Seu cachorro tem medo de veterinário? Saiba que esta é uma condição que afeta diversos animais de estimação (não somente os cães). E para “curar” o problema, nem sempre é tão fácil assim. Por isso, não tente aplicar técnicas ou receitas consideradas milagrosas, pois o que precisamos entender é que o cão é um ser vivo. E, como ser vivo, ele terá seus medos, receios e fobias. Acompanhe o texto para entender melhor!

Medo de veterinário é muito comum

Um cachorro com medo de veterinário não é surpresa para a maioria dos tutores e adestradores. Na verdade, esta condição é muito comum pois está amplamente relacionada com o comportamento do bicho. Por isso, não são todos os cachorros que irão ter o medo. Sempre haverá aqueles que até gostam de serem “manuseados” pelo veterinário. Se for o seu caso, saiba que este é um privilégio!

Sabemos da importância de levar o seu cão com frequência a um veterinário. Consultar e entender como o animal está de saúde é muito importante, pois isto ajuda a evitar e prevenir doenças comuns em cães. Mas nem sempre este é o trabalho mais fácil do mundo, nem para o tutor e nem para o profissional veterinário!

medo de veterinário

Foto: Freepik

O cachorro geralmente vai rejeitar qualquer tipo de contato com alguém que possa demonstrar algum tipo de violência. Por mais que ninguém vai machucar o animal, o instinto de defesa sempre falará mais alto. E isto significa dizer que o cachorro pode apresentar atitudes inesperadas e acidentes podem ocorrer.

Por isso, separamos uma lista básica com algumas dicas para que seu cão fique mais tranquilo nas consultas. Veja abaixo!

Dicas para deixar o seu cão mais tranquilo nas consultas

Para que você possa levar seu cão ao veterinário de uma forma menos complicada, separamos algumas dicas para que o cachorro com medo de veterinário sinta-se menos “invadido”. Vale lembrar que nem tudo será 100% assertivo. Ou seja, há situações que deverão ser administradas na hora com a sua presença, para o cão ficar tranquilo, e com o profissionalismo do profissional que irá atender.

Tudo é uma questão de processo. E por isso, é de suma importância que você respeite o animal e dê tempo para ele. Jamais force qualquer tipo de situação que possa deixar o cachorro com medo ou ainda mais estressado do que ele já está. Vá com calma, mantenha-se presente e mostre que está tudo bem. Veja nossas dicas!

medo de veterinário

Foto: Freepik

Vá ao veterinário mesmo sem precisar

A primeira dica para que o cão com medo de veterinário possa ficar cada vez mais confiante e mais tranquilo nas visitas, é entender que ele precisa de condicionamento. Isso significa dizer que aos poucos ele vai se acostumando com a ideia e acaba entendendo que nada de ruim vai acontecer.

E para que este processo seja um pouco mais acelerado, você pode levar o animal constantemente para simular consultas! Isso mesmo, o simples fato de levar o cão para que o veterinário “inspecione-o” ou interaja com ele de alguma forma, já será ótimo para acostumá-lo com a ideia. Nem que seja somente para pesá-lo!

Desta forma, quando ele realmente precisar ir para uma consulta, ele já estará muito mais acostumado com o ambiente e com o veterinário. Assim sendo, as chances das consultas serem menos estressantes são muito maiores!

Leve sempre os brinquedos do seu cão

Outra forma muito interessante de manter o seu cão sempre tranquilo, é levar algo que ele sabe que é dele. Por exemplo, os brinquedos. Você pode levar aqueles preferidos para que o cãozinho sinta-se em casa e fique mais confortável nas consultas. A cada vez que o animal demonstrar ansiedade e medo, você pode mostrar e entregar o brinquedo.

É a chance de ele cheirar e sentir que aquilo faz parte do ambiente dele e, desta forma, ficar um pouco mais calmo. Mas cuidado: exagerar também pode ser nocivo! Por exemplo, se você levar brinquedos demais, pode ser que o cão se confunda ainda mais e fique ainda mais estressado. Equilíbrio é importante!

Veja também: Relaxamento para cães estressados: O que fazer?

medo de veterinário

Foto: Freepik

Faça exames você mesmo para que ele se acostume e perca o medo de veterinário

Um cão com medo de veterinário, na verdade, representa uma série de outras desconfianças. E uma delas, é justamente a sensação de que o estranho irá machucá-lo, pois nunca sentiu aqueles contatos. E você pode tentar amenizar um pouco mais esta situação com uma atitude super simples.

Por exemplo, você poderá “simular” uma examinação no seu cão em casa de forma frequente. Você pode encostar em locais mais sensíveis (como barriga), esticar a pele, levantar as gengivas, etc. Tudo isto fará com que o cachorro passe a perceber que o contato nestes locais são normais e, desta forma, sinta-se mais a vontade nas consultas.

Veja também: Higiene bucal do cão – Como manter

Esteja calmo para que o cão também fique calmo

Esta talvez seja uma das dicas mais importantes para acalmar um cão com medo de veterinário: esteja calmo e demonstre isso! Um cachorro é muito receptivo aos nossos sentimentos, e você sabe disso. Quando estamos tristes, eles ficarão tristes. Quando demonstramos agitação, eles também demonstrarão!

E o mesmo acontece com sentimentos ansiosos e nervosos. É muito importante que você fique tranquilo e calmo para que o cachorro também fique. Quando ele olhar para você (tutor) e ver que está tudo bem, certamente as chances de ele se acalmar são maiores. Faça o teste!

examinando o cão

Foto: Freepik

Um bom adestramento é fundamental para perder o medo de veterinário

E por último mas não menos importante, o adestramento de cachorro. Esta é uma das atividades mais importantes para a saúde física e mental do seu melhor amigo. Um adestramento com um profissional que entenda do assunto é uma das formas mais práticas de ensinar para o cão o que ele pode e o que ele não pode.

E quando isto tudo fica claro na mente do animal, medos, fobias, angústias e nervosismos acabam se dissipando. E isto é ótimo para que a saúde dele fique em dia. E não só a saúde física, mas também, a saúde mental. Cuide do seu pet e boa sorte!