega o biscoito.

Com o tempo, este condicionamento renderá ótimos frutos, uma vez que o cachorro entenderá seus comandos. E, convenhamos, não há nada mais importante do que o cachorro respeitar o tutor. Afinal, a saúde mental e até mesmo física do animal, dependem da racionalidade humana. Por isso, cuide bem do seu pet!

manias do cão

Foto: Freepik

4- Não force o comportamento do animal e dê tempo para ele

Outro passo fundamental e importante, é jamais forçar o comportamento do seu cachorro. É de extrema importância que você dê tempo para que o cão entenda que as manias dele não são positivas. Porém, é óbvio que simplesmente falando ele não vai compreender. Por isso, é um conjunto de atividades que você precisa realizar e, com o passar do tempo, o condicionamento vai acontecendo.

O mais importante é respeitar o tempo de aprendizado do seu cachorro para que ele não sinta-se inferior e nem intimidado. Cada raça é única e isto também é importante ser compreendido. Por exemplo, um Golden Retriever pode ter comportamentos completamente diferentes de um Dálmata. Por isso, adaptar atividades e entender tudo sobre a raça em questão é fundamental.

Procure por profissionais especializados no assunto, fale com veterinários e até mesmo com tutores que tem a mesma raça que você. Isto ajudará a criar um senso de comunidade e você conseguirá ter respostas um pouco mais direcionadas. As manias do cão são sim tratáveis. Mas é preciso calma, paciência e respeito.

5- Um bom adestramento é fundamental

E por último, talvez a dica mais importante. Quaisquer manias do cão podem ser administradas por um profissional que entenda do assunto. Por mais que você possa testar as dicas deste texto, nunca descarte um bom adestramento canino. É a partir do adestramento que muitos comportamentos são moldados e corrigidos.

Em um bom adestramento, o seu cachorro passará a ter mais qualidade de vida. Pois seu comportamento será completamente interpretado e haverá um direcionamento exclusivo de treinos e técnicas. Com isto, as chances das manias negativas serem “curadas” aumentam muito.

Cuide do seu pet e boa sorte!