No caso dos humanos, os olhos vermelhos na foto aparecem a partir do momento em que os vasos sanguíneos, presentes na retina, reagem à luz do flash, que bate na estrutura ocular e volta em direção à câmera, denunciando uma coloração avermelhada nos olhos.

Já no caso dos cães, a luz da câmera não reage apenas com a retina. Isso porque os pets contam com uma estrutura ocular a mais, que é responsável pela visão noturna.

Por isso, nem todos os cães apresentam uma coloração vermelha nas fotos, e dependendo da raça é possível captar imagens com tons verdes, amarelos, azuis, etc. Tudo dependerá dessa outra estrutura que está por trás da retina do cão.

Ficou curioso para saber mais? Então continue lendo o nosso conteúdo e entenda.

Leia também: Remela verde nos olhos do cachorro: É grave? Qual o tratamento?

Olhos vermelhos na foto

Cachorro com olhos de duas cores. Foto: Freepik

Olhos vermelhos na foto: Por que isso acontece com os cachorro?

Os cachorros possuem uma estrutura que fica atrás da retina, diferente do que acontece com os humanos. Essa estrutura é chamada de tapetum lucidum que, em tradução literal, significa “tapete brilhante”. Ela é capaz de reagir à luz, fazendo com que a luminosidade “bata” no tapetum, passe novamente pela retina e melhore a qualidade da visão noturna do cachorro.

No entanto, quando a luz que reflete sobre o tapetum é o flash da câmera, ela retorna resultando uma coloração nos olhos do animal. Além disso, essa região ocular pode ser de diversas cores, e é justamente isso que você verá na câmera, ao tirar uma foto do seu cão usando o flash.

Para sermos mais didáticos, veja o que acontece quando você tira uma foto do seu cachorro:

  1. Você direciona o flash nos olhos do cachorro;
  2. A luz atravessa a retina;
  3. Bate no tapetum;
  4. Passa novamente pela retina; e
  5. Retorna à câmera em forma de reflexo, revelando uma cor.

Por exemplo, há cachorros que têm o tapetum lucidum na cor verde limão, como é o caso dos Golden Retriever.

Olhos vermelhos na foto

Cachorro na neve posando de perfil. Foto: Freepik

Qual a função do tapetum lucidum?

Como mencionamos acima, essa membrana presente nos olhos dos cães tem por objetivo melhorar a visão noturna, a partir do momento em que funciona como uma espécie de “espelho” que reflete a luminosidade do ambiente, espalhando-a como se fosse um verdadeiro “amplificador de luz”.

Essa membrana não é exclusiva de cães, mas sim, pode ser encontrada em diversos tipos de animais vertebrados, como em nossos queridos gatos.

  • Curiosidade: O tamanho dos olhos também importa quando o assunto é visão noturna: quanto maior os olhos, mais tapetum lucidum está presente e mais amplificada fica a luz, melhorando o foco ocular.

Leia também: Cocker Spaniel: Curiosidades sobre a raça!

Tem como não deixar os olhos vermelhos na foto ao usar o flash?

Infelizmente, não. O melhor a se fazer é tirar fotos em ambientes bem iluminados, pois assim você consegue captar a expressão e a beleza do seu cachorro sem ter que direcionar o forte flash em seus olhinhos. Além de que, ao ar livre e com a luz do dia, as fotos tendem a ficar ainda mais bonitas e divertidas.

Olhos vermelhos na foto

Cachorro na praia. Foto: Freepik

Cada raça terá uma cor, mas evite esse tipo de foto

Como vimos, os olhos vermelhos na foto são mais característicos nos humanos, embora algumas raças de cachorro também possam revelar essa coloração, dependendo da cor do “tapete brilhante” que o pet possui.

Tirar uma foto do cachorro, usando o flash, é uma das formas de descobrir a coloração do seu pet. Porém, especialistas não recomendam esse tipo de atitude, pois o flash pode assustar o cachorro, e até mesmo deixá-lo ansioso diante do que está acontecendo. Além de que as expressões não serão agradáveis, não é mesmo?

Embora essa seja uma curiosidade muito interessante, não vale a pena causar desconforto e mal-estar no seu amigo de quatro patas, ok? Prefira sempre tratá-lo com carinho e faça-o se sentir sempre seguro na sua presença, e não assustado.

Leia também: Rottweiler foi criado em laboratório: verdade ou mito?