Muita gente se pergunta  o que fazer ao encontrar um cachorro abandonado? Qual atitude posso tomar para auxiliar o animal neste momento? Será que adotar é o melhor caminho? Ou então, levar para um abrigo? Estas dúvidas são bastante recorrentes, especialmente em cidades grandes, onde há um alto índice de abandono.

Por isso, nós do Portal do Dog decidimos unir todas as informações sobre este assunto, para te auxiliar neste momento tão delicado. Para isso, acompanhe a seguir o nosso guia e saiba como proceder ao encontrar um cão abandonado.

O que fazer ao encontrar um cachorro abandonado?

Existem três passos que você poderá seguir ao se deparar com um cachorro abandonado. Além disso, outra atitude poderá ser tomada, caso você não consiga levar o animal com você. Mas, sobre isso, falaremos mais tarde. Vamos agora, primeiramente, discutir sobre medidas que poderão ser tomadas diante da possibilidade de você acolher o animal logo que encontrá-lo. Continue lendo.

o que fazer ao encontrar um cachorro abandonado

1- Atente-se para a saúde do animal

O primeiro passo para evitar qualquer tipo de complicação para a sua saúde e a saúde do animal é verificar a situação do bichinho. Para isso, é muito importante que você leve-o ao veterinário o quanto antes, a fim de fazer um breve check-up. Aqui o profissional poderá vacinar, aplicar remédio para pulgas, medicar com vermífugo, entre outras medidas importantes.

Visto que, se você simplesmente levar o cachorrinho pra casa, e caso você tenha outros animais domésticos, ele poderá infectar a todos. E isso transformaria a ida ao veterinário ainda mais cara e longa, não é mesmo? Portanto, primeiro passo sempre será observar a saúde do bichinho.

2- Encontre um lar temporário

A gente sabe que nem sempre é possível permanecer com o animal em nosso lar, principalmente em casos onde há outros bichinhos na casa. Primeiro porque a falta de espaço pode ser um fator impactante nisso, segundo porque nem sempre os nossos pets se adaptam bem com um novo companheiro.

Mas, o que fazer diante desta situação? Uma forma de resolver este impasse é buscar a ajuda de algum amigo ou conhecido seu. Se você não pode deixar o bichinho em sua casa, tente encontrar um lar temporário que possa te auxiliar neste sentido.

o que fazer ao encontrar um cachorro abandonado

Embora possa parecer um pouco difícil, a divulgação na internet, por exemplo, tende a viralizar rapidamente com este tipo de informação. E assim, é possível encontrar um lar temporário de uma maneira muito efetiva e responsável.

3- Divulgue muito!

Encontrou um lar temporário? Ótimo! Mas o processo não para por aqui. Afinal, o que fazer ao encontrar um cachorro abandonado? Apenas deixá-lo no lar temporário? Não! Você precisará divulgar a situação do bichinho, até encontrar uma família responsável que o adote.

Para isso, novamente você poderá utilizar as redes sociais para fazer uma grande mobilização de divulgação. Além disso, é preciso que você fique responsável por visitar os possível tutores, a fim de conhecer mais sobre a família e a rotina da casa. Afinal, infelizmente ainda existem muitas pessoas que adotam sem a intenção de cuidar de verdade. Adotam apenas por acharem “bonitinhos” e, infelizmente, mais tarde acabam abandonando.

Principalmente quando o animal é um pouco mais levado e pode demandar um pouco mais de atenção na hora do adestramento. Pois não é de hoje que vemos notícias de famílias que abandonam animais simplesmente por ele ser muito “bagunceiro”, por exemplo.

Por essa razão, esteja bastante atento aos sinais, e sempre deixe claro a importância da adoção responsável. Afinal, de nada adianta tirar o cachorro das ruas se ele passará a sofrer em um lar, não é mesmo?

Se não puder acolher, alimente e divulgue!

Mas, o que fazer quando você não pode nem se quer pegar o bichinho para levar até a sua casa e esperar pelo lar temporário?

Bem, este tipo de situação tende a ser ainda mais difícil, a gente sabe. Afinal, cuidar de um novo amigo demanda tempo, dinheiro e disposição, e com a rotina corrida, nem sempre podemos promover isso a eles. Mas, não precisamos “fingir” que nada está acontecendo. A melhor alternativa será alimentar e divulgar a situação do pequeno pet.

Você pode, inclusive, espalhar potinhos com água e ração em pontos específicos da cidade. Além disso, fotografar os pets para divulgar na internet também é interessante. Assim você começa a dar uma nova perspectiva para estes animais em condição de rua e, pouco a pouco, faz a diferença na realidade de dezenas de amiguinhos.

Toda ajuda é bem vinda

Saber o que fazer ao encontrar um cachorro abandonado não é fácil, e isso todos sabemos. Mas, é importante que você tenha consciência de que, nestes casos, toda ajuda é super bem vinda. Afinal, são dezenas de animais abandonados que esperam pela adoção e por carinho e amor. Se você puder ser a pessoa que promove qualquer diferença positiva na vida destes animais, você já estará dando um grande passo!

Inclusive, outra forma de impactar positivamente neste tipo de situação é auxiliando as ONGs e os abrigos de animais, que costumeiramente trabalham de modo voluntário. Doar ração, brinquedos, e até mesmo quantia em dinheiro é uma atitude muito nobre. Visto que estes locais costumam estar lotados, e muitas vezes não possuem subsídios suficientes para dar todo o suporte para os pequenos.

Lembre-se que basta uma pequena ajuda e você já poderá estar transformando a vida de pequenos amigos de quatro patas. E assim, se todos se engajarem com este tipo de atitude, logo mais estaremos transformando o mundo. Pode acreditar!