O cachorro sente frio? Essa é provavelmente uma das perguntas mais frequentes dos donos de cães na chegada do inverno. Se você está procurando uma resposta para esta e outras perguntas sobre como o cachorro se sente, está no lugar certo!

Neste artigo Como saber se o cachorro sente frio, ajudaremos você a identificar os sintomas de resfriados em cães, as consequências que isso pode ter sobre eles e como proteger o cão do frio.

Como saber se meu cachorro está com frio?

cachorro dormindo

Foto: Freepik

A primeira coisa que precisamos esclarecer é que, como nós, os cães sentem frio e calor, independentemente da raça e do tipo de pelo que possuem.

Esses fatores determinarão o grau de frio ou calor que o animal pode suportar. Dessa forma, os cães têm uma camada de pelos que atuam como protetores térmicos naturais.

Essa camada de pelo produz duas mudas por ano, uma na primavera e outra no outono, para preparar o corpo do cachorro para mudanças de temperatura e adaptá-lo. No entanto, essa camada de cabelo pode se tornar inadequada durante o inverno e, portanto, o cachorro pode sentir frio.

Qualquer cachorro resiste ao frio?

Existem várias raças de cães resistentes ao frio que são capazes de gerar mais subpelo durante a muda para melhor proteger contra baixas temperaturas. Alguns exemplos são o Malamute do Alasca, o Husky Siberiano e o São Bernardo.

Por outro lado, existem outros que não têm essa chance e sua natureza não oferece essa possibilidade. Portanto, devemos ter cuidado para evitar que o cachorro sinta frio.

cachorro sente frio

Raças de cães como Chihuahua, Bulldog Francês, Yorkshire ou o Cão de crista chinês são geralmente as mais vulneráveis ​​a quedas de temperatura. Isso ocorre porque são raças de cães que têm pelos muito curtos e mal trocam de pelo ou não têm pelo.

Por outro lado, filhotes e cachorros idosos também têm maior probabilidade de sentir mais frio.

Mas como saber se o cachorro está com frio?

Para responder a essa pergunta, faça a si mesmo a seguinte pergunta: Como seu corpo reage ao frio? Com tremores ! O corpo do cão não é exceção, sendo assim, os tremores são o principal sintoma de frio.

Seja dentro de casa ou na rua, se o seu cão começar a tremer, é provavelmente porque ele está com frio. No entanto, este não é o único sinal que pode nos alertar se o cachorro sente frio no momento:

  • Respiração e movimentos lentos. Se você notar que seu cão está respirando mais devagar que o normal ou tem dificuldade em respirar, é possível que ele esteja com frio e com um resfriado por causa disso. Além disso, esse sinal pode ser adicionado a uma mobilidade reduzida devido à rigidez muscular causada por baixas temperaturas.
  • O sono do cachorro. Seu cão está mais cansado, dormindo mais que o normal? Nesse caso, pode ser uma conseqüência do frio e você precisará tomar medidas para ajudá-lo a resistir. Observe também sua posição de dormir. Se seu cão está se contorcendo como se quisesse se cobrir com seu próprio corpo, ele certamente precisa se cobrir com um cobertor ou roupas quentes.
  • Pele seca. Cães especialmente sem pelos podem ter a pele seca se estiverem com muito frio. Isso precisará ser tratado imediatamente para restaurar a vitalidade da pele e mantê-la em perfeitas condições. Se você notar que seu cão tem rigidez em uma parte específica do corpo, deve massagear a área com muito cuidado para fornecer calor e tentar aliviar os sintomas do frio no cão. Se após alguns minutos você não notar nenhuma melhora, leve-o imediatamente ao veterinário.

Qual a temperatura corporal ideal?

Os valores da temperatura normal de um cão variam entre 37,8 e 39,2ºC. Agora, é muito importante que você saiba que um cão pode estar doente, mesmo que a temperatura corporal esteja normal.

A temperatura média de um cão adulto é de 38,5ºC. Os filhotes terão uma temperatura normal em torno de 34,4 e 36,1ºC. Apenas com 4 semanas de vida que ela começará a atingir 37,8ºC. Sendo assim, abaixo de 36ºC, o cão estará hipotérmico.

Como proteger o cachorro?

como cuidar dos olhos do cachorro

Foto: Freepik

A primeira coisa que você precisa verificar para proteger seu cão do frio é o espaço para dormir.

Se seu cão geralmente dorme do lado de fora, no jardim ou no exterior, recomendamos que você pense sobre isso. Leve a cama do seu cachorro para dentro de casa para que ele possa se sentir aquecido e não fique doente.

Além disso, se você mora em um local onde as temperaturas caem excessivamente, será obrigatório fornecer um cobertor para que ele possa se cobrir se estiver frio.

Além dessas medidas, você deve considerar a possibilidade de comprar roupas quentes para o seu cão e colocá-las antes de sair para passear com ele.